Tempo de leitura: 4 minutos

Neste sábado, o Campeonato Sul-Americano teve continuidade com o início da Copa CONSUR, a segunda fase do torneio continental. Em Montevidéu, a Argentina visitou o melhor time do Sul-Americano de 2014, o Uruguai, e saiu, como sempre, vitoriosa: 36 x 14 muito honrosos para os Teros.

 

O Uruguai se redimiu da derrota perante o Chile tendo uma boa atuação contra os Pumas, que entraram em campo com os atletas do Pampas XV. Quem abriu o placar a partida foi justamente o Uruguai, com penal aos 3′ de Etcheverry. Mas, o esperado não tardou, e a Argentina chegou a seu primeiro try aos 9′, com Isa. Os Teros seguiram mantendo o jogo equilibrado, atuando com seu time que deverá jogar a Copa do Mundo (mas ainda sem os atletas que atuam na Europa), e, com muita vontade, arrancaram mais dois penais dos Pumas para Etcheverry colocar os anfitriões em vantagem, 9 x 5. Aos 23′, no entanto, Martin Landajo achou o espaço e devolveu a frente aos visitantes, que não voltaram a titubear. Foram mais dois tries argentinos antes do intervalo, com Matías Cortese e um penal try. 24 x 9.

- Continua depois da publicidade -

 

No segundo tempo, a Argentina praticamente liquidou a fatura com seu quarto try, de Santiago González Iglesias, aos 52′. O try levou ao relaxamento e o Uruguai somou seu único try, com Leandro Leivas, a0s 56′, levando o Estádio Charrua à festa. Porém, a defesa argentina não vacilou mais e Juan León Novillo fechou o placar com o quinto try dos Pumas, aos 62′. O Uruguai voltou a ter seus bons momentos, mas o placar ficou inalterado até o fim. Argentina vence, 36 x 14.

 

No próximo sábado, dia 23, a Argentina enfrenta o Paraguai em Assunção, fechando a Copa CONSUR. O Uruguai, por sua vez, enfrenta a segunda seleção de Fiji, o Fiji Warriors, que inicia sua gira pela América do Sul.

 

Hong Kong se safa da lanterna na Ásia … por enquanto

O sábado teve também três jogos decisivos no rugby asiático. Pelo Top 3, a divisão de elite do continente, Coreia do Sul e Hong Kong se enfrentaram em Seul, capital sul-coreana, em jogo decisivo para as duas seleções na luta contra o último lugar da competição, uma vez que o lanterna do Top 3 terá que enfrentar uma repescagem contra o Sri Lanka, campeão da segunda divisão, valendo a promoção ao Top 3 de 2016.

 

E foi um jogão. Os coreanos começaram melhores e chegaram a abrir 26 x 12 no placar mas, aos 52′, os donos da casa tiveram um cartão vermelho e, com vantagem numérica, Hong Kong reagiu implacavelmente, conseguindo uma espetacular vitória graças a um try no último minuto. Vitória dos Dragões por 38 x 37, que jogam no próximo sábado, na última rodada, contra o campeão antecipado Japão, no jogo que encerra a competição. A Coreia do Sul encerrou sua participação com a mesma pontuação de Hong Kong e agora torce por uma derrota de Hong Kong por diferença de pelo menos 30 pontos para se safar do último lugar.

 

Na Malásia, o dia foi de rodada final da Division 2, a terceira divisão do Campeonato Asiático. E os donos da casa emergiram campeões com uma fácil vitória sobre os rivais da Tailândia, 53 x 7, rebaixando o vizinho. Com o título, a Malásia foi promovida à Division 1, tomando o lugar da rebaixada Cingapura. No outro jogo, os Emirados Árabes venceram Taiwan e terminaram com o vice.

 

consur logo

Copa CONSUR

uru novo copy copy14versus copiar36UAR_copy_copy.jpg

Uruguai 14 x 36 Argentina, em Montevidéu

 

Argentina: 1- Bruno Postiglioni, 2- Matías Cortese, 3- Matías Díaz; 4- Guido Petti Pagadizabal, 5- Gerónimo Albertario; 6- Pablo Matera, 7- Javier Ortega Desio, 8- Facundo Isa; 9- Martín Landajo (capitán), 10- Santiago González Iglesias; 11- Manuel Montero, 12- Gabriel Ascárate, 13- Jerónimo De la Fuente, 14- Matías Orlando; 15- Santiago Cordero.

Suplentes: 16- Julián Montoya, 17- Lucas Noguera Paz, 18- Santiago García Botta-, 19- Lisando Ahualli del Chazal, 20- Tomás Lezana, 21- Gregorio del Prete, 22- Juan Novillo, 23- Joaquín Paz

Uruguai: 1- Rodolfo De Mula, 2- Arturo Avalo, 3- Juan Echeverría; 4- Santiago Vilaseca (capitán), 5- Jorge Zerbino; 6- Agustín Alonso, 7- Gabriel Puig, 8- Mathias Braun; 9- Rodrigo Silva, 10- Jerónimo Etcheverry; 11- Francisco Bulanti, 12- Alberto Roman, 13- Joaquín Prada, 14- Leandro Leivas; 15- Gastón Mieres.

Suplentes: 16- Mario Sagario, 17- German Kessler, 18- Mateo Sanguinetti, 19- Diego Magno, 20- Fernando Bascou, 21- Matías Beer, 22- Alejo Duran y 23- Manuel Blengio.

 

asia championship

Campeonato Asiático de Rugby – Top 3

Coreia do Sul 37 x 38 Hong Kong, em Seul

 

Classificação: 1 – Japão, 18 pontos, 2 – Hong Kong, 8 pontos, 3 – Coreia do Sul, 8 pontos.

 

Campeonato Asiático de Rugby – Division 2 – 3ª divisão da Ásia – em Petaling Jaya, Malásia

Taipe Chinês (Taiwan) 12 x 16 Emirados Árabes Unidos

Malásia 53 x 7 Tailândia

 

Classificação final: 1 – Malásia, 17 pontos (campeã e promovida à Division 1), 2 – Emirados Árabes Unidos, 12 pontos, 3 – Taipé Chinês (Taiwan), 6 pontos, 4 – Tailândia, 1 ponto (rebaixada à Division 3)