afs gal 2014

Tempo de leitura: 6 minutos

afs gal 2014

Neste sábado, dois grandes jogos agitaram o lado ocidental do Hemisfério Sul, com a África do Sul recebendo seu primeiro de três jogos contra Gales e com a Argentina buscando a revanche no segundo duelo com a Irlanda. O resultado foi uma vitória tranquila dos Springboks e a afirmação da superioridade irlandesa.

 

- Continua depois da publicidade -

África do Sul bate Gales em Durban

Depois de vencer os World XV com facilidade por 47 a 13 na semana passada, a Africa do Sul recebeu o País de Gales neste sábado (14) em Durban e outra vez não teve dificuldades para vencer. Desta vez, os Boks se impuseram por 38 a 16. 

A partida começou com a seleçao de Gales mais veloz no ataque, mas errando algumas finalizações de passe por afobação. Mesmo assim, os de vermelho conseguiram abrir o placar com um drop chutado pelo abertura Dan Biggar. 

Foi então que o jogo ganhou um pouco mais de quilíbrio, com o embate entre os dois scrums fixos sendo bastante igual também. Mas a reação sul-africana não tardou e veio com um try anotado por Bryan Habana, que deu mais uma mostra de sua incrível velocidade para ganhar na corrida de dois marcadores, entrar no ingoal adversário e apoiar uma bola que havia sido chutada de fora da linha dos 22. Morné Steyn converteu e somou mais dois pontos à virada dos donos da casa.

Depois de um line cobrado com perfeição pelos Boks, a sequência da jogada terminou com mais um try, desta vez marcado pelo oitavo Duane Vermeulen. Steyn não teve dificuldades para anotar mais uma conversão. 

E apesar de os galeses tentarem responder com outro drop bem executado por Biggar, a África do Sul não deu espaço para vacilos e conseguiu mais um try com Habana e outra conversão de Steyn. A esta altura os Boks já eram superiores em tudo, e sinal disso era a formação fixa, de onde não deixou escapar nem uma posse de bola. 

Gales tentou esboçar uma pequena reação ao articular uma boa e veloz jogada com a linha, mas que terminou frustrada com a rápida recolocação dos defensores sul-africanos. Antes do final do primeiro tempo ainda houve espaço para mais um try dos Boks, marcado pelo fullback Willie le Roux (com conversão de Steyn) e um penal para Gales guardado por Biggar. África do Sul 28 x 9 País de Gales. 

O segundo tempo começou como terminou o primeiro: controle total da África do Sul que logo ampliou o placar com um penal chutado por Steyn e outro try, este marcado por Cornal Hendricks – jogador de 7s que fez sua estreia na seleção de XV – e convertido pelo mesmo Steyn. 

Mas o final da partida ainda reservava uma última emoção para que os galeses não terminassem o dia com um gosto tão amargo na boca. Com a posse de bola, Alex Cuthbert cruzou mais da metade do campo sem ser incomodado pelos defensores sul-africanos e desfilou elegância para executar duas pisadas para dentro antes de invadir o ingoal dos Boks e marcar cinco pontos. Tendo entrado na segunda etapa, James Hook foi o responsável pela conversão e não decepcionou. Placar final: África do Sul 38 x 16 País de Gales.

 

springbok-logo38versus copiar16gales copy

África do Sul 38 x 16 Gales, em Durban

Árbitro: Romain Poïte (França)

África do Sul

Tries: Bryan Habana (2), Duane Vermulen (1), Willie le Roux (1), Cornal Hendricks (1)

Conversões: Monré Steyn (5)

Penais: Monré Steyn (1)

15 Willie le Roux, 14 Cornal Hendricks, 13 JP Pietersen, 12 Jan Serfontein, 11 Bryan Habana, 10 Morné Steyn, 9 Fourie du Preez, 8 Duane Vermeulen, 7 Willem Alberts, 6 Francois Louw, 5 Victor Matfield, 4 Bakkies Botha, 3 Jannie du Plessis, 2 Bismarck du Plessis, 1 Gurthro Steenkamp.

Suplentes: 16 Schalk Brits, 17 Tendai Mtawarira, 18 Coenie Oosthuizen, 19 Lood de Jager, 20 Schalk Burger, 21 Ruan Pienaar, 22 Johan Goosen, 23 Lwazi Mvovo.

Gales

Tries: Alex Cuthbert (1)

Conversões: James Hook (1)

Penais: Dan Biggar (1)

Drop goals: Dan Biggar (2)

15 Liam Williams, 14 Alex Cuthbert, 13 Jonathan Davies, 12 Jamie Roberts, 11 George North, 10 Dan Biggar, 9 Mike Phillips, 8 Taulupe Faletau, 7 Aaron Shingler, 6 Dan Lydiate, 5 Alun Wyn Jones (c), 4 Luke Charteris, 3 Adam Jones, 2 Ken Owens, 1 Gethin Jenkins.

Suplentes: 16 Matthew Rees, 17 Paul James, 18 Samson Lee, 19 Ian Evans, 20 Josh Turnbull, 21 Gareth Davies, 22 James Hook, 23 Matthew Morgan.

 

Irlanda vence Argentina em Tucumán

Tentando se recuperar da derrota sofrida na semana passada, os Pumas receberam em Tucumán a Irlanda,
atual seleção campeã do Six Nations, em partida válida pelo segundo Test disputado entre as seleções. Mas o que até chegou a ser uma vitória argentina, acabou com glória verde por 23 a 17. 

O começo foi com muita pressão irlandesa, conseguindo dois penais antes dos 4 minutos de jogo, sendo que o segundo foi direcionado aos postes para que Jonathan Sexton pudesse abrir o placar. Mais rápida, objetiva e forte fisicamente, a Iralnda chegou os seis pontos com mais um penal cobrado por Sexton e que, pelo lado argentino, levou o hooker Matías Cortese ao sin bin com um cartão amarelo. 

As equipes se equilibraram numericamente depois de Andrew Trimble tacklear Manuel Montero sem bola
logo de uma boa jogada dos Pumas, que contou com o quique farovável da bola para chegar perto do ingoal
adversário. Na sequência, o abertura Nicolás Sánchez chutou o penal para dentro e descontou o placar. 

Os Pumas, apesar de mais fracos, mostraram muito brio ao resistir bravamente à forte pressão
irlandesa perto de seu ingoal. Depois de um sem-número de formações fixas – que colapsavam a todo instante,
os donos da casa conseguiram recuperar a possde de bola e, numa corrida espetacular de Martín Landajo,
chegaram à linha adversária e anotaram o primeiro try da tarde com o fullback Joaquín Tuculet. Nicolás Sánchez
converteu o chute para somar mais dois pontos e confirmar a virada. Logo depois, os irlandeses encostaram no placar com um penal – mais um concedido pelos argentinos – chutado por Sexton. Final de primeiro tempo: Argentina 10 x 9 Irlanda. 

Ao contrário do primeiro tempo, a Argentina entrou para a segunda metade mais motivada e ligada do que a Irlanda. Mesmo inferiores tecnicamente, os Pumas dominaram os primeiros minutos da segunda etapa e foram muito eficientes nos tackles. 

Mas a segunda virada da tarde não demorou. Depois de uma disputa de maul no campo de ataque, o ponta irlandês Simon Zebo escapou por dentro da defesa puma e marcou não teve problemas para anotar seu try, convertido por Sexton. E a dez minutos do final, a Iralnda de fato retomou as rédeas da partida e chegou a mais um try, desta vez com Ian Madigan apoiando depois de uma dura investida verde praticamente sobre a linha da meta argentina, que segurou a pressão enquanto pode. Sexton converteu. 

Mas antes do final do jogo, faltando 30 segundos para estarem completos os 80 minutos, os Pumas
marcaram mais um try com Lucas González Amorosino – convertido por Santiago González Iglesias –
para sair de campo de cabeça erguida. Placar final: Argentina 17 x 23 Irlanda. 

 

UAR17versus copiar23irlanda

Argentina 17 x 23 Irlanda, em Tucumán

Árbitro: Pascal Gauzère (França)

Argentina

Tries: Joaquín Tuculet (1), Lucas González Amorosino (1)

Conversões: Nicolás Sánchez (1), Santiago González Iglesias (1)

Penais: Nicolás Sánchez (1)

15 Joaquín Tuculet, 14 Lucas González Amorosino, 13 Jerónimo De la Fuente, 12 Gabriel Ascárate, 11 Manuel Montero, 10 Nicolás Sánchez, 9 Martín Landajo (c), 8 Antonio Ahualli de Chazal, 7 Tomás De la Vega, 6 Rodrigo Báez, 5 Tomas Lavanini, 4 Manuel Carizza, 3 Ramiro Herrera, 2 Matías Cortese, 1 Lucas Noguera Paz.

Suplentes: 16 Santiago Iglesias Valdez, 17 Bruno Postiglioni, 18 Matías Díaz, 19 Matías Alemanno, 20 Javier Ortega Desio, 21 Tomás Cubelli, 22 Santiago González Iglesias, 23 Matías Orlando.

Irlanda

Tries: Simon Zebo (1), Ian Madigan (1)

Conversões: Jonathan Sexton (2)

Penais: Jonathan Sexton (3)

15 Rob Kearney, 14 Andrew Trimble, 13 Fergus McFadden, 12 Darren Cave, 11 Simon Zebo, 10 Jonathan Sexton, 9 Eoin Reddan, 8 Jamie Heaslip, 7 Chris Henry, 6 Rhys Ruddock, 5 Paul O’Connell (c), 4 Devin Toner, 3 Mike Ross, 2 Rory Best , 1 Dave Kilcoyne.

Suplentes:16 Rob Herring, 17 James Cronin, 18 Jack McGrath, 19 Iain Henderson, 20 Jordi Murphy, 21 Conor Murray, 22 Ian Madigan, 23 Noel Reid