Bordeaux vence e assume a liderança. Foto:AFP

Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VIDEOS – O papai Noel chegou mais cedo na França com as equipes colocando em campo as recém-contratadas estrelas da copa do mundo, uma verdadeira seleção do hemisfério sul fez sua estreia nesse final de semana. Eben Etzebeth, Pablo Matera, Ben Smith e Handré Pollard vestiram suas respectivas camisas pela primeira vez, com resultados muito diferentes. Em campo o torneiro tem um novo líder com o Bordeaux (1º) vencendo em casa o La Rochelle (9º) se aproveitando da derrota fora de casa do Lyon (2º) para o Castres (11º).

O campeonato tem um novo líder, se aproveitando da derrota do Lyon, o Bordeaux fez valer o fator casa vencendo o clássico regional diante do La Rochelle por 20 a 15. Os mais de 38 000 torcedores que desafiaram a chuva e empurraram a equipe viram um time pragmático que conseguiu lidar melhor com as condições climáticas. O time da terra dos vinhos se mantem invicto em casa e agora isolado na liderança. Do lado dos atlânticos chamou a atenção a primeira partida como titular do abertura Jules Plisson, que de casa nova parece ter reencontrado o rugby que o levou a ser considerado uma das grandes revelações do rugby francês.

- Continua depois da publicidade -

O Lyon viajou para enfrentar o Castres voltando para casa derrotado por 29 a 12, em uma partida que foi completamente dominado, perdendo a primeira colocação para o Bordeaux. O resultado acende a luza amarela na equipe que perdeu seis dos últimos oito jogos, considerando o nacional e o europeu, e parece estar perdendo o ritmo, ainda mais preocupante é que com a suas estrelas em campo Toulon e Toulouse começam a crescer na competição.

Na despedida de Mourad Boudjella, polêmico dono da equipe, que agora se afasta do controle da equipe, o Toulon (3º) teve uma demonstração de gala, atropelando em casa o Clermont (7º) por 41 a 19. Destaque para a estreia do segunda linha campeão do mundo Eben Etzebeth que anotou sue try logo aos 4’ do primeiro tempo em uma interceptação, mostrando que tem tudo para liderar esse time. Para o Clermont uma partida pífia com o time completamente dominado.

O Stade Français (14º) jogou em casa com a obrigação de vencer, correndo o risco de se afundar ainda mais na tabela, do outro lado um adversário direto na luta contra o rebaixamento a Section Paloise (12º). No final os parisienses levaram a melhor, mesmo jogando mal, vencendo por 21 a 18, o resultado é um alivio para o time da capital, agora a três pontos do penúltimo colocado (lembrando que o 13° joga uma repescagem contra o vice da segunda divisão). Uma vitória importante também para o moral da equipe, que teve a estreia do asa argentino Pablo Matera. Os visitantes tem muito o que se arrepender principalmente pela estreia desastrosa do ponta ex-All Black Bem Smith, expulso aos 10’ da segunda etapa por levantar o cotovelo da na hora do contato.

Mais um derby regional mais uma vitória do Toulouse (3º) que despachou fora de casa o primo pobre Agen (13º) por 13 a 8. Os occitanos seguem e alta mostrando muita maturidade para superar a forte chuva, que prejudicou o jogo rápido de passes da equipe, destaque para o centro Romain Ntamack, jogando muito e cada vez mais um dos líderes da equipe. O resultado mostra o bom momento do time invicto na copa europeia e crescendo na competição nacional.

O Montpellier (5º) colocou em campo sua grande contratação o abertura campeão do mundo Handré Pollard, ainda sem ritmo de jogo, mas não foi suficiente para vence em Paris o Racing (10º), que sai de campo com a vitória por 29 a 25. Um jogo ruim na primeira etapa teve os donos da casa se aproveitando da indisciplina dos adversários para vencer uma partida equilibrada, graças principalmente a precisão do abertura escocês Finn Russell. O Montpellier segue sem vencer fora de casa e tem de se contentar com o ponto bônus defensivo.

Esse fim de semana teve o duelo dos recém-promovidos. Brive (6º) e Bayonne (8º) fizeram um jogo no País Basco com muita chuva e vento, que prejudicou ambas as equipes e contribuiu para o empate em 6 a 6. O resultado marca a perda de ímpeto dos bascos, que chegaram a sonhar com a liderança no começo da competição e agora veem a zona de rebaixamento mais próxima.

Top 14 – Campeonato Francês 2019-20

Castres 29 x 12 Lyon
Racing 29 x 25 Montpellier
Bayonne 6 x 6 Brive
Agen 8 x 13 Toulouse
Stade Français 21 x 18 Pau
Bordeaux 20 x 15 La Rochelle
Toulon 41 x 19 Clermont

 ClubeCidadeJogosPontos
Bordeaux-BèglesBordeaux1761
Lyon Lyon1753
Racing Paris1746
ToulonToulon1745
La RochelleLa Rochelle1742
clermont copy copyClermontClermont-Ferrand1741
ToulouseToulouse1740
Montpellier logo novo copyMontpellierMontpellier1737
BayonneBayonne1733
CastresCastres1733
brive copyBriveBrive-la-Gaillarde1733
PauPau1728
AgenAgen1726
Stade FrançaisParis1725
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;