Tempo de leitura: 4 minutos

Enquanto Toulon e Gloucester comemoravam os títulos das máximas competições europeias, italianos e russos festejavam em um escalão menor.  Nesse sábado, foram jogadas as partidas de volta das finais do Torneio Qualificatório para a temporada 2015-16 da Challenge Cup, a segunda copa europeia. Calvisano, da Itália, e Yenisey, da Rússia, venceram e garantiram suas vagas no torneio da próxima temporada.

 

Na Itália, o Calvisano adquiriu o direito de participar da Challenge Cup ao vencer por 35 x 7 no estádio San Michele o Rovigo, em confronto de italianos, após a partida de ida, no estadio “Battaglini”, em Rovigo, ter terminado empatada em 17 x 17. O primeiro tempo foi feio, com as duas equipes muito alteradas (sem vários jogadores titulares), terminando em 6×0 para o time da casa, com dois penais do Seymour.

- Continua depois da publicidade -

Os Bresciani decolaram imediatamente após o reinício do jogo, com um try de Buscema. Mas, aos 50’, o Rovigo descontou com try de Pavanello e onversão de Farolini, 11×7. Com muitas lesões, a partida ficou sem pilares o suficiente, deixando os scrums sem disputa. Assim, o restante da partida foi todo do Calvisano, que, com tries de Violi, Susio e Di Giulio, fechou o placar em 35 x 7 e garantiu sua classificação.

 

Já na Rússia, o time siberiano do Yenisey, de Krasnoyarsk, se tornou o primeiro clube russo a se classificar a uma competição profissional europeia, superando o campeão romeno Baia Mare. O primeiro jogo, na Romênia, já havia terminado com vitória russa e, na volta, o Yenisey não teve problemas para fazer 33 x 12 e garantir sua vaga inédita.  O jogo acabou sendo em Sochi, no porção europeia da Rússia, a 5mil km de Krasnoyarsk, por determinação da organização. Resta saber se na Challenge Cup o Yenisey voltará a ser privado de jogar em seu estádio.

 

Calvisano x Rovigo, escrito por Giorgio Vuerich

 

Bristol e Worcester largam na frente nas semifinais da segunda divisão inglesa

Na Inglaterra, teve início a fase semifinal do GKIPA Championship, a segunda divisão profissional do país, valendo a promoção à Premiership. Os confrontos semifinais são disputados em jogos de ida e volta e, nas partidas de ida, os favoritos Bristol e Worcester já levaram a melhor. O Bristol venceu em casa o Rotherham e abriu 12 pontos para segurar na casa do oponente, enquanto o Worcester venceu fora de casa o London Scottish por 27 x 22, levando 5 pontos de frente para decidir em casa.

 

Enquanto isso, pela terceira divisão inglesa, a National League 1, o Ealing Trailfinders, de Londres, se sagrou campeão e garantiu seu retorno às divisões profissionais, ganhando o direito de jogar o Championship na próxima temporada.

 

Albi frustra Perpignan e coloca catalães no limbo da segundona francesa

A segunda divisão profissional da França chegou à sua penúltima rodada com a briga esquentando pelas quatro vagas no mata-mata final, isto é, pelas posições de segundo a quinto lugares (valendo a segunda vaga de promoção ao Top 14, já que o campeão tem a promoção assegura sem precisar do mata-mata).

 

A única equipe que já garantiu vaga no mata-mata foi o Mont-de-Marsan, que assumiu o segundo lugar com grande vitória sobre o Aurillac, 27 x 3, em confronto direto, abrindo 6 pontos sobre o sexto colocado Albi. Mas, foi justamente o Albi o outro grande vencedor da jornada. O time aurinegro foi à Catalunha e derrotou o gigante e favorito Perpignan, 22 x 21, impedindo que o campeão francês de 2009 assegurasse sua vaga. O Perpignan está em quarto lugar e tem agora apenas dois pontos acima do Albi, sendo que na última rodada o Perpignan visita o terceiro colocado Agen, em jogo dificílimo, ao passo que o Albi pega em casa o campeão (mas desinteressado) Pau.

 

O Agen foi outro que deixou a vaga antecipada escapar, perdendo para o Colomiers, que não briga por mais nada. Já o quinto colocado Biarritz venceu o Montauban, mas soma o mesmo número de pontos que o Albi. Contudo, na última rodada, a vida do gigante basco é tranquila, visitando o rebaixado Dax. O Aurillac, quatro pontos abaixo do Biarritz, ainda sonha com um milagre e recebe o Bourgoin.

 

Por fim, Dax e Massy conheceram matematicamente nesta jornada seus rebaixamentos à terceira divisão. O Massy precisava de uma combinação improvável de resultados para se manter no páreo, venceu o Tarbes, mas não evitou o destino. Já o Dax teve o confronto direto com o Narbonne, do ex-Wallaby Rocky Elsom, e foi atropelado, 47 x 20.

 

challenge cup eprc copy copy

Rugby Challenge Cup 2015-16 – Copa Desafio Europeu

Torneio Qualificatório – Finais – jogos de volta

Calvisano (Itália) 35 x 7 Rovigo (Itália), em Calvisano

Yenisey (Rússia) 33 x 12 Baia Mare (Romênia), em Sochi

Classificados: Calvisano e Yenisey

 

GreeneKingIPAChampionshipLogo

GKIPA Championship – 2ª Divisão do Campeonato Inglês

Semifinais – jogos de ida

Bristol 32 x 20 Rotherham Titans, em Bristol

London Scottish 22 x 27 Worcester Warriors, em Londres

 

Pro D2 novo 2012

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês

Biarritz 26 x 17 Montauban, em Biarritz

Bourgoin 49 x 7 Béziers, em Bourgin-Jallieu

Massy 23 x 18 Tarbes, em Massy

Mont-de-Marsan 27 x 3 Aurillac, em Mont-de-Marsan

Colomiers 26 x 21 Agen, em Colomiers

Narbonne 47 x 20 Dax, em Narbonne

Perpignan 21 x 22 Albi, em Perpignan

Pau 23 x 24 Carcassonne, em Pau

 

ClubeJogosPontos
Pau3094
Mont-de-Marsan3083
Perpignan3082
Agen3081
Albi3080
Aurillac3077
Biarritz3077
Colomiers3069
Carcassonne3066
Montauban3064
Béziers3063
Tarbes3062
Bourgoin3052
Narbonne3050
Dax3047
Massy3041
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- 1º lugar: promoção ao Top 14
- 2º ao 5º lugares: mata-mata de promoção ao Top 14
- 15º e 16º lugares: rebaixamento