Castres e Munster fizeram duelo de titãs na Heineken Champions Cup na França. Foto: ©INPHO/James Crombie

Tempo de leitura: 6 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Fim de semana de Heineken Champions Cup, a Copa Europeia! O Velho Continente viveu a 4ª rodada de sua fase de grupos e a briga está empolgante pela classificação às quartas de final.

Toulouse e Racing, da França, Saracens, da Inglaterra, Munster, da Irlanda, e Edinburgh, da Escócia, são os líderes dos 5 grupos da competição, enquanto Leinster, da Irlanda, Glasgow Warriors, da Escócia, e Ulster, da Irlanda do Norte, são hoje os 3 melhores segundos colocados. Mas a 4ª rodada foi marcada pelo renascimento de Castres, campeão francês, e Exeter Chiefs, vice campeão inglês, que venceram e estão na briga também ao embolarem o Grupo 2 por completo. Wasps, Lyon e Scarlets são os primeiros times matematicamente eliminados.

Vale lembrar que avançam às quartas de final os 5 campeões dos 5 grupos e os 3 melhores 2ºs colocados.

- Continua depois da publicidade -

A 5ª (penúltima) rodada da fase de grupo será nos dias 11, 12 e 13 de janeiro.

Toulouse e Leinster dominam o Grupo 1

Clássico europeu de 6 títulos em campo e o Toulouse derrotou o Wasps em um jogaço na França que eliminou de vez o time inglês. E o jogo começou eletrizante, com 5 tries em 26 minutos. Huget disparou para o primeiro try francês a 1′, mas Bassett respondeu na mesma moeda aos 10′. O Toulouse voltou a marcar com Tekori atropelando a defesa inglesa e, logo depois, o ex All Blacks Kaino deu lindo offload para o jovem francês Ntamack marcar o terceiro try dos donos da casa, porém prontamente respondido com try do Springbok Willie Le Roux para os Wasp em contra ataque.

O segundo tempo começou igualmente parelho com Dupont fazendo novo try francês e Neal respondeu para os inglês logo depois. Mas, aos 65′, Ramos criou linda jogada para Dupont marcar novo try e o próprio Ramos ainda chutou um último penal que selou o triunfo do Toulouse por 42 x 27.

O outro jogo da chave foi mais simples, com o Leinster atropelando o Bath por 42 x 15. Partida de 6 tries a 2 para os irlandeses, com Jack Conan, Rory O’Loughlin, James Lowe e Adam Byrne marcando no primeiro tempo e Dan Leavy e Jamison Gibson-Park cruzando o in-goal na segunda etapa.

 

Castres e Exeter Chiefs tornam o Grupo 2 imprevisível

O Grupo 2 é o mais emocionante da competição. O Castres se manteve vivo com uma batalhada vitória por 13 x 12 sobre o líder Munster. Fa’anunu, no pick and go, aos 23′, marcou o único try do jogo, para a festa francesa. Foi uma verdadeira batalha física, com Joey Carbery ainda chutando 4 penais para os irlandeses e o argentino Benjamin Urdapilleta chutando 2 para o Castres.

Já o Exeter Chiefs se manteve vivo ao derrubar o Gloucester na casa do oponente – jogando o rival do 2º para o 4º lugar da chave. 29 x 17 para os Chiefs em dérbi inglês, com fim de jogo de tirar o fôlego que teve Jack Yeandle e Harry Williams marcando os tries decisivos nos 7 minutos finais.

Exeter se reergue vencendo o Gloucester. Foto: Getty Images

 

Saracens e Glasgow voam baixo no Grupo 3

O Grupo 3 tem uma nota só: Saracens e Glasgow no topo. Os Saracens tiveram vida mais dura indo a Gales para duelaram com o Cardiff Blues e vencerem por 26 x 14. Sean Maitland marcou o primeiro try londrino aos 8′, mas os Blues reagiram com 2 tries no primeiro tempo, de Rey Lee-Lo e Dan Fish, indo ao intervalo em 14 x 13. Mas os ingleses viraram no segundo tempo com Owen Farrell perfeito nos penais e Jamie George, aos 76′, fazendo o try da vitória.

Enquanto isso, o Glasgow Warriors venceu na Escócia o Lyon por 21 x 10, com o fijiano Niko Matawalu brilhando com os 2 tries dos Warriors no jogo. A lamentar apenas a falta do bõnus ofensivo para os Warriors.


Racing afunda Leicester no Grupo 4

No Grupo 4, os olhares estiveram sobre o duelo na Inglaterra entre Leicester Tigers e Racing, crucial para os ingleses, que não podiam se dar ao luxo de serem derrotados. E foi o que ocorreu, com o clube de Paris provando sua superioridade em vitória de 34 x 11. Os franceses marcaram 3 tries antes que os ingleses pudessem sonhar, com Iribaren, Imhoff e Vakatawa. Worth deu esperanças com try aos 32′ para os Tigers, mas o Racing administrou bem a vantagem depois do intervalo e o argentino Imhoff no finzinho fez o try do bônus parisiense precioso.

A derrota do Leicester beneficiou o Ulster, que é o novo vice líder da chave. Os norte-irlandeses despacharam os galeses do Scarlets, umas das grandes decepções do torneio, por 30 x 15. Domínio completo do Ulster, que fez o primeiro try com Iain Henderson e liquidou a fatura no segundo tempo com Stockdale, Henderson de novo e Cooney cruzando o in-goal.


Montpellier complica Toulon de vez e Edinburgh se impõe no Grupo 5

O Grupo 5, por sua vez, tem o Edinburgh cada vez mais líder. O time escocês é a sensação do torneio e aumentou sua frente ao derrotar o Newcastle Falcons, na Inglaterra, por 21 x 08. Sinoti Sinoti fez o primeiro try com estilo para os Falcons, mas os escoceses brilharam na segunda etapa com tries de Johnstone e Van der Merwe.

Enquanto isso, na França, os milionários Montpellier e Toulon duelavam pela sobrevida, após início de competição desapontador. E o Toulon consumou sua péssima fase sendo superado por 34 x 13 pelos azuis, que controlaram totalmente o duelo. 5 tries a 1 para Montpellier, com tries de Serfontein e Immelman na primeira etapa, Giudicelli, Ruan Pienaar e Chilachava na segunda parte.

Heineken Champions Cup – Copa Europeia 2018-19

Ulster 30 x 15 Scarlets

Gloucester 17 x 29 Exeter Chiefs

Glasgow Warriors 21 x 10 Lyon

Cardiff Blues 14 x 26 Saracens

Toulouse 42 x 27 Wasps

Leinster 42 x 15 Bath

Castres 13 x 12 Munster

Leicester Tigers 11 x 34 Racing

Montpellier 34 x 13 Toulon

Newcastle Falcons 08 x 21 Edinburgh

ClubePaisCidadeJogosPontos
Grupo 1
LeinsterIrlandaDublin625
ToulouseFrançaToulouse621
BathInglaterraBath610
WaspsInglaterraCoventry64
Grupo 2
MunsterIrlandaLimerick621
Exeter ChiefsInglaterraExeter614
CastresFrançaCastres614
GloucesterInglaterraGloucester69
Grupo 3
SaracensInglaterraLondres628
Glasgow WarriorsEscóciaGlasgow619
Cardiff BluesGalesSwansea610
LyonFrançaLyon60
Grupo 4
RacingFrançaParis626
UlsterIrlandaBelfast622
ScarletsGalesLlanelli67
Leicester TigersInglaterraLeicester67
Grupo 5
EdinburghEscóciaEdimburgo623
MontpellierFrançaMontpellier616
ToulonFrançaToulon610
Newcastle FalconsInglaterraBath69
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

- O 1º colocado de cada grupo e os 3 melhores 2ºs colocados se classificam às quartas de final.