Tempo de leitura: 7 minutos

Adeus Six Nations, bom dia Copa Europeia. Com o fim dos jogos entre seleções na Europa, os holofotes estão agora nos clubes, com a retomada das disputas da Champions Cup e da Challenge Cup, as duas copas europeias de clubes. É hora das quartas de final, com os 8 melhores times de cada competição iniciando a fase de mata-mata, disputada em jogos únicos, na casa da equipe de melhor campanha na primeira fase.

 

Na Champions Cup, 3 equipes francesas, 2 inglesas, 2 irlandesas e 1 escocesa chegaram às quartas. No sábado, as disputas começam na Irlanda, com o Leinster recebendo o Wasps, em embate de líderes. O Leinster está hoje na ponta do PRO12, ao passo que os Wasps são os líderes da Premiership. Duas equipes jogando o melhor de seu rugby e certamente entre as grandes favoritas à Champions Cup deste ano. No ano passado, o Leinster viveu a frustração de uma rara eliminação na fase de grupos, quando caiu justamente no grupo do Wasps. O pesadelo do time de Dublin começou justamente na primeira rodada quando recebeu o Wasps e foi dominado, caindo por 33 x 06. Depois, em Coventry, os ingleses ainda venceram por recordes 51 x 10, caindo posteriormente apenas nas semifinais diante do Saracens. Para o Leinster, a vontade da volta por cima contra seu último carrasco apimenta ainda mais o confronto, enquanto do lado inglês a quebra de um longo jejum sem títulos europeus, desde 2007, é o grande estímulo.

- Continua depois da publicidade -

 

O sábado seguirá com outro jogo na Irlanda e outro grande clássico de ex campeões europeus, quando o Munster, campeão pela última vez em 2008, recebe os franceses do Toulouse, maiores campeões europeus, com quatro títulos, mas que também carregam o peso do jejum de taças desde 2010. Ambos decepcionaram caindo na fase de grupos do ano passado e, neste ano, a vantagem é do Munster, que, além de ser o anfitrião do duelo, é o vice líder do PRO12, fazendo grande campanha, com um time que vem atingindo a maturidade após algumas temporadas abaixo de seu usual. O Toulouse, por outro lado, vem de altos e baixos no Top 14 francês e ainda não reassumiu sua condição de protagonismo no rugby francês, estando hoje fora da zona de classificação ao mata-mata. O que significa que os Rouge et Noir depositam muito de suas esperanças na temporada na Copa Europeia.

 

No domingo, o dia começa com o atual campeão europeu Saracens recebendo o ascendente Glasgow Warriors, em mais um embate entre ingleses e escoceses muito aguardado deste ano. Os Sarries largaram com tudo na temporada e têm até agora a única campanha invicta da Champions Cup, com cinco vitórias e um empate. O time londrino perdeu a liderança da Premiership, mas segue sendo considerado por muitos o dono do melhor elenco do rugby europeu e é, sem dúvida, o time a ser batido, ainda mais em casa, onde simplesmente ainda não perderam neste ano entre a Premiership e a Champions Cup. Porém, o Glasgow é perigoso e reúne a base da seleção escocesa, ferida após dura derrota no Six Nations. Os Warriors jamais chegaram às semifinais da Copa Europeia e querem fazer história.

 

Por fim, as quartas de final se encerrarão com um superclássico francês entre Clermont e Toulon, que já fizeram final da Champions Cup recentemente, em 2015. O Toulon vem decepcionando no Top 14, apesar de seu elenco estrelado, mas venceu três das últimas quatro edições da Copa Europeia, sendo, sem dúvida, candidato à taça, ainda mais com seu elenco precisando dar uma resposta a seu torcedor por conta do fraco rendimento recente. Mas, o oponente é um pesadelo para qualquer adversário quando joga em casa. O Clermont vinha fazendo, antes do Six Nations, uma campanha quase irrepreensível no Top 14, até perder fôlego com as ausências e ver o La Rochelle disparar. Ainda assim, os amarelos são fortes candidatos ao título, não apenas pelo elenco que têm, mas pelo que vem jogando até o momento, tendo a melhor campanha na primeira fase entre todos os 8 finalistas.

 

Quem leva a Challenge Cup?

A Challenge Cup começará mais cedo, na sexta-feira, com um jogo interessante na Escócia entre o Edinburgh, que campanha decepcionante na temporada do PRO12, contra o La Rochelle, sensação na França e líder atual do Top 14 com sobras. O La Rochelle jamais chegou às semifinais de um copa europeia e, mesmo jogando fora de casa, é favorito se colocar em campo seu melhor time.

 

No sábado, dois jogos movimentam a segunda competição europeia. Primeiro, Bath e Brive fazem um duelo de ex campeões europeus que fazem campanhas interessante em seus campeonatos nacionais. O Bath, no entanto, chega ao jogo após ser atropelado pelos Saracens na Premiership, enquanto o Brive chega em alta depois de vencer o rico Montpellier no Top 14. O mando, no entanto, favorece os ingleses.

 

Depois, será a vez de duelo de velhos rivais, Gloucester, da Inglaterra, e Cardiff Blues, de Gales, que fazem campanhas apenas discretas em suas ligas. A vantagem é do Gloucester, por jogar em casa e vir de vitória na Premiership, mas os Blues depositam enorme importância na competição, desesperadamente buscando um título para amenizar a sequência de fracas temporadas.

 

No domingo, Ospreys e Stade Français fecham as quartas de final jogando em Gales, no jogo mais interessante da jornada. Dois gigantes em suas ligas, que jamais venceram uma copa europeia e que precisam quebrar esse tabu. Além do mando de jogo, os galeses têm a vantagem do momento, com os Ospreys estando em terceiro lugar no PRO12, apenas da inesperada derrota para o frágil Treviso na rodada passada. Do lado do time de Paris, o assunto ainda é a crise política pela qual vive, após a tentativa de fusão com o Racing falhar. O futuro do elenco é incerto e a campanha no Top 14 ruim, mas a vitória na última rodada sobre o Toulon, em verdadeiro jogo pela honra, elevou o moral da tropas comandadas por Sergio Parisse e um título na Challenge Cup poderia ser determinante para o futuro próximo do clube, que busca um novo dono.

 

Por fim, no sábado tem ainda as semifinais da terceira copa europeia, o Torneio Qualificatório, que vale duas vagas na Challenge Cup da próxima temporada, para as ligas que não têm vagas diretas nas duas principais copas. Por isso, as semifinais serão jogadas em jogos de ida e volta. Na Itália, o Mogliano, do Eccellenza italiano, receberá os russos do Enisei, que jogaram em 2016-17 a Challenge Cup e venceram dois jogos inclusive (sobre os ingleses do Worcester e os galeses do Dragons). E na Geórgia, os russos do Krasny Yar receberão os romenos do Timisoara Saracens. Os dois times russos são da Sibéria, da cidade de Krasnoyarsk, e não poderão jogar em seus estádios, motivo pelo qual, curiosamente, o Krasny Yar optou por jogar na Geórgia.

 

champions cup

EPCR Champions Cup – Copa Europeia de Rugby

Quartas de final

Sábado, dia 1º de abril

Leinsterversus copiar

11h15 – Leinster (Irlanda) x Wasps (Inglaterra), em Dublin (Aviva Stadium) – Watch ESPN AO VIVO / VT na segunda-feira 15h15 na ESPN+

 

Munster copyversus copiar

13h45 – Munster (Irlanda) x Toulouse (França), em Limerick – ESPN+ AO VIVO

 

Domingo, dia 2 de abril

Saracens logoversus copiarGlasgow Warriors

09h00 – Saracens (Inglaterra) x Glasgow Warriors (Escócia), em Londres (Allianz Park) – ESPN AO VIVO

 

clermont copy copyversus copiarToulon copy

11h15 – Clermont (França) x Toulon (França), em Clermont-Ferrand – ESPN AO VIVO

 

challenge cup eprc

EPCR Challenge Cup – Copa Desafio Europeu – 2ª copa europeia

Quartas de final

Sexta-feira, dia 31 de março

Edinburgh_Rugby_Badgeversus copiarla rochelle

16h00 – Edinburgh (Escócia) x La Rochelle (França), em Edimburgo (Murrayfield)

 

Sábado, dia 1º de abril

Bath rugby badge copyversus copiarbrive copy

08h45 – Bath (Inglaterra) x Brive (França), em Bath

 

Gloucester copy copyversus copiarCardiff Blues

16h05 – Gloucester (Inglaterra) x Cardiff Blues (Gales), em Gloucester

 

Domingo, dia 2 de abril

versus copiarstade français logo novo copy copy copy

13h45 – Ospreys (Gales) x Stade Français (França), em Swansea

 

epcr

Torneio Qualificatório Europeu – 3ª copa europeia

Semifinais – jogos de ida

Sábado, dia 1º de abril

09h30 – Mogliano (Itália) x Enisei (Rússia), em Mogliano

11h00 – Krasny Yar (Rússia) x Timisoara Saracens (Romênia), em Rustavi (Geórgia)

 

*Horários de Brasília