Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O estado de Queensland dominou por completo o ano do rugby league na Austrália. Depois de vencer o State of Origin, o estado do norte comemorou a chegada de dois de seus clubes na grande final da NRL, o Campeonato Australiano de Rugby League, neste ano. Na sexta-feira, o Brisbane Broncos, campeão seis vezes da liga, despachou em casa o Sydney Roosters e alcançou grande final pela primeira vez desde 2006, e no sábado foi a vez do North Queensland Cowboys derrotar fora de casa o Melbourne Storm e voltar a uma decisão pela primeira vez desde 2005, ainda na busca por sua primeira conquista. Pela primeira vez na história, dois times de Queensland decidirão o título mais importante da Austrália, e para alfinetar ainda mais o outro estado poderoso, a final será em Sydney, capital de Nova Gales do Sul, no próximo sábado.

 

Na primeira partida, o Brisbane Broncos, considerado o clube mais vitorioso da era moderna da NRL, recebeu o Sydney Roosters, campeão da Minor Premiership deste ano, e se impôs com uma partida perfeita. Logo a 2′, Darius Boyd abriu o placar para os Broncos, interceptando passe desastroso de Kenny-Dowall. O começo cambaleante dos Roosters cobrou seu preço e, aos 11′, Ben Hunt chutou para o in-goal, Tuivasa-Sheck bobeou, Jordan Kahu voou para manter a bola viva e deixou para Hunt completar um lindo e desconcertante try. Sydney sentiu e, aos 19′, veio o terceiro try de Brisbane, com McCullough, depois de uma troca de passes e offloads envolvente dos Broncos.

- Continua depois da publicidade -

 

Os Roosters reagiram com Blake Ferguson rompendo para o try dos tricolores aos 23′. E, aos 28′, Ferguson fez seu segundo, atropelando de novo com muita gana. Mas, na última bola do primeiro tempo, Hunt de lindo passe longo para Oates jogar um balde de água fria nos Galos. E o segundo tempo virou um atropelo. Anthony Milford, aos 48′, chutou para o in-goal e apanhou a bola para finalizar um belo e decisivo try para Brisbane. E, aos 59′, Reed deu números finais com o sexto try dos grenás, matando o jogo. Milford ainda chutou um último drop goal fazendo 31 x 12, placar final.

Em Melbourne, o badalado Storm não conseguiu resistir à pressão do embalado North Queensland Cowboys, que voltou depois de uma década à decisão da NRL. E com sobras.

 

O Melbourne Storm começou com tudo com try de Cooper Cronk aos 10′, mas o Cowboys deu logo a resposta aos 14′, com Johnathan Thurston dando assistência com os pés para o try de embate de Justin O’Neill. O jogo seguiu equilibrado e, aos 21′, os visitantes se puseram na frente com O’Neill novamente fazendo seu try, agora com um passe veloz de Thurston. Os donos da casa responderam aos 35′ com Tohu Harris cravando o segundo try na força. Mas, antes do intervalo, Thurston chutou cruzado e Gvain Cooper deu a frente a North Queensland, 16 x 12.

 

No segundo tempo, o que parecia ser uma disputa parelha pendeu a favor dos Cowboys. Michael Morgan cravou dois tries em sequência, aos 54′ e aos 57′, e Thurston seguiu conduzindo seu time de forma brilhante. Aos 69′, o placar final se consumou com mais um try de Cooper. 32 x 12 históricos para a esquadra de Townsville.

 

Austrália vence Papua Nova Guiné em amistoso

Nesse sábado rolou também o tradicional jogo anual entre a seleção da Papua Nova Guiné e o Australia Prime Minister XIII, a seleção australiana formada apenas por atletas dos clubes da NRL que não passaram das quartas de final da competição. A partida foi disputada no renovado estádio da capital papuásia Port Moresby, o  Sir John Guise Stadium, com todos os 18 mil ingressos vendidos e atraiu todas as atenções do país onde o rugby league é o esporte mais popular. Em campo, no entanto, a Austrália falou mais alto e venceu com tranquilidade como esperado: 40 x 12, com tries para o Prime Minister XIII de David Nofoaluma (duas vezes), Jarrod Croker, Alex Johnston, Euan Aitken, Chris McQueen, Jeremy Latimore e Jack Wighton. Justin Olam e Watson Boas anotaram os tries dos Kumuls, a seleção da casa.

 

Super League inglesa conhece duelos das semifinais

Na Inglaterra, o fim de semana foi de encerramento da fase Super 8 – o octogonal final – da Super League, definindo os confrontos de semifinais da competição. Já classificados, Leeds Rhinos e Wigan Warriors asseguraram o mando de jogo nas semifinais diante de, respectivamente, St. Helens Saints e Huddersfield Giants, que tropeçaram na última rodada.

 

Enquanto isso, no The Qualifier, o octogonal entre os quatro últimos da primeira fase da Super League e os quatro primeiros do Championship, a segunda divisão, os três times melhor classificados da Super League – Hull Kingston Rovers, Salford Red Devils e Widnes Vikings – levaram a melhor e garantiram suas permanências na elite, enquanto o Wakefield Trinity Wildcats, pior da primeira fase da Super League, acabou no quarto lugar do The Qualifiers e terá que fazer um último jogo contra o tradicional Bradford Bulls, rebaixado no ano passado, e que ainda nutre chances de promoção, já que o regulamento garante a permanência apenas dos três primeiros do The Qualifiers, enquanto o quarto e o quinto colocados devem fazer um último jogo valendo a vaga na Super League 2016. Leigh Centurions, Sheffield Eagles e Halifax terminaram nos três últimos lugares e permanecerão mais um ano na segundona.

 

nrl

NRL – Campeonato Australiano de Rugby League

Semifinais

Brisbane Broncos x Sydney Roosters

Melbourne Storm x North Queensland Cowboys

 

Final – dia 3 de outubro

Brisbane Broncos x North Queensland Cowboys, em Sydney

 

Amistoso

Papua Nova Guiné 12 x 40 Australia Prime Minister XIII, em Port Moresby

 

super league logo 2015

Super League XX – Campeonato Inglês de Rugby League

Hull FC 24 x 28 Catalans Dragons

Huddersfield Giants 16 x 20 Leeds Rhinos

Wigan Warriors 47 x 12 Castleford Tigers

St. Helens Saints 16 x 32 Warrington Wolves

 

ClubesCidadeJogosPontos
Super 8
Leeds RhinosLeeds3041
Wigan WarriorsWigan3041
Huddersfield GiantsHuddersfield3038
St. Helens SaintsSt. Helens3038
Castleford TigersCastleford3032
Warrington WolvesWarrington3030
Catalans DragonsPerpignan (França)3028
Hull FCKingston-upon-Hull3024
The Qualifiers
Hull Kingston RoversKingston-upon-Hull0714
Widnes VikingsWidnes0710
Salford Red DevilsSalford0710
Wakefield Trinity WildcatsWakefield0706
Bradford BullsBradford0706
Halifax RLFCHalifax0704
Sheffield EaglesSheffield0704
Leigh CenturionsLeigh0702

 

Semifinais

Dia 01/09 – Wigan Warriors x Huddersfield Giants, em Wigan

Dia 02/09 – Leeds Rhinos x St. Helens Saints, em Leeds

 

Jogo do rebaixamento

Dia 03/09 – Wakefield Wildcats x Bradford Bulls, em Wakefield

 




 

 

1 COMENTÁRIO