Tempo de leitura: 6 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – A Europa focou sua atenção no Six Nations esse fim de semana, mas na França as atenções foram divididas com o Top 14, que teve um das rodadas mais intensas do ano. O Racing continua líder (1º) batendo o Stade Français (12º) no grande clássico de Paris. Clermont (2º) e Toulon (3) seguem no encalço dos parisienses, vencendo em casa Brive (9º) e Grenoble (10º) respectivamente.  O Bordeaux (4º) segue evoluindo arrancando um empate fora de casa diante do poderoso Toulouse (6º) que vê sua vaga nas finais ameaçada pelo Castres (7º) que, em casa, não tomou conhecimento do quase rebaixado Agen (13º) enquanto o lanterna, e praticamente na segunda divisão Oyonnax (14º) foi humilhado em casa pelo Montpellier (5º). Na metade de baixo da tabela o eficiente La Rochelle (8º) bateu o Pau (11º).

 

Racing conquista duelo de Paris

- Continua depois da publicidade -

Paris parou para assistir o embate entre seus dois principais times. O Stade Français, mandante, enfrentou o Racing, que saiu vitorioso por 34 a 16. As duas equipes não poderiam estar em momentos mais diferentes com o Racing liderando a competições enquanto os rivais, campeões temporada passada, lutam contra o rebaixamento e no final deu a lógica. Apesar da partida tensa e muito truncada, às vezes até violenta, os visitantes fizeram valer o melhor momento anotando quatro tries, com o fullback Brice Dulin, o abertura Dan Carter, o scrum-half Mike Phillips, e o abertura Johan Goosen, que substituiu Carter no meio do jogo. O SF por outro lado sucumbiu diante dos próprios erros tomando dois cartões amarelos e um vermelho no incrível espaço de 15 minutos, marcando o try de honra com ponta Waisea Nayacalevu. A derrota deixa o Stade Français na 12º, com chances de rebaixamento, que só não são maiores graças a temporada desastrosa que fazer Agen e Oyonnax, o time agora sai de Paris para enfrentar o Toulouse. O Racing segue mais líder que nunca recebendo o Toulon na próxima rodada.

 

Clermont consolida boa fase vencendo clássico

Depois de um começo de campeonato conturbado o Clermont parece ter reencontrado o caminho das vitórias batendo em casa o Brive, seu rival regional, por 25 a 6, em um dos clássicos regionais mais importantes da França. A partida, apesar do placar não tão elástico,  foi tranquila com os donos da casa dominando as ações do começo ao fim, sendo muito pouco ameaçada, entrando no in-goal com o fullback  Isaia Toeava, o ponta Alivereti Raka e o oitavo Paceli Yato. O Clermont deixa sua casa e viaja para enfrentar o empolgado Bordeaux enquanto o Brive volta para casa enfrentar o Castres.

 

Toulon segue no encalço dos líderes

Para igualar as apresentações de Racing e Clermont o Toulon precisou jogar o seu máximo e quem acabou sofrendo foi o Grenoble, atropelado na Provence por 34 a 8. O time dos Alpes foi completamente dominado, vítima das estrelas importadas do hemisfério sul do time mais rico da Europa, que anotou seis tries, com o centro Ma’a Nonu, o oitavo Duane Vermuelen, o fullback Delon Armitage, o ponta Drew Mitchell e o asa Juanne Smith. O try de honra dos visitantes foi marcado pelo ponta Lucas Dupont. O Toulon agora tem um desafio gigante pela frente, bater o empolgado Racing em Paris, no duelo que pode decidir a primeira colocação. O Grenoble não briga por mais nada e recebe o La Rochelle.

 

Toulouse tropeça em casa

Mais uma vez o Toulouse deixou escapar uma vitória nos minutos finais, dessa vez em casa diante do concorrente à classificação,  Bordeaux, empatando em 13 a 13, essa é a quarta partida sem vitória dos occitanos e a quinta sem perder do time da terra dos vinhos. O jogo teve os donos da casa no controle das ações a maior parte do tempo, com os visitantes se limitando a defender, no final a partida foi decidida muito mais na falta de eficiência do Toulouse do que na qualidade dos adversários. As equipes empataram em tries com o ponta Paul Perez anotando para o time de vermelho e preto e ponta reserva Metuisela Talebula respondendo. O empate só foi arrancado pelo Toulouse graças a um penal no apagar das luzes chutado pelo ex All Black Luke McAlister. A sequência de derrotas ameaça as chances de classificação do Toulouse que continua em casa e tem a chance de se recuperar diante do Stade Français. O Bordeaux segue evoluindo jogo a jogo, com os grandes investimentos feitos na equipe dando resultado, otime tenta sua sexta partida sem perder, agora em casa, diante do poderoso Clermont, com uma vitória colocando o Bordeaux entre os favoritos ao título.

 

Castres atropela e mantém vivo sonho da classificação

O Agen parece ter desistido da luta para se manter no Top 14, sendo humilhado fora de casa agora pelo Castres por 50 a 6. A partida teve apenas uma equipe em campo com o ponta David Smith sendo o nome do jogo, anotando quatro tries, o segunda linha Rodrigo Capo Ortega, o também ponta Julien Caminati e o terceira linha reserva Alex Tulou completaram o placar. A vitória mantém o Castres com chances de classificação para as finais, a equipe agora joga a vida fora de casa diante do Brive. O Agen não conseguiu se adaptar ao ritmo mais forte do top 14 e parece estar aos poucos desistindo de lutar, a equipe tem mais uma chance de deixar sua torcida orgulhosa, agora em casa diante do Montpellier.

 

Montpellier consolida boa fase

O Oyonnax, assim como o Agen, não encontra forças para reagir, a equipe agora foi atropelada em casa pelo Montpellier por 31 a 10 e segue firme rumo a segunda divisão. A jogo, para desespero da torcida local foi controlado do começo ao fim pelos visitantes, que entraram no in-goal com o com o fullback Benjamin Lucas,  o segunda linha Paul Willense, o ponta Benjamin Fall e o hooker reserva Bismark Du Plessis. O try de honra dos donos da casa foi marcado pelo hooker Jody Jenneker.  O Oyonnax agora viaja para enfrentar o Section Paloise. O Montpellier com a vitória ultrapassa o Toulouse na classificação e se consolida entre os classificados para a próxima fase e tenta manter o bom momento fora de casa diante do desesperado Agen.

 

La Rochelle vence oitava seguida em casa

O pequeno La Rochelle segue fazendo uma campanha sólida, para os padrões de um dos menores orçamentos do Top 14. O time conquistou sua oitava vitória seguida em casa, dessa vez diante do Pau por 35 a 16, com tries do abertura Jean Pascal Barraque (duas vezes) do fullback Pierre Berard e do centro Malietoa Seuli Hingano. O try dos visitantes foi anotado pelo ponta Sereli Bobo . O La Rochelle agora viaja para enfrentar o Grenoble enquanto a Section Paloise volta para casa medir forças com o quase rebaixado Oyonnax.

 

Perpignan perde na Pro D2

Os catalães do Perpignan pareciam começar a engrenar na segunda divisão, mas a equipe sofreu nova derrota neste domingo, mantendo-se no limite da zona de classificação ao mata-mata. Vitória do Mont de Marsan por 27 x 22, que só não tirou o quinto lugar do Perpignan porque o sexto colocado Colomiers também perdeu, para o Béziers, 26 x 17. A liderança segue inabalável com o Lyon, que atropelou por 42 x 7 o Dax.

 

Escrito por: Diego Gutierrez

 

Top 14 logo novo

Top 14 2015-16 – Campeonato Francês

Toulouse 13 x 13 Bordeaux

Stade Français 16 x 34 Racing

Clermont 25 x 6 Brive

La Rochelle 35 x 16 Pau

Castres 50 x 6 Agen

Toulon 38 x 8 Grenoble

Oyonnax 10 x 31 Montpellier

 

ClubeCidadeJogosPontos
ClermontClermont-Ferrand2688
ToulonToulon2682
MontpellierMontpellier2681
Racing Paris2681
ToulouseToulouse2679
CastresCastres2671
Union Bordeaux-BèglesBordeaux2667
BriveBrive2662
La RochelleLa Rochelle2654
GrenobleGrenoble2647
PauPau2646
Stade FrançaisParis2641
AgenAgen2626
OyonnaxOyonnax2624
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação às Quartas de final e à Champions Cup;
- 13º e 14º lugares = Rebaixamento

 

Pro D2 novo 2012

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês

Narbonne 20 x 26 Biarritz

Béziers 26 x 17 Colomiers

Bayonne 23 x 18 Provence

Albi 17 x 41 Bourgoin

Lyon 42 x 7 Dax

Tarbes 17 x 20 Aurillac

Montauban 12 x 3 Carcassonne

Mont de Marsan 27 x 22 Perpignan

 

ClubeCidadeJogosPontos
LyonLyon30117
BayonneBayonne3086
AurillacAurillac3081
Mont-de-MarsanMont-de-Marsan3078
ColomiersColomiers3078
BéziersBéziers3077
PerpignanPerpignan3073
BiarritzBiarritz3064
Bourgoin*Bourgoin-Jallieu3062
AlbiAlbi3062
NarbonneNarbonne3060
MontaubanMontauban3058
Tarbes*Tarbes3053
CarcassonneCarcassonne3049
DaxDax3048
ProvenceAix-en-Provence3046
*Tarbes e Bourgoin penalizados com rebaixamento por problemas financeiros
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- 1º lugar: promoção ao Top 14
- 2º ao 5º lugares: mata-mata de promoção ao Top 14
- 15º e 16º lugares: rebaixamento