clermont ação

Tempo de leitura: 20 minutos

clermont ação

Ele voltou! Depois de duas semanas interrompido para os amistosos internacionais, o Top 14 francês voltou a ser disputado, no mesmo fim de semana que a França encerrou novembro com derrota para a África do Sul. A rodada começou na sexta, com o Toulon confirmando a liderança do torneio. Já no sábado, os grandes destaques foram para o Clermont, que massacrou o Racing Métro e assegurou a vice-liderança, e para o Castres, que obteve importante vitória fora de casa sobre o Montpellier. Na parte de baixo da tabela, o lanterna Biarritz conquistou uma preciosa vitória fora de casa sobre o Brive.

Por conta da atividade dos Bleus e de outras seleções, a 12ª rodada do Campeonato Francês foi de desfalques em todos os times.

- Continua depois da publicidade -

 

Toulon na ponta, Clermont brilhando

O Toulon se manteve na liderança do Top 14 com uma magra e nada empolgante vitória sobre o Perpignan, agora sétimo colocado. Foi uma partida sem tries na Riviera Francesa, de muitos erros, contusões, penalidades e cartões distribuídos. Com nada menos que 3 cartões amarelos recebidos ao longo da partida, sendo 2 em sequência, o Perpignan pagou o preço por jogar 8 minutos com 13 homens e outros 12 minutos com 14 homens em campo. Mesmo assim, o Toulon foi incapaz de aproveitar os espaços abertos pela indisciplina catalã e não somou tries, vencendo o duelo por 15 x 9, graças aos 5 penais bem batidos por Jonny Wilkinson, sempre ele.

O Clermont, por outro lado, fez um jogo completamente diferente diante do Racing Métro. Atuando em casa, na Auvérnia, os Amarelos fizeram talvez a melhor partida do ano, atropelando o forte, mas decepcionante, Racing Métro, por inesperados 47 x 14, atingiu a monumental marca de 67 vitórias consecutivas na fortaleza do estádio Marcel Michelin. Mesmo com Tonga’uiha – que não defendeu Tonga em novembro -, Ducalcon, Kruger, Van der Merwe, Andreu, entre outros, em campo, o Racing Métro se apequenou em Clermont-Ferrand e viu os Vulcões, mesmo com vários desfalques de selecionáveis, explodirem em uma vitória de 6 tries.

O baile começou logo aos 9′, com try do ex-All Black Sivivatu. O domínio amarelo seguiu e Cabello anotou o segundo try aos 13′. Aos 20′, Chavancy facilitou as coisas para o Clermont ao receber cartão amarelo. Com um a menos, o Racing Métro não segurou o terceiro try, anotado por King. 23 x 0 no primeiro tempo. Buttin, aos 50′, e LaCrampe, aos 52′, tiraram dos parisienses qualquer chance de reação, com mais 2 tries. Ainda havia tempo para o try de honra, marcado por Gerondeau, aos 56′. Malzieu ainda marcou mais um try para os donos da casa, aos 70′, e Dumoulin descontou para os visitantes com try aos 79′. 47 x 14, que reduzem a diferença do Clermont para o Toulon para apenas 1 ponto, enquanto deixam o Racing Métro na fraca décima posição, 4 pontos abaixo do sexto colocado.

 

Toulouse não empolga, Stade Français decepciona, Castres cresce

A vitória sobre o Racing Métro ajudou o Clermont a ultrapassar o Toulouse na classificação. Antes da rodada, o Toulouse tinha 1 ponto a mais que o Clermont e saldo inferior. Na 12ª rodada, o Toulouse recebeu o Oyonnax e obteve apenas uma magra vitória por 14 x 3, sem ponto-bônus, o que lhe custou a segunda colocação. O jogo foi duro e sem inspiração da parte do Toulouse, que somente quebrou a defesa do Oyonnax aos 74′, quando Yoann David fez o tardio e solitário try da vitória. Mesmo quando o Oyonnax teve um jogador a menos, por cartão amarelo aos 11′, o Toulouse foi incapaz de capitalizar, somando pontos somente pelos penais batidos por Barraque, que não esteve bem nos chutes e acertou apenas 3 de 5 oportunidades.

Contudo, decepção maior foi do Stade Français, que sofreu uma derrota dolorosa pelas mãos do humilde Bordeaux: 45 x 23, fazendo do sábado um dia para o rugby de Paris se esquecer. O Bordeaux esteve inspirado e anotou nada menos que 6 tries, sendo 4 só no primeiro tempo. Marais, aos 8′, Maynadier, aos 26′, Domvo, aos 31′, e Connor, aos 39′, abrindo portentosos 33 x 13 para os aquitanos, que cederam apenas um try aos parisienses, de Plisson. No segundo tempo, a lavada continuou com os tries de Maynadier, novamente, aos 53′, e Auzqui, aos 76′. Arias, apenas aos 72′, fez mais um try de honra para Paris. A derrota deixou o Stade Français em sexto lugar, enquanto o Bordeaux ocupa apenas a décima primeira colocação.

Salto na classificação foi dado pelo Castres, que assumiu a quinta posição ao bater fora de casa o quarto colocado Montpellier, em jogo decidido apenas no fim. Jogando muito bem com seus avançados e levando o oponente a muitas faltas, o Castres voltou a fazer uma boa apresentação, digna de um campeão francês, e faturou a vitória no Mediterrâneo. O jogo, no entanto, começou favorável ao Montpellier, que foi a o intervalo em vantagem de 10 x 9, graças ao try do sul-africano Wynnand Olivier, aos 21′, achando o espaço pela defesa rival após scrum.

No segundo tempo, Palis colocou o Castres em vantagem com penal, mas Paillaugue devolveu a frente ao Montpellier com outros dois chutes certeiros. Aos 59′, o cartão amarelo para Diarra, do Castres, parecia virar o jogo a favor dos donos da casa, mas foi ilusão. O CO se segurou, passou os 10 minutos incólume e, com 15 homens em campo, chegou ao try da vitória aos 70′, com Palis, o nome do jogo. 19 x 16, com a conversão perdida. O Montpellier ainda buscou a virada nos instantes finais, mas cedeu um desastroso penal aos 74′ que Palis usou para garantir os 20 x 16 a favor dos campeões.

 

Bascos vencem e respiram

Na parte de baixo da tabela, o sábado foi feliz para os dois clubes bascos. O Bayonne recebeu e derrotou o Grenoble por 24 x 21, abrindo 4 pontos de frente sobre o Oyonnax, o primeiro time dentro da zona de rebaixamento. O jogo foi ganho na base dos penais, com o Bayonne convertendo nada menos que 8 chutes – 7 arrematados pelo argentino Bustos Moyano. O Grenoble anotou os 2 únicos tries do jogo, com Messina, aos 12′, e Hegarty, aos 73′, mas pagou caro pela indisciplina.

Já o lanterna da liga, o Biarritz, respirou um pouco ao assegurar sua segunda vitória na competição: 14 x 9 fora de casa sobre o Brive. O BO garantiu a vitória em boa medida pelo oportunismo de Traille, que fez o único try do jogo, aos 21′, e um precioso drop goal, aos 63′, assumindo a liderança na ausência de Yachvili. Com a vitória, o Biarritz está agora a 5 pontos do vice-lanterna Oyonnax e 9 do antepenúltimo colocado Bayonne (o primeiro de fora da zona de rebaixamento).

 

Lyon abre vantagem na liderança da Pro D2

Na segunda divisão francesa, o Lyon abriu 8 pontos de vantagem sobre o vice-líder La Rochelle. Os Lobos venceram fora de casa o novato Bourg-en-Bresse por 27 x 24 e contaram com o tropeço do La Rochelle fora de casa contra o Narbonne – derrota por 25 x 17 – para aumentarem a frente na liderança da Pro D2. O terceiro Agen também se aproveitou do tropeço do La Rochelle para encostar no concorrente ao vencer o Colomiers por 36 x 14.

 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês

Toulon 15 x 9 Perpignan, em Toulon

Brive 9 x 14 Biarritz, em Brive

Bayonne 24 x 21 Grenoble, em Baiona

Bordeaux 45 x 23 Stade Français, em Bordeaux

Montpellier 16 x 20 Castres, em Montpellier

Toulouse 14 x 3 Oyonnax, em Toulouse

Clermont 47 x 14 Racing Métro, em Clermont-Ferrand

 

Pro D2 novo 2012

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês

Agen 36 x 14 Colomiers, em Agen

Béziers 20 x 23 Carcassonne, em Béziers

Bourgoin 32 x 6 Auch, em Bourgoin-Jallieu

Albi 19 x 20 Pau, em Albi

Bourg-en-Bresse 24 x 27 Lyon, em Bourg-en-Bresse

Dax 26 x 15 Tarbes, em Dax

Aurillac 42 x 12 Mont-de-Marsan, em Aurillac

Narbonne 25 x 17 La Rochelle, em Narbonne