Tempo de leitura: 2 minutos

Hoje o sábado foi intenso de rugby decisivo nas divisões inferiores da América do Sul!

 

Jogando em Guayaquil, o Equador, último colocado do Sul-Americano B de 2015, fez valer o fator casa e conquistou uma sofrida vitória sobre a Guatemala, campeã do Sul-Americano C do ano passado, no jogo único da repescagem de promoção e rebaixamento entre a segunda e a terceira divisões adultas do continente. Diante de 500 torcedores, Piqueros e Jaguares produziram um grande espetáculo, que teve 4 tries para cada lado, com o Equador abrindo 8 pontos em momento crucial do segundo tempo graças a uma interceptação de Cacpata. Os Jaguares guatemaltecos ainda fariam um último try convertido já nos acréscimos, mas insuficiente para alterar a sorte da partida. Festa dos Piqueros, que enfrentarão Colômbia, Peru e Venezuela na segunda divisão em outubro no Peru.

- Continua depois da publicidade -

 

Enquanto isso, em solo peruano, chegava ao fim uma empolgante edição do Sul-Americano B M18, a segunda divisão juvenil da Sudamérica Rugby. Na primeira partida do dia, o Peru ficou com o terceiro lugar ao vencer bem a Venezuela por 31 x 05. E no segundo jogo, a grande decisão entre Colômbia e México foi de pegar fogo, com os colombianos faturando seu terceiro título consecutivo com um triunfo chorado sobre os convidados mexicanos por 27 x 24.

 

O dia foi também de decisão na África, com a rodada final da Copa da África M19. Jogando em casa, a Namíbia faturou a taça pelo quinto ano seguido ao vencer o Zimbábue por 42 x 29 na final. Já na decisão do rebaixamento, o Quênia se safou da degola fazendo 24 x 19 sobre a Tunísia.

 

O rugby queniano ainda entrou em campo neste sábado em amistoso de sua seleção de desenvolvimento adulta sobre a seleção também de desenvolvimento de Hong Kong, em duelo encerrado em 34 x 10 para os quenianos. Enquanto isso, o Malawi vivia um dia histórico, com sua seleção de rugby fazendo seu primeiro jogo desde os anos 1930! E o amistoso em casa com o Lesoto acabou em derrota por 28 x 11. Mas era o que menos importava.

 

Campeonato Sul-Americano B – Repescagem Promoção-Rebaixamento

Equador 26 x 25 Guatemala, em Guayaquil – Equador permanece no Sul-Americano B Adulto em 2016

 

Campeonato Sul-Americano B M18 – em Chiclayo, Peru

3ª rodada

Peru 31 x 05 Venezuela

Colômbia 27 x 24 México

 

Classificação final: 1 Colômbia, 2 México, 3 Peru, 4 Venezuela

 

Copa da África M19 – em Windhow, Namíbia

3º lugar

Quênia 24 x 19 Tunísia

 

Final

Namíbia 42 x 29 Zimbábue

 

Classificação final: 1 Namíbia (campeã e classificada ao Troféu Mundial M20 2017), 2 Zimbábue, 3 Quênia, 4 Tunísia (rebaixada)

 

Amistosos (adulto)

Malawi 11 x 28 Lesoto, em Blantyre

Quênia “A” 34 x 10 Hong Kong “A”