Tempo de leitura: 3 minutos

A Sudamérica Rugby – ex CONSUR – anunciou o calendário de competições das divisões inferiores do Sul-Americano de XV. O Campeonato Sul-Americano B Juvenil, M18, será o primeiro a ser disputado, acontecendo entre 24 e 30 de agosto, em La Guajira, Colômbia, com as participações de Colômbia (atual campeã), Peru, Venezuela e do convidado México.

 

Já o Sul-Americano B Adulto será realizado após a Copa do Mundo, entre os dias 8 e 14 de novembro, em Lima, no Peru, com a participação da Colômbia (também atual campeã), Peru, Venezuela e Equador. O Sul-Americano C adulto, por sua vez, ocorre entre 6 e 12 de dezembro, em San Salvador (El Salvador), envolvendo a seleção da casa, detentora do título, Costa Rica, Guatemala e Panamá. Possíveis repescagens de promoção e rebaixamento não foram definidas.

- Continua depois da publicidade -

 

Colômbia e Venezuela lançam seleções B

Colômbia e Venezuela ainda trazem outras boas notícias. Os dois países lançaram suas seleções B, de desenvolvimento, e realizarão um amistoso nesse sábado, dia 1º de agosto, na cidade de Cordero, no estado de Táchira, Venezuela. Serão duas partidas adultas na sequência do evento, com o Colômbia XV duelando com o Venezuela XV e com o Cafeteros (Colômbia B) enfrentando o Bravos de Venezuela (Venezuela B). E ainda haverá um triangular juvenil envolvendo os dois países e uma seleção do estado venezuelano de Táchira.

 

O Cafeteros já realizou um amistoso neste mês, vencendo por 64 x 0 a seleção principal do Panamá no fim de semana passado.

 

Academias de Alto Rendimento também na Colômbia e na Venezuela

Seguindo os passos de outros países da América do Sul, como o próprio Brasil, Colômbia e Venezuela lançaram seus projetos de academias de alto rendimento. Nos dois países, as academias serão instaladas em cidades onde o rugby já tem bom desenvolvimento. Na Venezuela, as academias regionais já foram implantadas nos estados de Zulia e Lara e na capital Caracas, onde os trabalhos começaram há algumas semanas, enquanto Aragua e Guárico estão iniciando as atividades. As academias venezuelanas fazem parte do projeto Bravos de Venezuela, que busca elevar o nível do rugby no país.

 

Na Colômbia, as academias ainda estão no início da implementação, e seguiram a mesma proposta da Venezuela, com cidades mais destacadas sendo identificadas como sedes de academias. Para os colombianos, o objetivo e ter atletas treinando entre 4 e 5 vezes por semana.

 

O calendário da Sudamérica Rugby

Sul-Americano B M18 – em La Guajira, Colômbia

Dia 24 de agosto: Colômbia x Peru e Venezuela x México

Dia 27 de agosto: Vencedor Jogo 1 x Perdedor Jogo 2 e Vencedor Jogo 2 x Perdedor Jogo 1

Dia 30 de agosto: Vencedor Jogo 1 x Vencedor Jogo 2 e Perdedor Jogo 1 x Perdedor Jogo 2

 

Sul-Americano B Adulto – em Lima, Peru

Dia 8 de novembro: Colômbia x Equador e Venezuela x Peru

Dia 11 de novembro: Vencedor Jogo 1 x Perdedor Jogo 2 e Vencedor Jogo 2 x Perdedor Jogo 1

Dia 14 de novembro: Vencedor Jogo 1 x Vencedor Jogo 2 e Perdedor Jogo 1 x Perdedor Jogo 2

 

Sul-Americano C Adulto – em San Salvador, El Salvador

Dia 6 de dezembro: El Salvador x Panamá e Guatemala x Costa Rica

Dia 9 de dezembro: Vencedor Jogo 1 x Perdedor Jogo 2 e Vencedor Jogo 2 x Perdedor Jogo 1

Dia 12 de dezembro: Vencedor Jogo 1 x Vencedor Jogo 2 e Perdedor Jogo 1 x Perdedor Jogo 2