Tempo de leitura: 2 minutos

Neste domingo foi dada a largada para a edição 2015 do Campeonato Sul-Americano C (ou Centroamericano), em El Salvador. Atual campeã, a seleção salvadorenha derrotou sem problemas o Panamá por 32 x 0 na primeira partida.

 

Fechando a primeira rodada, a Costa Rica foi derrotada pela Guatemala por 19 x 17, em jogo que já era sabidamente parelho. Com isso, os Jaguares guatemaltecos enfrentam os Diablos Rojos panamenhos na quarta-feira e encerram a campanha contra os Torogoces salvadorenhos no sábado, dia 12. Já os Ticos costarriquenhos pegam os Torogoces na quarta, em jogo decisivos, e medem forças na rodada final com os panamenhos.

- Continua depois da publicidade -

 

Para o Brasil, o destaque do torneio é a participação do árbitro Renato Scalércio, o Tyson, que apitou o duelo entre El Salvador e Panamá.

 

Campeonato Sul-Americano C – Centroamericano – em Los Guairas, El Salvador

1ª rodada

El Salvador 32 x 0 Panamá

Costa Rica 17 x 19 Guatemala

 

Salta se mantém na elite argentina

No Campeonato Argentino de Seleções Provinciais, o sábado foi de decisões, com as partidas de repescagem entre o último colocado da primeira divisão e o campeão da segunda divisão e entre o último da segunda divisão e o campeão da terceira divisão. No jogo mais importante, Salta venceu no sofrimento Santa Fe por 21 x 20 e permaneceu na elite argentina. Já Santiago del Estero não resistiu e foi rebaixado à terceira divisão caindo contra Sur, de Bahia Blanca e região, por 33 x 13.

 

campeonato argentino

Campeonato Argentino

Repescagem 1ª/2ª divisão

Salta 21 x 20 Santa Fe – Salta permanece na Zona Campeonato (1ª divisão)

 

Repescagem 2ª/3ª divisão

Santiago del Estero 13 x 33 Sur – Sur promovido ao Ascenso A (2ª divisão) e Santiago del Estero rebaixado ao Ascenso B (3ª divisão)

 

Fiji se classifica para o Troféu Mundial Junior

Na Oceania, o sábado foi de decisão no Troféu da Oceania M20, que valia vaga para a edição 2016 do Troféu Mundial Junior, a segunda divisão mundial. O grande duelo estava entre Fiji e Tonga, que falharam em obter a promoção para o Campeonato Mundial Junior neste ano e tiveram que se enfrentar com a certeza cruel de que uma delas ficaria de fora da segunda divisão. E foi Tonga que ficou pelo caminho. No jogo decisivo, Fiji triunfou por 19 x 10 sobre Tonga e selou sua classificação, fazendo valer seu mando de jogo.

 

Com o resultado, Fiji se junta a Samoa (rebaixada da primeira divisão), Zimbábue (país sede), Namíbia (classificada africana), Uruguai (classificado sul-americano) e Espanha (classificada europeia) no Troféu Mundial Junior. Resta somente conhecer os classificados da Ásia e da América do Norte.

 

Oceania Rugby U20 Trophy – em Suva, Fiji

1ª rodada

Tonga 81 x 0 Vanuatu

Fiji 63 x 0 Papua Nova Guiné

 

2ª rodada

Tonga 55 x 16 Papua Nova Guiné

Fiji 109 x 6 Vanuatu

 

3ª rodada

Fiji 19 x 10 Tonga

Papua Nova Guiné 80 x 7 Vanuatu

 

Classificação final: 1 Fiji (campeão e classificado ao Troféu Mundial Junior), 2 Tonga, 3 Papua Nova Guiné, 4 Vanuatu