Tempo de leitura: 3 minutos

Foi em Harare, no Zimbábue, foi dada a largada hoje para a edição 2016 do Troféu Mundial M20, a segunda divisão juvenil mundial, que opõe em campo seleções de todos os continentes. Fiji, Samoa e Espanha garantiram vitórias esperadas, ao passo que os Estados Unidos decepcionaram caindo contra a Namíbia. Com o detalhe de que o torneio deste ano está fazendo uso das Leis Experimentais, entre elas o try valendo 6 pontos. Parece que a ideia produziu mesmo uma avalanche de tries, com todos os jogos tendo vitórias bonificadas.

 

O torneio abriu com uma partida surreal entre Estados Unidos e Namíbia, encerrada em incríveis 46 x 44 para os africanos. Foram nada menos que 6 tries para cada lado (incluindo um hat-trick do oitavo americano Germishuys), com direito a minutos finais de cinema. No minuto final, Gilles chutou o penal que parecia sedimentar a vitória das Jovens Águias, mas a Namíbia se apegou à esperança, manteve a bola viva por 3 minutos com o tempo normal esgotado até o ponta Van Der Merwe anotar o try do empate e Loubser chutar a conversão da vitória.

- Continua depois da publicidade -

 

No segundo embate, o desequilíbrio foi muito maior, com a debutante Espanha passou com tranquilidade por Hong Kong: 44 x 8, com também 6 tries a seu favor. Destaque para a força do pack espanhol. A partida foi apitada pelo brasileiro Ricardo Sant’Anna.

 

O terceiro jogo foi talvez o mais aguardado, com Fiji e Uruguai voltando a se encarar. No ano passado, os Teritos haviam conquistado histórica vitória sobre os fijianos, mas em 2016 a vantagem foi de Fiji, com muito sufoco. O Uruguai provou mais uma vez ter um futuro promissor e foi em vantagem de 16 x 14 ao intervalo, ampliando para 28 x 14 antes dos 60′ de jogo. Fiji, no entanto, reagiu espetacularmente, cruzando o in-goal nada menos que 3 vezes nos 20 minutos finais, com Waqanaceva, Manu e Naltuvi, inclusive jogando com um homem a menos. O Uruguai, no fim, ainda descontou com seu sexto try final. Vitória fijiana por 38 x 34, incrível.

 

O dia se encerrou com o Zimbábue largando com derrota diante de sua torcida: 54 x 24 contra Samoa, em outra partida que viveu um dilúvio de tries, sendo 8 dos samoanos e 3 dos zimbabuanos. Uma vitória contundente e sem margem para erros, com o oitavo Elia Elia e o centro Augustine Mafoe fazendo 2 tries cada.

 

As emoções retornam no sábado, dia 23, com a segunda rodada. Vale lembrar que o campeão do Troféu Mundial M20 ganhará promoção ao Campeonato Mundial M20, a elite do M20 mundial.

 

world rugby logo

World Rugby U20s Trophy – Troféu Mundial M20 – 2ª divisão do Mundial M20

1ª rodada

Estados Unidos 44 x 46 Namíbia

Espanha 44 x 08 Hong Kong

Uruguai 34 x 38 Fiji

Samoa 54 x 24 Zimbábue

ClubePtsJVED
Farrapos
245500
Charrua
205401
San Diego
155302
Serra
105203
Brummers
045104
Centauros
005005
Tabela completa

 

2ª rodada – 23/04

Samoa x Fiji

Uruguai x Zimbábue

Espanha x Namíbia

Estados Unidos x Hong Kong

 

No Campeonato Asiático, Líbano despacha Irã e decide título com o Qatar

Esta terça-feira ainda foi dia do 4ª divisão do Asia Rugby Championship, com as disputas do Grupo Centro-Oeste da competição, no Qatar. Depois de ser derrotado pela seleção da casa no sábado, o Irã perdeu novamente hoje, sendo superado pelo Líbano por 34 x 12, com os libaneses anotando 4 tries. Agora, os libaneses se preparam para enfrentar o Qatar na sexta, dia 22.

 

asia rugby logo

Asia Rugby Championship Division 3 Central-West – 4ª Divisão do Campeonato Asiático – Grupo Centro-Oeste

Líbano 34 x 12 Irã, em Doha (Qatar)