Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEO – Tem campeão inédito no PRO12, a Liga Ítalo-Celta. E um feito desde já comparável ao Leicester City campeão inglês de futebol. Neste sábado, Edimburgo, na Escócia, testemunhou uma final irlandesa, com o maior campeão da competição, o todo poderoso Leinster, sendo derrotado pelo pequeno notável, o Connacht, historicamente a menor e menos badaladas das quatro equipes regionais irlandesas, que jamais havia sequer chegado às semifinais da liga. O Connacht teve personalidade, não se intimidou perante o vizinho vitorioso e venceu por 20 x 10, soltando o grito que até o início deste ano era impensável até mesmo para o mais fanático torcedor verde.

 

Do começo ao fim, o Connacht provou porque foi o time mais condecorado na festa de premiação do PRO12. O time do técnico neozelandês Pat Lam imprime um rugby vertical, que evita o contato e aposta no jogo de mãos, sempre vertical, apoiado em chutes nos pontos vulneráveis do oponente. O Leinster sofreu e viu o Connacht fazer seu primeiro try aos 13′, com o centro neozelandês Bundee Aki disparando e achando o fullback O’Hallaram para explorar o espaço e inaugurar o marcador para “o patinho feio” da final.

- Continua depois da publicidade -

 

O Connacht seguiu superior no começo da partida, chutando no fundo do campo para explorar os buracos do fundo dublinense. Aos 21′, a linha verde mostrou seu veneno e com uma série de passes rápidos, sempre antes dos tackles, primeiro canalizando a defesa azul para o centro e depois abrindo a bola até a ponta para o nigeriano Niyi Adeolokun correr pra o segundo try. 12 x 0.

 

A diferença ainda foi ampliada com penal chutado pelo abertura MacGinty, que também defende a seleção dos Estados Unidos, e foi um dos destaques da campanha do time de Galway. 15 x 0. Mas, logo depois do intervalo, o Leinster melhorou, acordou após a conversa de vestiário, com Sexton reduzindo com o primeiro penal, após os 40 minutos de apatia do time de Dublin.

 

A reação, no entanto, ficou no esboço naquele primeiro momento. Aos 56′, MacGinty desferiu lindo chute nas costas da defesa para o ponta Matt Healy cravar o terceiro try do Connacht. 20 x 3, com o relógio jogando pressão para cima do Leinster.

 

É claro que o jogo não seguiria de um time só. O Leinster tem camisa e grandes jogadores. A resposta veio aos 66′, com os dublinenses usando seu forte pack para abrir espaço e Sean Cronin cair para seu primeiro try na disputa. 20 x 10 no placar, e placar em aberto novamente. Contudo, no momento em que o peso da história dos dois times poderia pender contra o Connacht, o time de Galway soube lidar com a pressão como time grande, não só negou ao Leinster as chances dos pontos necessários à vitória, mostrando sólida defesa, como passou os minutos finais jogando no campo de ataque, mantendo o gigante da capital irlandesa longe de seu in-goal.

 

Fim de jogo e festa à distância na pequena Galway. Agora, todos os irlandeses já foram campeões do PRO12, porque o Connacht é, enfim, campeão!

 

guinness pro12

Guinness PRO12 2015-16 – Liga Ítalo Celta (Escócia, Gales, Irlanda e Itália)

Final – dia 28 de maio

Leinster10versus copiar20connacht

Leinster 10 x 20 Connacht, em Edimburgo

 

CONNACHT CAMPEÃO

 

Lista de campeões do PRO12

1 – Leinster (Irlanda) – 4 títulos

Ospreys (Gales) – 4 títulos

3 – Munster (Irlanda) – 3 títulos

4 – Connacht – 1 título

Glasgow Warriors (Escócia) – 1 título

Scarlets (Gales) – 1 título

Ulster (Irlanda) – 1 título

 

Títulos por país:

1 – Irlanda – 9 títulos

2 – Gales – 5 títulos

3 – Escócia – 1 título