CAR

Tempo de leitura: 3 minutos

Julho é o mês da África no rugby, com todas as seleções da Copa da África entrando em campo.

Nesta quarta-feira, em Madagascar, teve início da 1ª Divisão B (a 2ª divisão continente), com a participação da poderosa Namíbia, de Marrocos, de Senegal e da seleção da casa (famosa por fazer uma dança de guerra antes das partidas, como o haka). O formato da competição é muito simples: semifinais na primeira rodada, finais na segunda rodada. O campeão será promovido à 1ª Divisão A, enquanto o último colocado será rebaixado à 1ª Divisão C e, de quebra, será eliminado da disputa por uma vaga na Copa do Mundo de 2015.

Hoje, foram duas grandes partidas: na abertura, Madagascar venceu o Marrocos por 35 x 28, graças a um try no último minuto, fazendo explodir a grande torcida presente no estádio de Antananarivo (o rugby é muito popular no país dos lêmures). Na segunda partida, a Namíbia sofreu muito contra o bom time do Senegal, repleto de atletas que atuam na França (da 2ª à 5ª divisões). Os senegaleses venciam até os minutos derradeiros, quando os Welwitschias arrancaram o try da vitória. 20 x 18. Vale lembrar que Namíbia e Marrocos foram rebaixados à 1ª Divisão B por darem W. O. na 1ª Divisão A no ano passado. Namíbia e Madagascar disputarão o título e a promoção, enquanto Marrocos e Senegal lutarão contra o rebaixamento.

- Continua depois da publicidade -

No último fim de semana, foi disputado no Togo a 2ª Divisão da Copa da África, correspondente à 4ª divisão. Apesar da Copa da África ser um torneio de rugby XV, a 2ª Divisão foi disputada estranhamente no formato de Sevens. A favorita à conquista do título, a Argélia, não compareceu, cedendo sua vaga à equipe B do Togo. No fim, o título ficou com o Níger, que bateu Gana na decisão. Na decisão do 3º lugar, Burkina Faso derrotou o Mali (mergulhado numa guerra civil separatista desde o início do ano). A equipe da casa ficou com o 5º lugar, batendo o Egito, enquanto o Benin venceu Togo B e deixou para o outro time anfitrião a última posição.

Na semana que vem terá início a 1ª Divisão A, valendo o título da África. Entrarão em campo Quênia (atual campeão), Uganda, Zimbábue e Tunísia (país-sede).

 

CARrwc 2015

1ª Divisão B da Copa da África – 2ª Divisão da África / Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2015 – em Antananarivo, Madagascar

Semifinais

Madagascar 35 x 28 Marrocos

Namíbia 20 x 18 Senegal

 

Disputa pelo 3º lugar – dia 8/7

Marrocos x Senegal

 

Final – dia 8/7

Madagascar x Namíbia

 

2ª Divisão da Copa da África – 4ª Divisão da África – em Lomé, Togo

*Disputada no formato de Sevens em 2012

Grupo A

1 – Burkina Faso

2 – Mali

3 – Egito

4 – Benin

 

Grupo B

1 – Níger

2 – Gana

3 – Togo A

4 – Togo B (substituindo a Argélia)

 

Semifinais Prata

Egito 0 x 0 Togo B – Egito avança com melhor campanha

Togo A 12 x 0 Benin

 

Semifinais Ouro

Niger 0 x 0 Mali – Níger avança com melhor campanha

Burkina Faso 0 x 10 Gana

 

Disputa pelo 7º lugar

Togo B 5 x 10 Benin

 

Disputa pelo 5º lugar – Final Prata

Egito 5 x 7 Togo A

 

Disputa pelo 3º lugar

Burkina Faso 14 x 0 Mali

 

Final Ouro

Níger 12 x 5 Gana

NÍGER CAMPEÃO