Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEO – As atenções em Cardiff se voltaram para a estreia da Austrália contra Fiji, que vinha de bom jogo diante da Inglaterra, apesar da derrota. Fiji tivera quatro dias de intervalo entre sua estreia e a segunda rodada, enquanto os Wallabies foram descansados ao duelo, e o desfecho foi uma vitória australiana por 28 x 13, mas sem o bônus ofensivo aos aussies, que, com isso, ficaram atrás de Inglaterra e Gales na classificação.

 

Fiji começou bem a disputa, levando trabalho no pack e mostrando força no scrum. Mas, quem largou em vantagem foi a Austrália, com penal aos 9′ batido por Foley, após boa ação de Giteau. Os fijianos responderam ganhando scrum e, aos 20′, depois de boa ação dos forwards fijianos, Nadolo deixou tudo igual com penal para os alvinegros.

- Continua depois da publicidade -

 

Os Wallabies responderam somente aos 26′, com lateral seguido de maul e try de Pocock. E a situação se deteriorou para os fijianos, com Campese Ma’afu recebendo cartão amarelo aos 29′. Não deu outra e, aos 30′, novo maul para a Austrália e try para os Wallabies, Pocock novamente. Ante do fim, Foley adicionou mais um penal e o placar foi a 18 x 3 para o time dourado.

 

A Austrália parecia liquidar a disputa logo na volta dos vestiários. Aos 42′, Folau investiu sobre a defesa, atraiu a pressão e abriu espaço para Sekope Kepu disparar para o terceiro try, dando a certeza ao seu torcedor que a vitória bonificada estaria próxima. Mas, os Wallabies não corresponderam e não fizeram um bom segundo tempo.

 

Nadolo deu a resposta para Fiji aos 46′ com penal, e os fijianos ganharam maior volume de território e posse de bola, exercendo grande pressão sobre os dourados, apesar da perda por lesão do scrum-half Matawalu. E o resultado foi colhido aos 60′, com  Volavola recebendo a bola após ruck e aplicando dummy desconcertante para cravar o try fijiano do jogo.

 

Os pontos deram esperanças a Fiji, que passou a controlar a posse de bola, mas, aos 69′, Foley colocou novo penal para a Austrália e esfriou as pretensões do oponente. No fim, Kuridrani levou amarelo e deixou os Wallabies com um a menos, mas não havia mais tempo para uma reação final dos melanésios. 28 x 13, placar final.

 

Jogo ainda pouco convincente dos Wallabies, que sofreram no jogo de contato contra um time fijiano em plena evolução e falharam em criar maiores alternativas de jogo com a bola em mãos. Ainda assim, a Austrália não sofreu tanto quanto a Inglaterra para construir seu placar diante de Fiji. Muito ainda para a Austrália evoluir também nas formações fixas, enquanto fica claro que Fiji precisa de mais oportunidades de jogos de alto nível para seguir evoluindo, bem como necessita controlar sua ansiedade e cometer menos penais. Na próxima rodada, a Austrália enfrenta no domingo o Uruguai, enquanto Fiji pega Gales no dia 1º de domingo.

 

australia%282%2928versus copiar13fiji copy

Austrália 28 x 13 Fiji, em Cardiff

Árbitro: Glen Jackson (Nova Zelândia)

Assistentes: Nigel Owens (Gales) e Leighton Hodges (Gales) / TMO: Graham Hughes (Inglaterra)

 

Austrália

Tries: Pocock (2) e Kepu

Conversões: Foley (2)

Penais; Foley (3)

15 Israel Folau, 14 Adam Ashley-Cooper, 13 Tevita Kuridrani, 12 Matt Giteau, 11 Rob Horne, 10 Bernard Foley, 9 Will Genia, 8 David Pocock, 7 Michael Hooper, 6 Scott Fardy, 5 Rob Simmons, 4 Kane Douglas, 3 Sekope Kepu, 2 Stephen Moore (c), 1 Scott Sio.

Suplentes: 16 Tatafu Polota-Nau, 17 James Slipper, 18 Greg Holmes, 19 Will Skelton, 20 Dean Mumm, 21 Nick Phipps, 22 Matt Toomua, 23 Kurtley Beale.

 

Fiji

Try: Volavola

Conversão: Nadolo (1)

Penais: Nadolo (2)

15 Metuisela Talebula, 14 Waisea Nayacalevu, 13 Vereniki Goneva, 12 Gabiriele Lovobalavu, 11 Nemani Nadolo, 10 Ben Volavola, 9 Nikola Matawalu, 8 Netani Talei, 7 Akapusi Qera (c), 6 Peceli Yato, 5 Leone Nakarawa, 4 Tevita Cavubati, 3 Manasa Saulo, 2 Tuapati Talemaitoga, 1 Campese Ma’afu.

Suplentes: 16 Viliame Veikoso, 17 Peni Ravai, 18 Isei Colati, 19 Nemia Soqeta, 20 Malakai Ravulo, 21 Nemia Kenatale, 22 Josh Matavesi, 23 Aseli Tikoirotuma.

SeleçãoJogos 2014-16Pontos 2015-16Pontos 2014-16
Luxemburgo82036
Eslovênia81428
Sérvia81018
Áustria80511
Dinamarca80508