Tempo de leitura: 5 minutos

 O improvável aconteceu. Depois de quatro títulos consecutivos, todos de forma invicta, a Nova Zelândia perdeu sua hegemonia com eliminação precoce na primeira fase da Copa do Mundo Feminina. As Black Ferns haviam perdido para a Irlanda na segunda rodada do torneio e chegaram à terceira e decisiva rodada com a obrigação de vencer. Elas venceram, mas o imponderável aconteceu: o empate entre Canadá e Inglaterra tirou as chances de classificação das neozelandesas. Irlanda e França, por outro lado, venceram e, com isso, o título ficará entre irlandesas, inglesas, canadenses e francesas. 

Na quarta-feira, as grandes seleções do rugby feminino mundial voltam a campo para as semifinais, com Irlanda e Inglaterra fazendo o clássico das Home Nations e com a França duelando com o Canadá. Ambos no Stade Jean-Bouin, casa do Stade Français e palco de gala para os confrontos. 

- Continua depois da publicidade -

 

Inglaterra e Canadá avançam juntas 

Empatadas com 100% de aproveitamento na primeira posição do Grupo A, Inglaterra e Canadá duelaram em jogo que valia a primeira posição para ambos e, consequentemente, a classificação às semifinais. Scarratt abriu o placar com penal para a Inglaterra, mas foi o Canadá que chegou ao primeiro try, com Paquin, finalizando o volante aos 17′. A Inglaterra desperdiçou seguidas oportunidades de try e foi somente aos 40′ que as inglesas voltaram a marcar, com Scarratt em penal, pondo a Rosa em vantagem de 6 x 5. Kayla Mack, aos 44′, cravou o segundo try do Canadá, após rápida cobrança de penal de Kelly Russell. A resposta inglesa veio com longa pressão das avançadas da Rosa, com Sarah Hunter rompendo a defesa Canuck aos 56′. O jogo seguiu equilibrado e foi apenas aos 73′ que Harvey, em penal, deu igualdade ao marcador, fechando o duelo em 13 x 13 milagrosos para os dois lados. Com 2 pontos na conta de cada equipe, ambas se classificaram ao mata-mata: Inglaterra como a melhor do grupo e o Canadá como o melhor segundo colocado.

Espanha e Samoa fecharam o grupo com uma grande vitória espanhola por 41 x 5, tirando o zero da pontuação das Leoas.  

 

Bye bye, Black Ferns

Após histórica vitória sobre a Nova Zelândia na rodada passada, a Irlanda enfrentou o Cazaquistão com apenas a obrigação de uma simples vitória. 40 x 5 sobre o Cazaquistão e primeiro lugar para as verdes na classificação.

Com Inglaterra e Canadá empatando na sequência do dia, Nova Zelândia e Estados Unidos se enfrentaram já sumariamente eliminados da fase final, restando apenas a briga pelo segundo lugar do grupo. As Black Ferns jogaram com brio e garantiram 34 x 3, com 6 tries anotados.

 

França favorita?

 No Grupo A, o jogo mais esperado pela torcida parisiense definiu a primeira posição do grupo. França e Austrália, vitoriosas nas duas primeiras rodadas, se encontraram em jogo decisivo, e as anfitriãs falaram mais alto, garantindo a classificação às semifinais. A apreensão tomou conta do início do jogo com Agricole e Hewson trocando penais e fazendo 3 x 3. O cartão amarelo de Shannon Parry deixou as Wallaroos em desvantagem e o poderoso pack das Bleues fez a diferença. O jogo físico foi a tônica da partida e a Austrália mostrou uma irrepreensível defesa, que foi quebrada somente aos 35′ com um penal try. As francesas seguiram exercendo forte pressão na segunda etapa e chegaram ao segundo try aos 49′, com Mignot, fazendo 17 x 3. As Bleues seguiram dominando as ações e garantiram a posse de bola no campo ofensivo, parando na forte defesa das Wallaroos. O placar não se alterou e foi suficiente para assegurar a festa da torcida local.

Fechando o grupo, já sem chances de classificação, Gales superou a África do Sul por 35 x 3. Sioned Harries foi o nome da partida com três tries para as vermelhas.  

 

rwc womens 2014

Copa do Mundo Feminina – França 2014

Irlanda 40 x 5 Cazaquistão

Espanha 41 x 5 Samoa

Inglaterra 13 x 13 Canadá

Gales 35 x 3 África do Sul

Nova Zelândia 34 x 3 Estados Unidos

Austrália 3 x 17 França

Quarta-feira, dia 13 de agosto

Disputa do 9º ao 12º lugar

 09h00 – África do Sul x Samoa

11h15 – Espanha x Cazaquistão

 

Disputa do 5º ao 8º lugar

10h45 – Nova Zelândia x Gales 

13h30 – Austrália x Estados Unidos

 

Semifinais

 13h00 – Irlanda x Inglaterra

15h45 – França x Canadá