Tempo de leitura: 2 minutos

A França conhecerá nesse domingo, dia 4 de junho, o seu grande campeão. O Stade de France, em Paris, voltará a receber a finalíssima, opondo dois de seus clubes mais badalados: o Clermont, campeão pela última e única vez em 2010, e o Toulon, quatro vezes campeão francês, a última em 2014.

Em jogo estará o tradicional e prestigiado Bouclier de Brennus, nome dado ao troféu do Campeonato Francês, que é um escudo inspirado no guerreiro gaulês (celta) Brennus, do século IV, que liderou seus exércitos contra Roma.

Os dois times vivem momentos distintos. O Clermont fez uma grande temporada de ponta a ponta, sendo o segundo melhor da temporada regular do Top 14 e alcançando a grande final da Copa Europeia, a a velha síndrome do vice assombrou os Jaunards. Já o Toulon fez uma temporada apaga e vacilante, com apenas o 4º lugar geral na liga. Nos confrontos diretos desta temporada, houve uma vitória para cada lado, com o Toulon triunfando em casa, 23 x 21, e o Clermont vencendo em sua fortaleza, 30 x 06. Os amarelos tiveram nada menos que o melhor ataque do Top 14, marcando 800 pontos na temporada regular, ao passo que o Toulon somou 674 pontos. Já a defesa do Toulon foi superior, sendo a terceira melhor da liga, com apenas 511 pontos sofridos, contra 562 da defesa do Clermont, a sexta melhor.

- Continua depois da publicidade -

O Toulon irá se despedir de algumas lendas, que querem dar um adeus campeão ao torcedor provençal. Os australianos Drew Mitchell e Matt Giteau, o sul-africano Juan Smith e o argentino Juan Martin Fernandez Lobbe fazem parte do grupo das estrelas internacionais que reforçaram o Toulon e ajudaram o clube a ser tricampeão europeu, em títulos ganhos em 2013, 2014 e 2015 que incluíram duas finais vencidas justamente contra o Clermont. Nomes como Duane Vermeulen, Ma’a Nonu e Leigh Halfpenny são apostas para desequilibrarem a favor dos Toulonnais.

Para os amarelos, a síndrome do vice é a mais comentada, pois o clube vem de seu terceiro vice campeonato europeu e já acumulou também nada menos que 11 vices do Campeonato Francês, com apenas um título. Franck Azéma, treinador do time, já exaltou a força mental do atual grupo, que suportou uma situação adversa jogando com um homem a menos a semifinal contra o Racing para alcançar a decisão. E seu elenco, igualmente galático, não fica devendo para a esquadra do Toulon. Aurélien Rougerie, Nick Abendanon, Camille Lopez, Morgan Parra, Damien Chouly, Fritz Lee, Davit Zirakashvili e Benjamin Kayser são remanescentes do Clermont derrotado pelo Toulon na final europeia de 2015 e trazem ao elenco lições importantes para que novos erros não se repitam. E as lideranças de Aurélien Rougerie e Morgan Parra, campeão francês de 2010, será mais importante que nunca.

Quem ganha? Olhos na tela para esse domingão!

 

Domingo, dia 04 de junho

clermont copy copyversus copiarToulon copy

15h45 – Clermont x Toulon, em Paris – TV5 MONDE – AO VIVO

 

Foto: Clermont x Toulon 2016 – LNR