Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Finalíssima entre escoceses e ingleses na Challenge Cup. Se a principal competição europeia de clubes, a Champions Cup, terá apenas franceses na final, a segunda copa, a Challenge Cup, terá a velha rivalidade britânica na decisão. E com novidade. Pela primeira vez na história, um time escocês chegou a uma final de copa continental, com o Edinburgh fazendo valer seu mando de jogo para superar os galeses do Dragons por 45 x 16. Já no clássico do Sudoeste inglês, o Gloucester bateu o Exeter Chiefs, 30 x 19, e carimbou vaga na decisão, que ocorre no dia 1º de maio, no Twickenham Stoop, em Londres.

 

Atuando no Murrayfield Stadium, em Edimburgo, o Edinburgh Rugby atropelou o Dragons para alcançar sua primeira final continental. E foi domínio completo dos Gunners na primeira etapa, com o asa McInally cravando o primeiro try aos 14′ e o ponta Tim Visser cruzando o in-goal aos 22′. 21 x 9 só na primeiro etapa. Depois do intervalo, os galeses buscaram reagir e cravaram seu try aos 43′ com o pilar Harris. Mas, a resposta veio aos 54′, com Prydie tendo chute bloqueado para o segunda linha Ben Toolis voar para o terceiro try escocês. A casa caiu pro time de Newport e o Edinburgh liquidou a fatura com tries de Hidalgo-Clyne e Dougie Fife. 45 x 16.

- Continua depois da publicidade -

 

No Kingsholm, em Gloucester, falou mais alto o foco do time da casa na semifinal entre ingleses. Enquanto o Exeter Chiefs divide suas atenções com a reta final da Premiership, ocupando o quarto lugar, o Gloucester já não tem ambições na liga e se volta às pretensões de conquistar sua segunda Challenge Cup. A força do Exeter, contudo, era clara, e o time de Devon complicou a vida do Gloucester até o fim. O único try do primeiro tempo foi de Meaks, dando 13 x 6 aos Cherry and Whites. Na segunda etapa, Slade manteve os Chiefs no páreo com dois penais, mas o Gloucester jogou água na reação do Exeter aos 67′, com Savage finalizado grande ação do pack colorado, fazendo try no dia de seu aniversário. Laidlaw ampliou para os donos da casa aos 71′ com penal, mas os visitantes estavam vivos e, aos 75′, na força Taione fez o segundo try do Exeter, mantendo as esperança com 23 x 19 no marcador. O golpe fatal dos vermelhos veio 2 minutos depois, com Jonny May interceptando passe para correr para o try da vitória do Glouceter. 30 x 19.

 

challenge cup eprc copy copy

Rugby Challenge Cup – Copa Desafio Europeu

Semifinais

Edinburgh45versus16 Newport_gwent_dragons_badge

Edinburgh 45 x 16 Dragons, em Edimburgo

 

Gloucester30versus19Exeter Chiefs

Gloucester 30 x 19 Exeter, em Gloucester

 

Final – dia 1º de maio

15h45 – Edinburgh x Gloucester, em Londres

 

 

Rovigo e Calvisano empatam, Yenisey muito perto da vaga – Por Giorgio Vuerich

Sábado também foi dia dos jogos de ida das finais do Torneio Qualificatório para a Challenge Cup 2015-16. Em duelo de italianos, Rovigo e Calvisano ficaram no empate, enquanto na Romênia os russos do Yenisey levaram a melhor sobre os romenos do Baia Mare (campeões romenos, que herdaram a vaga do Bucareste, seleção da Superliga romena, que a Federação Romeno desistiu de formar, dando a vaga ao campeão de seu campeonato nacional).

 

Na Itália, o clássico Rovigo x Calvisano vem marcando os últimos anos, com ferrugens, controvérsias e ressentimentos. Os dois seguem como principais concorrentes na briga pelo Eccellenza e também agora na Challenge Cup. O jogo foi equilibrado no primeiro tempo. Rovigo abriu 6 x 0 com penais de Basson, mas, aos 28′, Seymour reduziu na mesma moeda e, quatro minutos depois, o try de Mbanda deu a frente aos visitantes antes do intervalo. Aos 45′, Rovigo virou o jogo com um try de velocidade e, três minutos depois, outro penal de Basson  aumentou o resultado em 14 x 8 para os Bersaglieri. Basson e Seymour ainda trocaram penais e, aos 73′, os vênetos jogaram fora penal decisivo. Já aos 75′ foi a vez de Seymour chutar fora um drop goal e a partida ficou no 17 x 17.

 

Na Romênia, o Baia Mare jogou pela primeira vez uma competição desse nível, mas não resistiu em casa e perdeu para os russos do Yenisey, que provam que o profissional Campeonato Russo ainda é mais forte que a semi-profissional Superliga romena. 20 x 30 foi o marcador e os siberianos decidirão o duelo em casa. Porém, por conta das distâncias, não poderão jogar em Krasnoyarsk, sua cidade, e marcaram o jogo para Krasnodar, no Mar Negro. Os dois jogos de volta são no dia 2 de maio e os vencedores garantirão vaga na próxima Challenge Cup.

 

epcr

Torneio Qualificatório Europeu – Torneio Qualificatório para a Challenge Cup 2015-16

Finais do Qualificatório – jogos de ida

Sábado, dia 18 de abril

Rovigo (Itália) 17 x 17 Calvisano (Itália), em Rovigo

Bucareste (Romênia) 20 x 30 Yenisey (Rússia), em Bucareste

 

 

Rotherham perto das semifinais do Championship inglês

O fim de semana também foi de 21ª rodada do GKIPA Championship, a segunda divisão inglesa. Bristol, Worcester e London Scottish já estavam garantidos nas semifinais da competição e, a duas rodadas do fim, o Rotherham Titans praticamente assegurou sua vaga. O time de Yorkshire derrotou seu concorrente direto, o Nottingham, e abriu 6 pontos de frente sobre os Arqueiros. 21 x 10, em Nottingham.

 

E no sábado foi decretado o rebaixamento do tradicional Plymouth Albion à terceira divisão, sendo derrotado em Birmingham pelo concorrente direto Moseley, 29 x 0.

 

GreeneKingIPAChampionshipLogo
GKIPA Championship – 2ª Divisão do Campeonato Inglês

Nottingham 10 x 21 Rotherham Titans, em Nottingham

Bristol 40 x 29 Jersey, em Bristol

Doncaster Knights 25 x 19 Bedford Blues, em Doncaster

Moseley 29 x 0 Plymouth Albion, em Birmingham

Cornish Pirates 8 x 69 Worcester Warriors, em Penzance

Yorkshire Carnegie 46 x 7 London Scottish, em Leeds

 

ClubeCidadeJogosPontos
BristolBristol22103
Worcester WarriorsWorcester2297
London ScottishLondres2264
Rotherham TitansRotherham2261
NottinghamNottingham2255
Yorkshire CarnegieLeeds2254
JerseyJersey2248
Cornish PiratesPenzance2245
Doncaster KnightsDoncaster2243
Bedford BluesBedford2238
MoseleyBirmingham2231
Plymouth AlbionPlymouth2221
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;
- 1º a 4º lugares = classificação às Semifinais;
- 12º lugar = rebaixamento