nsw comemora

Tempo de leitura: 3 minutos

nsw comemora

Alívio! Era essa a sensação estampada nas faces dos atletas de Nova Gales do Sul ao final da batalha decisiva do State of Origin 2014. Sem vencer o confronto anual das seleções estaduais australianas de rugby league desde 2005, Nova Gales do Sul quebrou o jejum diante de Queensland e voltou a comemorar o título mais importante do esporte australiano. Acima da alegria de um título inédito para todos os jogadores em campo, a sensação de alívio pelo fim da pressão que assolou toda uma geração de Blues era evidente, não só entre os atletas, como entre os torcedores. Foi o 13º título do estado mais populoso da Austrália, assegurado com uma vitória dramática em Sydney por 6 x 4.

No primeiro jogo da série, os Blues já haviam quebrado o jejum de vitórias em Brisbane, casa dos Maroons, ao vencerem por 12 x 8. Jogando em casa, em Sydney, Nova Gales do Sul precisava por abaixo o último tabu, e conseguiu. O jogo começou com grande tensão no ar, atritos e brigas em campo. Mesmo desfalcado de Corey Parker e Cooper Cronk, Queensland soube levar vantagem na primeira etapa, muito física e de poucos espaços. Johnathan Thurston arrematou 2 penais e abriu 4 x 0 para os Maroons.

- Continua depois da publicidade -

Com apenas um linha tenso sido quebrada na primeira etapa, a expectativa era de um segundo templo completamente diferente, mais aberto e com mais jogadas ousadas. De fato o jogo ganhou em qualidade e quem preponderou no início foi Queensland. O lance mais marcante da partida veio nos primeiros minutos, com Sam Thaiday rompendo a defesa para mergilhar para aquele que seria o try dos Maroons. Isso se não fosse a mãos salvadora de Jarryd Hayne, que produziu umas das mais brilhantes ações defensivas da história do rugby league mundial. Pouco depois, Tupou salvou NSW ganhando uma disputa aérea com Brent Tate, e os Blues pareciam renascidos. No último quarto de jogo, Nova Gales do Sul dominou as ações, foi para cima e, aos 71′, Trent Hodkinson aplicou um lindo dummy entre Hodges e Cherry-Evans e correu para o try do empate, fazendo explodir o mar azul de torcedores no ANZ Stadium. O mesmo Hodkinson teve a responsabilidade de acertar a conversão e não titubeou, assegurando a virada, 6 x 4. Os minutos finais foram de tensão, com Queensland precisando de um penal para empatar o duelo. Mas, os Blues garantiram a posse de bola e comemoraram o tão aguardado título.

A vitoriosa geração de Queensland, de Smith, Inglis, Thurston e Slater, foi derrotada. Paul Gallen, o capitão, levantou a taça para os azuis pela primeira vez na carreira. Blues de 2014 eternizados.

No dia 9 de julho, as duas equipes voltam a se enfrentar, em Brisbane, com o título já definido. Em campo estará valendo a série invicta para os Blues, feito alcançado pelo time de Nova Gales do Sul pela última vez em 2000.

 

State of Origin Logo

State of Origin Series 2014 – Estado de Origem – Jogo 2

New South Wales Blues 6 x 4 Queensland Maroons, em Sydney

 

New South Wales Blues

Try: Hodkinson

Conversão: Hodkinson (1)

1 Jarryd Hayne (Eels), 2 Daniel Tupou (Roosters), 3 Michael Jennings (Roosters), 4 Josh Dugan (Dragons), 5 Will Hopoate (Eels), 6 Josh Reynolds (Bulldogs), 7 Trent Hodkinson (Bulldogs), 8 Paul Gallen (Sharks) (c), 9 Robbie Farah (Wests Tigers), 10 Aaron Woods (Wests Tigers), 11 Ryan Hoffman (Storm), 12 Beau Scott (Knights), 13 Greg Bird (Titans).

Interchange: 14 James Tamou (Cowboys), 15 Anthony Watmough (Sea Eagles), 16 Trent Merrin (Dragons), 17 Luke Lewis (Sharks).

Técnico: Laurie Daley

Queensland Maroons

Penais: Thurston (2)

1 Billy Slater (Storm), 2 Darius Boys (Knights), 3 Greg Inglis (Rabbitohs), 4 Justin Hodges (Broncos), 5 Brent Tate (Cowboys), 6 Johnnathan Thurston (Cowboys), 7 Daly Cherry-Evans (Sea Eagles), 8 Matt Scott (Cowboys), 9 Cameron Smith (Storm) (c), 10 Nate Myles (Titans), 11 Aidan Guerra (Roosters), 12 Matt Gillett (Broncos), 13 Sam Thaiday (Broncos)

Interchange: 14 Dave Taylor (Titans), 15 Chris McQueen (Rabbitohs), 16 Ben Te’o (Rabbitohs), 17 Jacob Lillyman (Warriors).

Técnico: Mal Meninga

 

Lista de campeões do State of Origin

1 – Queensland Maroons – 20 títulos

2 – New South Wales Blues – 13 títulos