Tempo de leitura: 3 minutos

Com o encerramento do Grand Prix Europeu Masculino de Sevens e do Europeu de Nações de Rugby XV, vamos fazer uma revisão de como ficará o rugby europeu masculino de 2016-17. Quais equipes estão em quais divisões do XV e do sevens?

 

Para a próxima temporada, a Rugby Europe, entidade máxima do rugby europeu, promoverá grandes mudanças na estrutura do XV continental, reduzindo o número de divisões de 7 para 5, (sem contar o Six Nations, que não é organizado pela entidade e não tem rebaixamento para as competições da Rugby Europe). A partir de 2016-17, a divisão de elite do Europeu de Nações, informalmente conhecido como “Six Nations B”, passará a se chamar Rugby Europe Championship, e sua segunda divisão, o “Six Nations C” será conhecido como Rugby Europe Trophy. Abaixo dele, a Rugby Europe organizará a Conference 1, com dois grupos de 5 equipes cada, e a Conference 2, com outros 2 grupos de 5 equipes. Na parte de baixo, a última divisão será a Development (Divisão de Desenvolvimento), com as demais equipes que sobraram.

- Continua depois da publicidade -

 

Novidade importante para 2016-17 é que haverá rebaixamento e promoção entre as divisões todos os anos, e não somente a cada dois anos, como era até então. Ao final da edição 2017, o último colocado do Championship irá enfrentar em repescagem o campeão do Trophy, valendo vaga no Championship de 2018. Já o último colocado do Trophy será diretamente rebaixado à Conference 1. Os campeões dos grupos Norte e Sul da Conference 1 se enfrentarão na final da divisão e o campeão será promovido ao Trophy. Por sua vez, o último colocado do Grupo Norte e o último colocado do Grupo Sul da Conference 1 serão rebaixados à Conference 2, ao passo que o campeão de cada grupo da Conference 2 será diretamente promovido. Por fim, a equipe da Conference 2 com menos número de pontos entre os dois grupos será rebaixada à divisão de Desenvolvimento, com o campeão da última divisão sendo promovido à Conference 2.

 

No seven-a-side, não haverá modificações, mas as divisões poderão ganhar novas etapas. Quanto ao rugby feminino, o Grand Prix Feminino de Sevens se encerrará apenas em setembro, enquanto as divisões do XV feminino da Rugby Europe ainda não foram anunciadas.

 

XV

Six Nations: Inglaterra, Gales, Irlanda, Escócia, França e Itália

Rugby Europe

1ª divisão – Championship: Geórgia, Romênia, Rússia, Espanha, Alemanha e Bélgica

2ª divisão – Trophy: Portugal, Ucrânia, Moldávia, Holanda, Polônia e Suíça

3ª divisão – Conference 1

Grupo Norte: Suécia, República Tcheca, Lituânia, Letônia e Luxemburgo

Grupo Sul: Croácia, Malta, Israel, Andorra e Chipre

4ª divisão – Conference 2

Grupo Norte: Hungria, Dinamarca, Noruega, Finlândia e Estônia

Grupo Sul: Áustria, Eslovênia, Sérvia, Bósnia e Turquia

5ª divisão – Development: Bulgária, Eslováquia, Montenegro, Bielorrússia e Grécia

Sem divisão: Mônaco, Azerbaijão, Islândia, Liechtenstein, San Marino e Armênia

Sem filiação: Albânia, Kosovo e Macedônia

 

Sevens

1ª divisão – Grand Prix: Inglaterra, Gales, França, Rússia, Espanha, Alemanha, Geórgia, Itália, Bélgica, Portugal, Polônia e Irlanda

2ª divisão – Trophy: Lituânia, Ucrânia, Suécia, Romênia, Israel, Moldávia, Dinamarca, Chipre, Letônia, República Tcheca, Croácia e Luxemburgo

3ª divisão – Conference 1: Mônaco, Eslovênia, Hungria, Sérvia, Noruega, Bulgária, Suíça, Bósnia, Malta e Montenegro

4ª divisão – Conference 2: Turquia, Eslováquia, Áustria, Islândia, Estônia, Liechtenstein, Bielorrússia e San Marino

Sem divisão: Escócia, Holanda (abandonaram o circuito de sevens), Andorra, Finlândia, Grécia e Armênia

Sem filiação: Albânia, Kosovo e Macedônia