Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O PRO12, a Liga Ítalo Celta, teve a disputa de sua 19ª rodada nesta semana, com os gigantes irlandeses Leinster e Munster cada vez mais seguros na parte de cima da tabela. Já a luta pelos dois outros lugares nas semifinais está cada vez mais parelha entre Ospreys, Scarlets e Ulster, enquanto o Glasgow Warriors sofreu duro golpe em suas pretensões de irem às semifinais.

 

Nada menos que 6 equipes já estão classificados à próxima Champions Cup, a Copa Europeia: Leinster, Munster, Ospreys, Scarlets, Ulster e Glasgow, com apenas 1 vaga ainda em disputa, a “vaga italiana”, entre Zebre e Treviso. No PRO12, os 7 melhores da liga vão à Champions Cup europeia, mas com a regra de que deve haver ao menos uma equipe de cada país. Com isso, os italianos fazem uma briga à parte, enquanto a disputa pelo G6 é que vale as demais vagas na principal Copa Europeia. O 7º e o 8º colocados ainda ganharão vaga na Repescagem pela última vaga na Champions Cup contra o 7º colocado do Top 14 francês e o 7º colocado da Premiership inglesa – e essas duas vagas também já estão definidas, com Connacht e Cardiff Blues classificados. Tudo isso ainda com 3 rodadas pela frente.

- Continua depois da publicidade -

 

Glasgow e Ospreys lastimam, Munster e Leinster disparam

Dois grandes duelos agitaram a jornada: Munster contra Glasgow, na Irlanda, e Ospreys contra Leinster, em Gales. No jogo na Irlanda, o Munster garantiu um duro 10 x 07 sobre o Glasgow, que praticamente sepultou as chances de semifinais dos escoceses. James Cronin, logo aos 4′, fez o único try dos anfitriões, mas quem dominou a posse de bola e o território foram os visitantes, em jogo físico e sem espaço. O 7 x 0 só foi quebrado com um penal aos 60′ de Scannell, abrindo 10 x 00. Foi apenas aos 68′ que Stuart Hogg cruzou o in-goal para os Warriors, mas a virada não ocorreu, com a defesa do Munster falando mais alto.

 

Em Gales, o Ospreys não resistiu à força do líder Leinster e se distanciou das vagas que garantem o mando de jogo nas semifinais. Foi um jogão que começou com Sam Davies, aos 4′, encontrando o primeiro try para os galeses, respondido brilhantemente por Sean Cronin, aos 23′, em corrida com estilo do hooker do Leinster. No segundo tempo, Dan Leavy cravou o segundo try irlandês, mas Justin Tipuric, aos 61′, dando a frente no marcados aos Ospreys. A tensão seguiu até o fim e no minuto final Ross Byrne arrematou o drop goal da virada e da vitória do Leinster, 20 x 18.

 

Ulster tropeça e Scarlets volta ao G4

Em contraste com o sucesso de Leinster e Munster, os irlandeses do Ulster não tiveram sucesso e amargaram um empate em casa com os galeses do Cardiff Blues, 24 x 24, caindo para o quinto posto da tabela. Paddy Jackson abriu o placar para o Ulster, aos 10′, mas os Blues responderam com try de Sam Warburton, aos 22′. A resposta irlandesa foi logo na sequência com um penal try, mas quem brilhou no segundo tempo foi Lee-Lo, que cruzou duas vezes o in-goal para os Blues. Porém, antes do fim, Marshall cravou o terceiro try do Ulster, recebendo offload de Jackson, dando números finais à disputa.

 

O quarto lugar é agora do Scarlets, que não teve problemas para bater o Treviso por 51 x 05, com direito a hat-trick (3 tries) do canadense DTH van der Merwe.

 

O Connacht, por sua vez, despachou o Edinburgh de vez nesse sábado, ao vencer os escoceses na Escócia por 22 x 19. McKeon fez o único try dos verdes, mas Crosbie chutou 5 penais cruciais.

 

Zebre na frente pela Champions “italiana”

Por fim, o Zebre conseguiu uma rara segunda vitória consecutiva, derrotando o Dragons por 29 x 14. Com direito a 4 tries, essa foi a primeira vez que os alvinegros italianos vencem um jogo do começo ao fim desde 2015. O triunfo colocou o Zebre como o melhor time italiano, enquanto o Dragons já não briga por mais nada.

 

guinness pro12

Guinness PRO12 2015-16 – Liga Ítalo Celta (Escócia, Gales, Irlanda e Itália)

Scarlets 51 x 05 Treviso

Munster 10 x 07 Glasgow Warriors

Ospreys 18 x 20 Leinster

Zebre 29 x 14 Dragons

Edinburgh 19 x 22 Connacht

Ulster 24 x 24 Cardiff Blues

 

ClubePaísCidadeJogosPontos
MunsterIrlandaLimerick/Cork2286
LeinsterIrlandaDublin2285
ScarletsGalesLlanelli2277
OspreysGalesSwansea2269
UlsterIrlandaBelfast2268
Glasgow WarriorsEscóciaGlasgow2258
Cardiff BluesGalesCardiff2253
ConnachtIrlandaGalway2244
EdinburghEscóciaEdimburgo2231
Benetton TrevisoItáliaTreviso2223
DragonsGalesNewport2223
ZebreItáliaParma2219
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;

- 1º ao 4º lugares - classificação às Semifinais e à Champions Cup;
- 5º, 6º e 7º lugares - classificação à Champions Cup;
- 8º e 9º lugares - Repescagem para a Champions Cup;

- Nota: ao menos uma equipe de cada país participará da Champions Cup. Assim, se um país não tiver nenhuma equipe entre os 7 primeiros do PRO12, o melhor time desse país ganhará vaga na Champions Cup e o 7º colocado irá para a Repescagem;

 

Calvisano garante primeiro lugar do Eccellenzapor Giorgio Vuerich

O Calvisano venceu em Roma  o Fiamme Oro e garantiu matematicamente o primeiro na tabela do Campeonato Italiano, com duas rodadas a jogar. Os “policiais” começaram bem com dois penais do abertura Buscema, mas no final do primeiro tempo os lombardos marcaram seu try com o centro Paz (6-7). No segundo tempo, um penal para ambos os times e no final o romano Azzolini perdeu o penal da virada (9-10). Com isso, Calvisano terá o direito a jogar a final em casa, mas seu adversário está por ser definido.

 

A outra semifinal já está definida e será o clássico dos clássicos: Petrarca Padova contra Rovigo (matematicamente segundo e terceiro da tabela). Nesta rodada, o Petrarca perdeu por 15 x 14 para o San Donà, que recebeu má notícia: a Justiça Desportiva voltou atrás em sua decisão e condenou (depois de ter absolvido) o time por usar um jogador ilegal no jogo da 5ª rodada contra o Reggio, vencido por 25×24 pelos vênetos. O juiz deu agora a vitória ao Reggio e penalizou o San Donà com a perda de 4 pontos.

 

Rovigo, por outro lado, atropelou o Mogliano 33×05, em dérbi vêneto. Já o Viadana perdeu uma oportunidade empatando com o lanterna Lyons Piacenza 13X13 e ainda não está classificado. Na luta contra o rebaixament ainda, o boa vitória da Lazio em Reggio Emilia, 29×26.

 

eccellenza

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano

Fiamme Oro 09 x 10 Calvisano

Reggio 26 x 29 Lazio

San Donà 15 x 14 Petrarca Padova

Viadana 13 x 13 Lyons

Rovigo 33 x 05 Mogliano

 

ClubeCidadeJogosPontos
CalvisanoCalvisano1881
Petrarca Padova1864
RovigoRovigo1856
ViadanaViadana1845
Fiamme OroRoma1843
San DonàSan Donà1839
ReggioReggio Emilia1834
MoglianoMogliano1831
LazioRoma1826
LyonsPiacenza1820
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;
- 1º ao 4º lugares - classificação às Semifinais;
- 10º lugar - Rebaixamento

 

Foto: Munster x Glasgow, PRO12