Tempo de leitura: 4 minutos

O sonho do primeiro título europeu para uma equipe escocesa foi frustrado pelos ingleses. Nesta sexta-feira, Gloucester e Edinburgh fizeram em Londres a grande final da Challenge Cup, a segunda principal copa europeia, e o título ficou com o Gloucester, que derrotou os escoceses por 19 x 13, em final emocionante.

 

Os Cherry and Whites salvaram sua fraca temporada – na qual ocupam no momento apenas o nono lugar na Premiership – e conquistaram seu segundo título da chamada Copa Desafio Europeu. O começo do duelo no Stoop Memorial Stadium foi de domínio completo dos ingleses, que, empurrados pela maioria nas arquibancadas, tiveram mais de 70% de posse de bola e território nos primeiro 15 minutos de jogo. O Edinburgh, no entanto, largou na frente aos 2′ com penal chutado por Hidalgo-Clyne, mas a resposta foi imediata. Aos 8′, Laidlaw – fazendo duelo de duas gerações de scrum-halves escoceses com Hidalgo-Clyne – deixou tudo igual com penal para o Gloucester e, aos 10′, os vermelhos do West Country se puseram em vantagem. Jonny May rompeu a linha defensiva dos Gunners e serviu Twelvetrees, que cravou o primeiro try da partida.

- Continua depois da publicidade -

 

O Gloucester seguiu dominando a partida, mas parando na forte defesa do Edinburgh e seu scrum superior, que ao final da partida teria roubado nada menos que quatro dos nove scrums favoráveis aos ingleses. Mas, a vantagem na formação não adiantou e, aos 25′, a situação parecia piorar para os escoceses, com cartão amarelo recebido por Bresler. Os Gunners, contudo, souberam lidar com a desvantagem numérica, resistindo às infiltrações perigosas da dupla May-Twelvetrees, que seguiu impondo grande perigo. Os escoceses resistiram sem levar pontos ao homem a menos e, aos 35′, Hidalgo-Clyne reduziu a diferença com o segundo penal certeiro para Edinburgh. 10 x 6. No lance seguinte, no entanto, Gloucester arrancou seu penal e Laidlaw fez o 13 x 6. Hidalgo-Clyne teve mais uma chance aos 40′, mas jogou seu penal para fora.

 

O segundo tempo começou com o Gloucester arrematando dois penais seguidos e com James Hook levando perigo com drop goal para fora. Com 19 x 6 no marcador, o título parecia mais certo para os ingleses, ainda mais com tamanho domínio de território e bola. Mas, o Edinburgh seguiu impondo pressão no pack e, aos 55′, a sorte começou a virar para seu lado. Moriarty recebeu cartão amarelo e deixou o Glos’ com um a menos. E, aos 64′, por tackle alto fora do tempo, Bill Meakes recebeu cartão vermelho direto, deixando os Cherry and Whites com 14 homens até o fim da partida. Chance de ouro para uma reação escoceses com 15 minutos para o fim. E ela aconteceu.

 

Os Gunners dominaram os minutos finais do jogo, levando a partida para as 22 dos ingleses. Com a bola saindo em velocidade e profundidade do ruck, Ross Ford teve espaço para correr e romper na potência a linha defensiva dos vermelhos e anotar o try do time da capital da Escócia. 19 x 13 no marcador e apenas um try convertido de distância para o inédito título do Edinburgh. Com um homem a menos, o Gloucester resistiu bravamente até o fim e conquistou a posse da bola nos minutos finais, arrancando um penal aos 79′ para liquidar a fatura. Laidlaw não acertou o chute, mas a bola se perdeu pela linha de fundo com o tempo regulamentar esgotado. Gloucester campeão!

 

Com o título, os Cherry and Whites asseguraram sua classificação à Champions Cup de 2015-16. O Gloucester não tem mais chances de se classificar pela Premiership inglesa mas, de acordo com o regulamento, se o campeão da Challenge Cup não conquistar sua vaga pelo seu campeonato nacional terá a classificação assegurada no lugar do último time que se classificaria em sua liga. Isto é, com a classificação do Gloucester, o sexto colocado da Premiership não terá mais vaga direta na Champions Cup e terá que disputa a fase preliminar classificatória do principal torneio europeu. Já o sétimo colocado da Premiership, que teria a vaga na fase preliminar, estará de fora da Champions Cup.

 

challenge cup eprc copy copy

Rugby Challenge Cup – Copa Desafio Europeu
Final
Gloucester19versus13Edinburgh
Gloucester (Inglaterra) 19 x 13 Edinburgh (Escócia), em Londres

 

Lista de campeões da Copa Desafio Europeu (Challenge Cup):
1 – Harlequins (Inglaterra) – 3 títulos
2 – Clermont (França) – 2 títulos
Gloucester (Inglaterra) – 2 títulos
Northampton Saints (Inglaterra) – 2 títulos
Sale Sharks (Inglaterra) – 2 títulos
6 – Bath (Inglaterra) – 1 título
Biarritz (França) – 1 título
Bourgoin (França) – 1 título
Cardiff Blues (Gales) – 1 título
Colomiers (França) – 1 título
Leinster (Irlanda) – 1 título
Pau (França) – 1 título
Wasps (Inglaterra) – 1 título
 
Lista de títulos da Copa Desafio Europeu por país:
1 – Inglaterra – 11 títulos
2 – França – 6 títulos
3 – Irlanda – 1 título
Gales – 1 título