Tempo de leitura: 2 minutos

Sábado de decisão na África do Sul! Antes da partida decisiva da semifinal da Copa do Mundo entre Springboks e All Blacks, a África do Sul parou para ver a grande final da Currie Cup, o Campeonato Sul-Africano. No Ellis Park, em Joanesburgo, o Golden Lions recebeu o Western Province, da Cidade do Cabo, campeão de 2014, no duelo das maiores cidades do país, e a finalíssima não decepcionou, com os Lions fechando com chave de ouro uma temporada brilhante. Vitória por 32 x 24, a 12ª vitória em 12 jogos na competição. Título invicto – pela primeira vez desde a conquista do Sharks em 1996 – para uma equipe que não perdeu nenhum atleta para a Copa do Mundo.

 

Foi um começo de jogo avassalador para os Lions, que liderados pela dupla de scrum-half e abertura Ross Cronje e Marnitz Boshoff parecia voar em campo. O oitavo Warren Whiteley, aos 13′, e Cronje, aos 19′ e aos 33′, cravaram os três primeiros tries do jogo para o time de Joanesbugo. Contudo, o Western Province, braço do Stormers na Currie Cup, reagiu ainda na primeira etapa, com try aos 40′ do abertura Robert Du Preez.

- Continua depois da publicidade -

 

Na volta dos vestiários, no entanto, os Lions pareciam esfriar a reação do WP, com o centro Rohan van Rensburg cruzando o in-goal. Porém, a resposta da esquadra do Cabo foi imediata e o oitavo Nizaam Carr anotou mais um try para o WP, aos 45′. Boshoff chutou penal aos 56′ com precisão para os Lions, mas o WP crescera e, aos 61′, o Sikhumbuzo Notshe entrou para o terceiro try dos listrados, mantendo a partida ainda em aberto com 32 x 24 para o time da casa. Porém, uma sólida defesa dos Leões do velho Transvaal assegurou o triunfo e o título. Festa em Jo’burg.

 

CurrieCupLogo-300x236

ABSA Currie Cup 2015 – Campeonato Sul-Africano

Final

Golden Lions 32 x 24 Western Province

golden lions(1)

GOLDEN LIONS CAMPEÃO

 

Lista de campeões do Campeonato Sul-Africano

1 – Western Province – 33 títulos

2 – Blue Bulls – 23 títulos

3 – Golden Lions – 11 títulos

4 – Natal Sharks – 7 títulos

5 – Free State Cheetahs – 4 títulos

6 – Griquas – 3 títulos

7 – Border Bulldogs – 2 títulos

 

Foto: Lee Warren/Gallo Images/Getty Images