Edinburgh festeja classificação. Pela primeira vez na história a Escócia terá 2 times nas quartas de final da Heineken Champions Cup. Foto: Edinburgh

Tempo de leitura: 6 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – A Heineken Champions Cup – a máxima copa europeia de clubes – conheceu neste domingo os seus confrontos de quartas de final, com todos os classificados sendo conhecidos entre sexta e sábado. Avançaram 3 times da Irlanda (Leinster, Munster e Ulster), 2 da Escócia (Edinburgh e Glasgow, totalizando 5 equipes do PRO14), 2 da França (Racing e Toulouse) e 1 da Inglaterra (Saracens).

O Saracens (da Inglaterra) confirmou a melhor campanha vencendo o Glasgow Warriors (Escócia) que, no entanto, também avançou como o 3º melhor 2º colocado. Com isso, ingleses e escoceses farão uma das quartas de final. O Saracens foi o único inglês a passar de fase

Já os franceses do Racing (França) triunfaram contra os galeses do Scarlets e também se classiifcaram, com a 2ª melhor campanha geral. O outro francês que avançou foi o Toulouse, que venceu o Bath e foi o 2º melhor 2º colocado. Com isso, os dois franceses farão outro duelo de quartas.

- Continua depois da publicidade -

A Irlanda foi a grande força na fase de grupos. O Leinster teve a 3ª melhor campanha geral ao vencer o Wasps e farão clássico irlandês nas quartas contra o Ulster, que se garantiu ao passar pelo Leicester Tigers.

Já o Munster derrotou e eliminou os ingleses do Exeter Chiefs, garantindo classificação para visitar os escoceses do Edinburgh, que despacharam o Montpellier. Com isso, a scócia terá 2 times nas quartas de final pela primeira vez em sua história.

As quartas de final serão disputadas após o Six Nations, de 29 a 31 de março.

 

Grupo 1: Leinster e Toulouse dominantes

Os gigantes Leinster e Toulouse avançaram com vitórias esperadas. Mas o Toulouse teve mais dificuldades.

O poderoso clube francês foi a campo no domingo já classificado e derrotou o Bath por 20 x 17, em jogo que o eliminado time inglês se despediu com boa atuação. Tekori e Dupont marcaram os únicos tries do Toulouse no jogo, ambos no primeiro tempo. Já Rokoduguni e Mercer cruzaram o in-goal para o Bath no fim e deram um susto nos franceses.

Já o Leinster foi à Inglaterra e derrotou novamente os ingleses decepcionantes do Wasps por 37 x 19. Ringrose e Sean Cronin marcaram os primeiros tries do Leinster no primeiro tempo, abrindo boa frente. Os Wasps reagiram após o intervalo, mas Cronin de novo e Reid fecharam a conta para os atuais campeões.

Grupo 2: Munster vence e elimina Exeter Chiefs

O Exeter Chiefs foi a campo sábado desesperado em busca de uma milagrosa vitória para ter chances de avançar. Mas o líder da Premiership inglesa parou no paredão vermelho do Munster, que provou sua ferrenha defesa para deter o concorrente. Don Armand fez o único try do jogo para os Chiefs, mas Joey Carbery chutou os 3 penais preciosos a favor do Munster, que fez a festa em Limerick com o 9 x 7 final.

No outro jogo, já sem mais nada em disputa, o Castres venceu o Gloucester por 24 x 22.


Grupo 3: Saracens e Glasgow voltarão a se enfrentar

Saracens e Glasgow foram a campo no sábado já classificados após os resultados anteriores e o time de Londres mostrou superioridade para assegurar a melhor campanha entre todos os participantes.

O primeiro tempo foi eletrizante, com Ben Spencer marcando o primeiro try inglês aos 7′, respondido aos 9′ com try escocês de Seymour. Os Warriors passaram à frente com try de Ali Price aos 13′, mas Koch deu o troco aos 17′ com o segundo try dos anfitriões. O jogo seguiu empolgante e Ryan Wilson marcou o terceiro try de Glasgow aos 20′, mas Billy Vunipola respondeu aos 29′ com o terceiro try dos Sarries, que foram em vantagem ao intervalo, 24 x 19.

No segundo tempo, o Saracens segurou a pressão dos Warriors e no fim matou o jogo com tries de Maro Itoje e Will Skelton, decretando o 38 x 19. O resultado acabou por colocar de novo os dois times frente a frente nas quartas de final.

No outro duelo, o Cardiff Blues fechou sua participação vencendo em Gales o Lyon, time com a pior campanha da competição, por 33 x 14.


Grupo 4: Racing e Ulster seguiram brilhando

O jogo de maior quantidade de pontos na rodada foi em Paris, com o Racing vencendo os galeses do Scarlets por incríveis 46 x 33. Uma avalanche de tries que teve Juan Imhoff e Henry Chavancy correndo para os tries franceses no primeiro tempo, enquanto Steff Evans marcou para os galeses.

Johnny McNicholl inaugurou o segundo tempo com try para os visitantes, mas o Racing fez a torcida ferver em euforia com um show na sequência, com direito Zebo, Vakatawa, Iribaren e Zebo de novo liquidando a fatura com mais 4 tries para os parisienses, ao passo que McNicholl ainda marcou mais uma vez para os Scarlets.

Enquanto isso, na Inglaterra, o Leicester Tigers se despediu do torneio com derrota por 14 x 13 em casa diante do Ulster, da Irlanda do Norte, que avançou. Toomua fez o único try do primeiro tempo para os Tigers, que abriram 13 x 00, mas com tries de Marty Moore e Baloucoune o Ulster conseguiu a virada na segunda etapa.


Grupo 5: Edinburgh faz a festa escocesa

O Grupo 5 foi o primeiro a entrar em campo na sexta e o Edinburgh assegurou sua classificação, para o delírio da torcida escocesa. Vitória em casa por 19 x 10 sobre os franceses do Montpellier, que passaram o fim de semana torcendo em vão para algum tropeço de um de seus concorrentes. O jogo foi duro, com o Montpellier abrindo frente na base dos penais de Jaco van der Walt, mas com o Montpellier encostando antes do intervalo graças ao try de Jacques Du Plessis. Mas Van der Walt chutou outro penal na volta e, aos 60′, Henry Pyrgos serviu Darcy Graham para o try da vitória do Edinburgh.

No outro jogo, o Toulon se despediu do torneio vencendo fora de casa o Newcastle Falcons, que agora se focará na luta contra o rebaixamento na Premiership inglesa. 27 x 24 para os franceses.

 

Heineken Champions Cup – Copa Europeia 2018-19

Edinburgh 19 x 10 Montpellier

Newcastle Falcons 24 x 27 Toulon

Saracens 38 x 19 Glasgow Warriors

Cardiff Blues 33 x 14 Lyon

Racing 46 x 33 Scarlets

Leicester Tigers 13 x 14 Ulster

Castres 24 x 22 Gloucester

Munster 09 x 07 Exeter Chiefs

Wasps 19 x 37 Leinster

Toulouse 20 x 17 Bath

ClubePaisCidadeJogosPontos
Grupo 1
LeinsterIrlandaDublin625
ToulouseFrançaToulouse621
BathInglaterraBath610
WaspsInglaterraCoventry64
Grupo 2
MunsterIrlandaLimerick621
Exeter ChiefsInglaterraExeter614
CastresFrançaCastres614
GloucesterInglaterraGloucester69
Grupo 3
SaracensInglaterraLondres628
Glasgow WarriorsEscóciaGlasgow619
Cardiff BluesGalesSwansea610
LyonFrançaLyon60
Grupo 4
RacingFrançaParis626
UlsterIrlandaBelfast622
ScarletsGalesLlanelli67
Leicester TigersInglaterraLeicester67
Grupo 5
EdinburghEscóciaEdimburgo623
MontpellierFrançaMontpellier616
ToulonFrançaToulon610
Newcastle FalconsInglaterraBath69
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

- O 1º colocado de cada grupo e os 3 melhores 2ºs colocados se classificam às quartas de final.

 

Quartas de final – de 29 a 31 de março

Saracens x Glasgow Warriors, em Londres

Racing x Toulouse, em Paris

Leinster x Ulster, em Dublin

Edinburgh x Munster, em Edimburgo