Tempo de leitura: 38 minutos

fickou

 A Copa Europeia de Rugby se encaminha para a sua segunda rodada. É só o começo da maior competição de clubes da Europa, e a emoção está somente no início. Para os times que perderam na primeira rodada, agora é a hora de reverterem o mau início e de entrarem nos trilhos. Para os que venceram, é o embalo na competição que se busca. De quinta a domingo, as duas competições – Heineken Cup e Amlin Challenge Cup – serão o centro das atenções do rugby mundial.

 

- Continua depois da publicidade -

Bélgica recebe grande jogo

O grande jogo do Grupo 1 da H Cup será entre Saracens e Racing Métro, as duas equipes que emergiram vitoriosas da primeira rodada. O mando de jogo é dos ingleses, que optaram por enfrentar os franceses em Bruxelas, capital da Bélgica, no Estádio Rei Bauduíno, o grande estádio do país. A escolha faz parte do plano de marketing dos Saracens, que busca difundir a marca do clube pelo mundo.

O outro grande clube do grupo, o Munster, receberá o Edinburgh. Ambos sofreram derrotas na primeira rodada, sendo que a situação dos escoceses é muito mais crítica, uma vez que perderam por 45 x 0 em casa para os Sarries. Para o Munster, a vitória é obrigatória, e terá uma dificuldade extra: Ronan O’Gara não estará em campo, lesionado.

 

Grupo da Morte terá duelo quente na Inglaterra

O Grupo 2 terá grandes clássicos europeus em todas as rodadas. Desta vez, o jogo será entre Ospreys e Leicester Tigers, no Welford Road, caldeirão dos Tigers. A equipe inglesa foi derrotada na primeira rodada, é precisa vencer em casa para não se distanciar perigosamente da ponta em grupo tão complicado. Já o Toulouse, após vencer em casa, terá mais facilidade na segunda rodada: visitará os italianos do Benetton Treviso. Mas sem ilusões. Treviso é um bom time, e o Toulouse não poderá dar chances para o azar.

 

Biarritz vai à forra

Após começar com dura derrota diante dos Harlequins, principais oponentes do Grupo 3, o Biarritz busca a sua reabilitação em casa diante do time mais fracos entre todas as equipes de elite da Europa: os italianos do Zebre Rugby. Já os Quins buscarão ampliar a vantagem na ponta em partida diante do Connacht, fora de casa. Na temporada passada, foi justamente o time irlandês que eliminou os londrinos da H Cup, com surpreendente vitória em Galway. O adversário e o local se repetem, cabe apenas aos Quins uma nova história.

 

Saints e Ulster em busca de grande desempenho fora de casa

No Grupo 4, Northampton Saints e Ulster largaram bem na primeira rodada, com vitórias bonificadas em casa. Agora, os dois favoritos visitam seus oponentes, um de olho no desempenho do outro. Os ingleses terão vida mais difícil: enfrentarão o ótimo time francês do Castres, sempre dificílimo de ser batido na Occitânia. O Castres faz ano após ano grandes campanhas no Top 14, mas fraqueja quando vai a gramados internacionais. Em 2012-13, o objetivo do Castres é mudar essa história, e uma vitória sobre os Saints é essencial para alcançá-lo.

O Ulster terá um duro oponente pela frente também: o Glasgow Warriors, da Escócia. As equipes já se enfrentaram nesta temporada pelo Pro12, e o Ulster teve vitória difícil jogando em casa. Para os escoceses, a baixa deverá ser o ponta Seymour, que foi citado por tackle perigoso na derrota dos Warriors diante dos Saints.

 

Grande jogos à vista

O Grupo 5 é muito promissor, com dois grandes jogos no sábado. Vindo de uma sofrida e pouco convincente vitória sobre os Chiefs, o atual campeão europeu Leinster visitará o forte time galês dos Scarlets, que largou muito bem no Pro12, mas sofreu contundente derrota diante do Clermont na primeira rodada. Para os dois times, um grande resultado é necessário para embalar na competição.

O Clermont, por sua vez, fez umas das mais vistosas estreias, e vai com tudo para a segunda rodada. O time francês visitará o forte Exeter Chiefs, que segurou com sua compacta defesa o brilhante Leinster em seu debut na H Cup. Uma grande vitória do Clermont será uma inquestionável prova de força, ao passo que um triunfo dos ingleses embolará por completo o grupo. Para o embate, o Clermont não deverá ter o segunda linha Nathan Hines, citado por pisar em jogador dos Scarlets.

 

Em busca da reação, em busca da grandeza

O Grupo 6 terá dois jogos muito interessados, nos quais os anfitriões irão em busca de suas primeiras vitórias. Em Gales, o Cardiff Blues buscará dar a volta por cima após sofrer uma inesperada virada do Sale Sharks na estreia. O rival, no entanto, será o poderoso Toulon, grande candidato a sensação da temporada. O Toulon começou muito bem sua campanha, com bela vitória sobre o Montpellier, e espera manter a forma. Forma de líder do Top 14 francês. Para a felicidade dos galeses, o capitão Sam Warburton estará de volta ao XV titular.

No outro duelo, o Montpellier buscará a reação em casa contra o Sale Sharks. Os ingleses começaram a Premiership de forma trágica, ocupando a lanterna da competição. Mas, venceram os Blues na estreia, e esperam surpreender também os franceses, o que colocaria a equipe nos trilhos.

 

Heineken cup logo

Heineken Cup – Copa Europeia de Rugby

2ª rodada

Sexta-feira, dia 19 de outubro

16h00 – Glasgow Warriors (Escócia) x Ulster (Irlanda), em Glasgow

16h00 – Castres (França) x Northampton Saints (inglaterra), em Castres

 

Sábado, dia 20 de outubro

9h35 – Scarlets (Gales) x Leinster (Irlanda), em Llanelli

9h35 – Benetton Treviso (Itália) x Toulouse (Franca), em Treviso

12h40 – Saracens (Inglaterra) x Racing Métro (França), em Bruxelas, Bélgica

14h00 – Connacht (Irlanda) x Harlequins (Inglaterra), em Galway

14h00 – Exeter Chiefs (Inglaterra) x Clermont (França), em Exeter

14h00 – Biarritz (França) x Zebre (Itália), em Biarritz

 

Domingo, dia 21 de outubro

9h45 – Munster (Irlanda) x Edinburgh (Escócia), em Edimburgo

9h45 – Cardiff Blues (Gales) x Toulon (França), em Cardiff

12h00 – Leicester Tigers (Inglaterra) x Ospreys (Gales), em Leicester

12h00 – Montpellier (França) x Sale Sharks (Inglaterra), em Montpellier

 

Amlin Challenge Cup

Amlin Challenge Cup – Copa Desafio Europeu

2ª rodada

Quinta-feira, dia 18 de outubro

15h45 – Gloucester (Inglaterra) x Bordeaux (França), em Gloucester

15h45 – Agen (França) x Bath (Inglaterra), em Agen

 

Sábado, dia 20 de outubro

7h00 – Bucharest Wolves (Romênia) x Calvisano (Itália), em Bucareste

9h00 – I Cavalieri Prato (Itália) x London Welsh (Inglaterra), em Prato

11h00 – London Irish (Inglaterra) x Mont-de-Marsan (França), em Reading

11h00 – Worcester Warriors (Inglaterra) x Rovigo (Itália), em Worcester

14h00 – Perpignan (França) x Gernika (Espanha), em Perpignan

16h00 – Stade Français (França) x Grenoble (França), em Paris

16h10 – Dragons (Gales) x Bayonne (França), em Newport

 

Domingo, dia 21 de outubro

10h30 – Mogliano (Itália) x London Wasps (Inglaterra), em Mogliano

 

*Horários de Brasília, ajustado com o horário de verão a partir de domingo