Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Sábado e domingo foram decisivos na Argentina, com o Nacional de Clubes conhecendo seus dois finalistas. E ambos são de Buenos Aires, que fará o campeão argentino pelo terceiro ano seguido – no terceiro ano que o torneio assumiu seu atual formato.

 

Um dos lugares na final já era da capital, com o clássico local entre CUBA e Belgrano. Sem ganhar qualquer título de elite desde 1968 e sem jamais ter sido campeão nacional, o Belgrano encheu de orgulho torcedor com uma inédita classificação ao bater o rival por 33 x 14. O “Marrón” fez um jogo irrepreensível contra os “Universitários”, com um pack dominante que arrancou o primeiro try do jogo aos 26′. No segundo tempo, os forwards do clube do bairro de Palermo fizeram a diferença e asseguraram a vitória com tries do hooker Agustín Gómez di Nardo e do oitavo Alejandro Galli.

- Continua depois da publicidade -

 

No outro duelo, o atual campeão nacional, o Hindú, do subúrbio portenho de Don Torcuato, venceu em Córdoba o forte Tala em jogo sofrido e de virada. Os cordobeses largaram na frente com o abertura e capitão Stéfano Ambrosio, filho do técnico do Brasil, Rodolfo Ambrosio, fazendo o primeiro try da partida, aos 9′. Ambrosio e Diaz Bonilla, do Hindú trocaram penais e antes do intervalo o “Elefante” reduziu com try penal, deixando o placar em Tala 16 x 13 Hindú. Os espaços se fecharam ainda mais no segundo tempo, que começou com Ambrosio chutando novo penal para o Tala, porém, terminou com festa do Hindú, com Camacho fazendo o try do “Elefante” aos 70′, mas sem a conversão a vantagem seguiu com os anfitriões. A tensão foi até o fim e, nos acréscimos, Diaz Bonilla chutou o penal da vitória dos atuais campeões, que garantiram a ida a mais uma final. 21 x 19.

 

Além do Nacional de Clubes, a Argentina ainda viveu as finais do Torneio do Interior A e do Torneio do Interior B, a segunda e terceira divisões nacionais, que contam com clubes de todo o país, exceto Buenos Aires. No Interior A, o título ficou com o Los Tarcos, de Tucumán, que venceu o Jockey Club de Rosario por 25 x 20 e assegurou uma vaga extra para o Noroeste argentino no próximo Nacional de Clubes.

 

Já no Interior B, novo título de um clube tucumano, o Huirapuca, que derrotou o debutante Old Christians, do Uruguai, por 28 x 6. Com a derrota, o Uruguai não terá vaga no Interior A do ano que vem.

 

nacional de clubes

ICBC Nacional de Clubes – Campeonato Argentino

Semifinais

CUBA 14 x 33 Belgrano, em Buenos Aires

Tala 19 x 21 Hindú, em Córdoba
 

Final – dia 21 de maio

Belgrano x Hindú, em Buenos Aires

 

Torneio do Interior – 2ª divisão argentina

Final
Los Tarcos 25 x 20 Jockey Club de Rosario, em Tucumán


Torneio do Interior B – 3ª divisão argentina

Final

Huirapuca 28 x 06 Old Christians, em Tucumán

Foto: UAR/ Gaspafotos/ Pablo Gasparini