Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEO – Sábado foi de final na Argentina, com os gigantes Hindú e Belgrano Athletic fazendo a grande decisão do Nacional de Clubes 2016. A partida entre os dois clubes da URBA (a União de Rugby de Buenos Aires) foi na capital, no campo do Belgrano, que coloriu seu clube de marrom e dourado à espera de seu primeiro título importante desde 1968.

 

Contudo, o Hindú, campeão nacional no ano passado, voltou a se impor e prevaleceu na final, vencendo por 38 x 23. Em jogada em velocidade, Senillosa fez logo no começo o primeiro try dos visitantes, levando o duelo ao intervalo em 16 x 9 para o visitantes. A força do Belgrano estava em seu pack e a resposta veio com try de Francisco Gorrisen no começo da segunda etapa, empatando a disputa em 16 x 16. Porém, o Hindú e sua linha mágica deu o troco em linda jogada finalizada pelo ponta Bautista Álvarez. O Belgrano sentiu o peso do jejum e o outro ponta do Elefantes, Sebastián Cancelliere, correu para o terceiro try. Os Marrons ainda responderam de novo com seus forwards, em try de y Francisco Ferronato, mas Cancelliere, recebendo passe co os pés de Bonilla, fez o try final do Hindú. Festa do clube de Don Torcuato, que comemorou seu segundo título seguido do torneio máximo da Argentina.

- Continua depois da publicidade -

 

Vale ressaltar: o rugby de clubes argentino é amador, por opção, mas ainda assim fez uma festa de gala para celebrar seu campeão.

 

nacional de clubes

ICBC Nacional de Clubes – Campeonato Argentino

Final

Belgrano 23 x 38 Hindú, em Buenos Aires

Lista de campeões do Nacional de Clubes:

1 – Hindú (URBA) – 6 títulos

2 – SIC (URBA) – 4 títulos

3 – Duendes (Rosario) – 3 títulos

4 – Alumni (URBA) – 1 título

CASI (URBA) – 1 título

CUBA (URBA) – 1 título

Jockey Club de Rosario (Rosario) – 1 título

La Plata (URBA) – 1 título

La Tablada (Córdoba) – 1 título

San Cirano (URBA) – 1 título

San Luis (URBA) – 1 título

 

URBA define os participantes do Top 14 e mudanças para 2017

Enquanto Hindú e Belgrano decidiam o título do Nacional de Clubes, as equipes da URBA que não estiveram no torneio nacional encerravam as disputas do URBA Grupo I, a fase de classificação ao URBA Top 14, o principal campeonato de Buenos Aires, disputado após o Nacional de Clubes.

 

Nesse sábado, foram conhecidos 6 classificados, que se somarão no Top 14 aos 7 times da URBA que disputaram o Nacional de Clubes – Hindú, Belgrano, Newman, CUBA, Atlético del Rosario, La Plata e San Luis, que já estavam garantidos.

 

Os tradicionais Alumni, SIC e CASI não decepcionaram no Grupo I e garantiram suas classificações, enquanto o Pucará, que esteve no Top 14 passado, não desapontou e também confirmou seu lugar. As novidades foram Los Tilos e Mariano Moreno, que não estiveram no torneio máximo no ano passado. No próximo sábado, Pueyrredón e Regatas Bella Vista duelarão pela sétima e última vaga no Top 14. A decepção ficou por conta do Lomas Athletic que esteve no Top 14 de 2015, assim como Pueyrredón e Regatas.

 

As demais equipes que disputaram o URBA Grupo I neste ano irão encarar agora o Torneo Reubicación, juntando-se aos 13 melhores do URBA Grupo II. O Reubicación valerá neste ano 12 vagas no remodelado URBA Grupo I do ano que vem, que passará a contar somente com 14 equipes.

 

Em 2017, o URBA Top 14 será também reduzido, para 12 clubes, que serão os 12 melhores do URBA Top 14 de 2016.  Com a criação do Nacional de Clubes B, todos os times que estiverem classificados para o novo URBA Top 12 estarão envolvidos nas competições nacionais no primeiro semestre, enquanto o URBA Grupo I passará a ser disputado ao longo do ano inteiro, em turno e returno, valendo promoção ao URBA Top 12 do ano seguinte. Com isso, o Reubicación será extinto.

 

Classificação do URBA Grupo I de 2016

Grupo A: 1 Alumni, 2 Los Tilos, 3 Mariano Moreno (classificados ao URBA Top 14), 4 Regatas Bella Vista (repescagem), 5 Liceo Naval, 6 Lomas Athletic, 7 San Martín, 8 Banco Nación, 9 Curupaytí, 10 Hurling

 

Grupo B: 1 SIC, 2 CASI, 3 Pucará (classificados ao URBA Top 14), 4 Pueyrredón (repescagem), 5 San Albano, 6 Olivos, 7 Buenos Aires Cricket & Rugby Club – BAC&RC, 8 Gimnasia y Esgrima – GEBA, 9 San Cirano, 10 Matreros

 

Dia 28/05: Regatas x Pueyrredón (Repescagem para o URBA Top 14)

 

Foto: UAR/ Gaspafotos/ Emi Raimondi y UAR/ Gaspafotos/ Dani Salvatori

4 COMENTÁRIOS