Tempo de leitura: 3 minutos

O último final de semana na Argentina foi grande, com a penúltima rodada da primeira fase do Nacional de Clubes já definindo os primeiros classificados às quartas de final. Quatro dos oito times que estarão no mata-mata já foram conhecidos, mas nada menos que cinco vagas ainda estarão em disputa em rodada final emocionante.

 

O Hindú foi o grande destaque da rodada fazendo um jogo, no mínimo, histórico. A equipe de Don Torcuato garantiu vaga antecipada no Grupo 1 com um sonoro massacre sobre o clube mais vitorioso da URBA: o CASI. Foram inimagináveis 75 x 7, com Belisario Agulla marcando um hat-trick contra o rival gigante, mas em crise agora. O resultado eliminou o CASI da disputa e definiu o Grupo 1 ao classificar também o Tucumán Lawn Tennis, que venceu no aperto, 31 x 26, o lanterna Córdoba Athletic.

- Continua depois da publicidade -

 

O Grupo 3 também já foi todo definido com as classificações de Tucumán Rugby e La Plata. Os verdes avançaram com triunfo de 55 x 20 fora de casa sobre o lanterna Jockey Club de Córdoba, ao passo que o La Plata carimbou sua classificação derrotando em casa o Jockey Club de Rosario, 21 x 12, tirando o concorrente da briga. Tucumán e La Plata se enfrentarão na rodada final pelo primeiro lugar.

 

No Grupo 2, Belgrano, Duendes e Pucará brigam pela classificação e estão separados por apenas 2 pontos. O Belgrano lidera a chave, mas ficou no empate em 27 x 27 em casa com o Pucará, em um grande jogo da rodada. O Pucará esteve atrás até os minutos finais, mas arrancou dois penais com menos de 5 minutos para o apito final e sobreviveu na briga. Na rodada final, o Pucará receberá o Duendes, em jogo que valerá a classificação para ambos. O Duendes no sábado passado fez sua parte e bateu o Urú Curé por 28 x 13. O Uru Curé receberá o Belgrano, que depende de muito pouco para assegurar a vaga (apenas um empate no outro jogado somado a uma derrota sua poderia tirar o Belgrano do mata-mata).

 

Por fim, no Grupo 4, a liderança é do atual campeão CUBA, que soma dois pontos a mais que Newman e Tala. O CUBA fez sua parte e fez 42 x 19 no eliminado Universitario e, no sábado, decidirá sua classificação fora de casa diante do Tala. O time de Córdoba vacilou e foi superado pelo Newman, 24 x 20, caindo para o terceiro lugar do grupo. Gonzalo Taboada, aos 64′, fez o try da vitória do time de Felipe Contepomi. Na última rodada, o Newman dependerá de uma vitória em Rosario sobre o Universitario para avançar.

 

Campeonato Uruguaio viveu sua segunda rodada

Enquanto isso, no Uruguai, sem nenhuma surpresa. O destaque ficou por conta do único time de fora de Montevidéu, o Trébol, que venceu em Paysandú o Old Christians por 14 x 11. Carrasco Polo e Old Boys venceram novamente com bônus e são os únicos com 10 pontos no campeonato.

 

nacional de clubes

ICBC Nacional de Clubes – Campeonato Argentino

Hindú 75 x 7 CASI, em Don Torcuato

Tucumán Lawn Tennis 31 x 26 Córdoba Athletic, em Tucumán

Duendes 28 x 13 Urú Curé, em Rosario

Belgrano Athletic 27 x 27 Pucará, em Buenos Aires

La Plata 21 x 12 Jockey Club Rosario, em La Plata

Jockey Club de Córdoba 20 x 55 Tucumán RC, em Córdoba

CUBA 42 x 19 Universitario de Rosario, em Buenos Aires

Newman 24 x 20 Tala, em Benevidez

 

ClubesJogosPontos
Grupo 1
Hindú Club626
Tucumán Lawn Tennis614
CASI612
Córdoba Athletic605
Grupo 2
Belgrano Athletic618
Pucará617
Duendes614
Urú Curé606
Grupo 3
Tucumán RC622
La Plata618
Jockey Club de Rosario611
Jockey Club de Córdoba604
Grupo 4
Newman619
Tala618
CUBA617
Universitario de Rosario600

 

Campeonato Uruguaio – 1ª Divisão

Trébol 14 x 11 Old Christians

Los Cuervos 43 x 12 PSG

Carrasco Polo 47 x 17 Montevideo Cricket

Champagnat 8 x 31 Old Boys