Tempo de leitura: 2 minutos

ARTIGO ATUALIZADO – A França acordou na segunda-feira em choque. Os dois clubes de Paris, que vinham construindo uma interessante rivalidade na era profissional do Top 14, anunciaram uma fusão para a próxima temporada. Isso mesmo. Racing e Stade Français serão um time só. Exato, o campeão de 2016 se juntará ao campeão de 2015 e o dérbi de Paris deixará de existir. É a fusão do clube de 3º maior orçamento da França, o Stade Français, com o 5º maior orçamento, o Racing.

 

O nome da nova equipe ainda não foi anunciado, porém, ele deverá unir Racing e Stade Français, ao passo que o Métro, clube que se fundiu ao Racing em 2001, dando origem ao atual Racing Métro, renomeado “92” apenas em 2015, deverá ser deixado no esquecimento. A casa do novo time será a partir de outubro a moderníssima U-Arena 92, estádio coberto para 32 mil pessoas no subúrbio parisiense de Nanterre que o Racing está construindo. Entre agosto e outubro, o time jogará no estádio do Stade Français, o também novíssimo Stade Jean Bouin, reinaugurado após reforma em 2013, com 20 mil lugares e sede atual da etapa francesa da Série Mundial de Sevens. O futuro do Stade Jean Bouin também está gerando polêmica, pois o estádio é de propriedade da prefeitura e teve sua reforma paga com o intuito de servir ao rugby (porém, no momento ele também vem sendo usado por um clube de futuro, o Red Star, da segunda divisão francesa).

- Continua depois da publicidade -

 

A recepção à notícia foi de revolta da parte de muitos torcedores dos dois lados e de ameaça de greve entre jogadores, uma vez que hoje os dois clubes somam 90 atletas e apenas 45 jogarão pelo novo time. Em declaração em coletiva de imprensa, Jacky Lorenzetti, presidente do Racing, e Thomas Savare, presidente do Stade Français, comentaram que as negociações vem ocorrendo há pouco mais de 1 mês, o que também levou aos questionamentos sobre o estudo de sua real viabilidade e impacto nos torcedores. Para Lorenzetti e Savare, a proposta do clube é de ser o representante da região de Paris no campeonato e ser uma potência dominante com estabilidade no topo. Tal preocupação ocorre pelo fato de ambos, Stade Français e Racing, terem feito campanhas muito ruins no Top 14 logo após serem campeões. Hoje, o Racing ocupa apenas o 7º lugar do Campeonato Francês e o Stade Français está no perigoso 12º lugar.

 

A fusão não deverá afetar os juvenis e o feminino, que se manterão independentes e separados em um primeiro momento. Os presidentes afirmaram que o novo clube parisiense dará muito apoio às categorias de base.

 

Resta ainda um comunicado da liga francesa para decidir se somente 1 clube, e não mais 2, será rebaixado ao final da temporada, o que daria vida nova às temporadas de Grenoble e Bayonne.

3 COMENTÁRIOS