Tempo de leitura: 2 minutos

ARTIGO COM VÍDEO – Uma alegria para o torcedor inglês de rugby… league. Hoje, em Leigh, na região metropolitana de Manchester, a Inglaterra enfrentou a França em amistoso de rugby league, preparando-se para a série de três partidas contra a Nova Zelândia que começa no próximo mês.

 

Apesar do passado mais que respeitável da França na modalidade de 13 jogadores, a Inglaterra encontrou uma facilidade sem tamanho para fazer seus tries e impor seu jogo. Nada menos que 84 x 4 no marcador, e 15 tries no total para os ingleses, mostrando que, apesar da França contar com um clube na Super League inglesa, precisa de muito mais que uma equipe profissional para reencontrar seu caminho no rugby league. Os franceses não derrotam os ingleses desde 1990.

- Continua depois da publicidade -

 

Já na Escócia foi a vez da seleção da casa enfrenta a Irlanda, em partida válida pela Copa Europeia de Rugby League (que não conta com a participação da Inglaterra). A Irlanda deu a volta por cima da derrota na estreia e venceu a Escócia no sufoco, 24 x 22. Com o placar, a Escócia não tem mais chance de título, enquanto a Irlanda se igualou na primeira posição com Gales e França.

 

Amistoso

Inglaterra 84 x 4 França, em Leigh

 

Campeonato Europeu de Rugby League

Escócia 22 x 24 Irlanda, em Galashiels

 

Classificação: 1 França, 2 pontos; 2 Gales, 2 pontos; 3 Irlanda, 2 pontos; 4 Escócia, 0 pontos.

 

França ganha mais um time profissional na liga inglesa

Apesar da derrota esmagadora para a Inglaterra, o rugby league francês teve o que comemorar nesta semana: a entrada do Toulouse Olympique na terceira divisão do rugby league inglês, a semi-profissional Kingstone Press League 1. Até o momento, a França conta com apenas um clube profissional, o Catalan Dragons, de Perpignan, que atualmente disputa a Super League, a divisão máxima do rugby de XIII da Inglaterra. A entrada do Toulouse Olympique abre agora mais uma possibilidade de crescimento para atletas franceses de rugby league dentro de uma liga profissional.

 

A League 1 ainda terá a entrada de mais um clube, o Nottingham Outlaws, expandindo a competição para 16 clubes.Para 2017, há conversas em andamento para a entrada de um terceiro time francês, o Cathars Chevaliers (ou Aude XIII).

 

Com isso, as três divisões do rugby league inglês profissional ficaram da seguinte maneira:

 

Super League (1ª divisão): Leeds Rhinos, Wigan Warriors, St Helens Saints, Huddersfield Giants, Castleford Tigers, Warrington Wolves, Catalan Dragons, Hull FC, Hull Kingston Rovers, Widnes Vikings, Salford Red Devils e Wakefield Wildcats.

Championship (2ª divisão): Bradford Bulls, Halifx RLFC, Sheffield Eagles, Leigh Centurions, Featherstone Rovers, Dewsbury Rams, London Broncos, Workington Town, Batley Bulldogs, Whitehaven RLFC, Oldham Roughyeds e Swinton Lions.

League 1 (3ª divisão): Hunslet Hawks, Doncaster RLFC, Keighley Cougars, York City Knights, North Wales Crusaders, Rochdale Hornets, Barrow Raiders, Newcastle Thunder, Gloucestershire All Golds, Oxford RLFC, London Skolars, Coventry Bears, Hemel Stags, South Wales Scorpions, Nottingham Outlaws e Toulouse Olympique.