Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – A terceira rodada da Champions Cup, a Copa Europeia, foi de mais quatro vitórias para clubes ingleses, que já lideram quatro dos cinco grupos da competição, com três times ainda invictos: Saracens, Bath e Leicester. O único grupo que saiu do controle britânico foi o Grupo 3, liderado pelos franceses do Racing, de Paris, único time 100% até aqui. No entanto, destaque também para a máquina Toulon, que começou a engrenar com importante vitória sobre o Leinster.

 

Toulouse afunda, Saracens impecável

- Continua depois da publicidade -

O Grupo 1 vem sendo dominado pelos Saracens, que seguem implacáveis na Champions Cup. Os londrinos desta vez viajaram aos Alpes e não deram chances ao Oyonnax, anotando 45 x 10, com direito a 24 x 3 no intervalo e seis try no total.

 

Na segunda posição vem agora o Ulster, que conquistou sua primeira vitória em grande estilo, aplicando sonoros 38 x 0 sobre o Toulouse, que pela primeira vez em sua história passou um jogo da Copa Europeia sem anotar pontos. Uma partida desastrosa para os franceses, que viram Niall Williams, Andrew Trimble, Luke Marshall (recebendo majestoso passe com os pés de Pienaar), McCloskey e Chris Henry fazendo os tries irlandeses.

 



 

Exeter derruba Clermont e assume a liderança do Grupo 2

No Grupo 2, os ingleses do Exeter Chiefs, pouco badalados, assumiram a liderança isolada com uma maiúscula vitória sobre o poderoso Clermont. Hosea Gear inaugurou o marcador para os franceses no começo da partida, e Rougerie ampliou para os visitantes, fazendo 14 x 3 em 18 minutos do que parecia ser uma sólida vitória dos atuais vice-campeões. Só parecia. Waldrom, em boa série de fases, reduziu antes do intervalo para os ingleses, e o segundo tempo foi de domínio completo dos Chiefs. Waldrom fez mais um novamente no pick and go, aos 46′, e o domínio territorial do Exeter foi premiado no fim, com Armando cruzando o in-goal, aos 73′, e Lees garantindo o bônus ofensivo no apagar das luzes. 31 x 14 memoráveis.

 

Na cola dos ingleses vem os galeses do Ospreys, que impuseram mais uma derrota ao rugby francês: 19 x 16 sobre o Bordeaux. Os franceses começaram bem, colocando-se na frente aos 30′, com try de Le Bourhis, com a bola bem trabalhada de mãos. Mas, com quatro penais, um try (aos 51′) e uma conversão Dan Biggar foi o nome do jogo para os donos da casa.

 

Racing 100%, salvando o orgulho francês

O Grupo 3 é o único dominado por um clube da França: os parisienses do Racing, apesar de terem um jogo a menos que os ingleses do Northampton Saints, assumiram a liderança isolada com a segunda vitória bonificada em dois jogos. Jogando em casa, o Racing não deu chances ao rival inglês fazendo 33 x 3, com Dan Carter jogando demais e conduzindo os alvicelestes ao triunfo. Chavancy, Ben Arous, Dulin duas vezes (a primeira em bela interceptação nas 22 de defesa, e o segundo recebendo offload do gigante Tameifuna) e Imhoff guardaram os tries franceses.

 

Enquanto isso, os escoceses do Glasgow Warriors renasceram com uma acachapante vitória sobre os galeses do Scarlets: 43 x 6, depois de duro primeiro tempo encerrado em somente 10 x 3. O fijiano Taqele Naiyaravoro foi o nome da vitória com três tries.

 

Leicester vence fora de casa o Munster

Pelo Grupo 4, o destaque está com os ingleses do Leicester Tigers, que chegaram à terceira vitória em três jogos. E não poderiam ter feito de forma melhor, vencendo o Munster na fortaleza de Thomond Park. Os ingleses despontaram ainda no primeiro tempo, com Goneva atropelando aos 32′, após bela troca de passes dos Tigers. Quatro minutos depois, Michael Fitzgerald rompeu a defesa, elevando o marcador a 18 x 6. No segundo tempo, Cronin ensaiou a reação irlandesa com o primeiro try vermelho, mas Ben Youngs deu o troco seis minutos depois com o terceiro try de Leicester. Aos 66′, Sherry colocou novamente os anfitriões no páreo, mas dois penais de Bell deram números finais à vitória dos verdes. 31 x 19.

 

No outro embate do grupo, tudo esperado, com o Stade Français passando pelos italianos do Treviso por 50 x 17.

 

Toulon e Bath crescem

O Grupo 5 se consolidou como o genuíno grupo da morte, com um domingo de gala. O Toulon renasceu alcançando sua primeira vitória em dois jogos, com um triunfo em casa sobre o outrora poderoso Leinster, que praticamente se vê de fora da briga depois de sofrer pela primeira vez na história sua quarta derrota seguida na Copa Europeia. E os galáticos não deixaram dúvidas, com Steffon Armitage fazendo os dois únicos tries do jogo, enquanto Escandé guardou outros quatro penais.

 

No outro jogão da jornada, o dérbi inglês em Coventry entre Wasps e Bath terminou com o fim da campanha invicta do Wasps. 25 x 23 empolgantes a favor de Bath, que mostrou a qualidade de sua linha correndo para três tries contra apenas um do oponente. A indisciplina do Bath manteve os Wasps vivos até o fim, com Ruaridh Jackson muito bem nos penais. A virada veio somente com nada menos que quatro minutos acréscimo, quando o Bath manteve a bola viva até Anthony Watson fazer o try do empate e George Ford guardar a conversão da vitória.

 


 

champions cup logo

Rugby Champions Cup 2015-16 – Copa Europeia de Rugby

Grupo 1

Ulster 38 x 00 Toulouse, em Belfast

Oyonnax 10 x 45 Saracens, em Oyonnax

 

Grupo 2

Exeter Chiefs 31 x 14 Clermont, em Exeter

Ospreys 19 x 16 Bordeaux, em Swansea

 

Grupo 3

Glasgow Warriors 43 x 06 Scarlets, em Glasgow

Racing 33 x 03 Northampton Saints, em Paris

 

Grupo 4

Benetton Treviso 17 x 50 Stade Français, em Treviso

Munster 19 x 31 Leicester Tigers, em Limerick

 

Grupo 5

Toulon 24 x 09 Leinster, em Toulon

Wasps 23 x 25 Bath, em Coventry

 

ClubePJVED4+7-PPPCSP
Engenharia Mack3066006023573162
Unip2364025219513164
Direito Mack2164024114310637
Puc16630331124144-20
Maua1162042115313221
Pacto Mack651041163104-41
Ufabc050050035237-202

 
Foto: David Jones/Getty Images