Tempo de leitura: 2 minutos

O World Rugby anunciou hoje a sede da próxima Copa do Mundo de Rugby Feminino. A honra de receber a mais importante competição do XV feminino mundial caberá à Irlanda, que em 2017 será a sede da oitava edição do torneio.

 

Criada em 1991 pela extinta Federação Internacional de Rugby Feminino e organizada oficialmente pelo IRB (atual World Rugby) desde 1998, a Copa do Mundo Feminina acontece de quatro em quatro anos e, assim como a Copa do Mundo de Sevens, teve o ano de sua próxima edição alterado a fim de se acomodar em um novo calendário internacional. A última edição ocorreu em 2014, mas com o intuito de ser realizado dois anos após a Copa do Mundo Masculina, o Mundial Feminino passará a ser disputado em anos ímpares, a partir de 2017.

- Continua depois da publicidade -

 

O torneio deverá manter seu atual formato, com 12 seleções, com duas cidades recebendo as partida: Dublin, capital da República da Irlanda, que receberá as partidas da primeira fase no campo da UCD (University College Dublin), e Belfast, capital da Irlanda do Norte, que receberá as finais no campo da  Queen’s University e no remodelado Kingspan Stadium, casa do Ulster, com capacidade para mais de 18 mil torcedores, que será o palco da grande final.

 

De acordo com o World Rugby, hoje no mundo já são mais de 1,7 milhão de jogadoras de rugby, crescente a cada ano.

 

Lista de campeãs

Ano – sede – campeão

1991 – Gales – Estados Unidos campeão

1994 – Escócia – Inglaterra campeã

1998 – Holanda – Nova Zelândia campeã

2002 – Espanha – Nova Zelândia campeã

2006 – Canadá – Nova Zelândia campeã

2010 – Inglaterra – Nova Zelândia campeã

2014 – França – Inglaterra campeã