Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Enquanto All Blacks e British and Irish Lions se enfrentavam na Nova Zelândia, o Super Rugby voltava à ativa com sul-africanos, argentinos e japoneses em ação. E a rodada, que foi a penúltima ou antepenúltima para essas equipes, foi concluída com a definição do último classificado à quartas de final: os Stormers, que se somaram a Lions, Sharks, Crusaders, Hurricanes, Chiefs, Highlanders e Brumbies como as equipes que avançarão à fase de mata-mata da competição, restando apenas conhecer quais serão os confrontos.

Os Stormers visitaram os Cheetahs e produziram um jogo vistoso, empolgante e cheio de alternativas com 10 tries. Os Stormers largaram na frente com try de Cheslin Kolbe logo aos 2′, mas os Cheetahs responderam aos 7′ com try Reniel Hugo. Damian Willemse correu para dar o troco a favor dos visitantes aos 20′ e Kolbe marcou mais um aos 28′. Aos 30′, Seabelo Senatla marcou o quarto try dos Stormers, dando a entender que o jogo seria um massacre. Entretanto, os laranjas reagiram antes do intervalo com try de Elandre Huggett. Na volta dos vestiários, Kolbe cruzou pela terceira vez o in-goal para os Stormers, mas os tries de Clinton Swart e Raymond Rhule viraram o marcador a favor dos Cheetahs, que só deixaram escapar a vitória pelo try de Sikhumbuzo Notshe aos 73′ para o time do Cabo, quando os dois times jogavam com 14 homens após um vermelho para cada lado. 40 x 34, placar final.

Já classificados, os Sharks receberam os Bulls, que dependiam de uma vitória dos Cheetahs para seguirem sonhando com a vaga. Os Bulls acabaram fazendo seu melhor jogo na temporada e venceram em Durban por 30 x 17. Nick de Jager fez o primeiro try dos visitantes logo no início, mas Thomas du Toit deu a resposta com try para os Sharks aos 17′. Porém, o fullback Warrick Gelant estava com tudo e cravou 2 tries em sequência para os visitantes, colocando 20 x 10 no placar. A estrela ascendente Curwin Bosch respondeu com o segundo try para os donos da casa aos 54′, mas Geland correu para seu hat-trick (3 tries) logo na sequência, fazendo o último try da peleja.

- Continua depois da publicidade -

 

Em Buenos Aires, os Jaguares decepcionaram o torcedor argentino mais uma vez, depois dos Pumas terem alegrado o torcedor com vitória no sábado anterior sobre a Geórgia. De volta à liga e sob o comando do técnico Raul Pérez, cada vez mais criticado, o time argentino sucumbiu em casa diante do pouco badalado Kings por 31 x 30 na noite de sexta.

Aos 16′, Leguizamón guardou o primeiro try do jogo para os argentinos, mas a virada veio com 2 tries seguidos dos sul-africanos, com Vulindlu e Mapimpi. Boffelli e Sánchez responderam antes do intervalo com 2 tries para os Jaguares, que pareciam retomar o caminho certo na partida. Tuculet fez mais um logo após a volta dos vestiários e o time da casa relaxou mais do que devia. Os Kings logo voaram com Mapimpi fazendo seu segundo try, deixando o placar perigosamente em aberto. Aos 71′, veio o golpe fatal da virada sul-africana, com Mjekevu. Kings 31 x 25 na frente. O golpe levou os Jaguares para cima e Tuculet apanhou dentro do in-goal chute cruzado para apoiar o try que poderia ter dado a vitória aos argentinos. Mas Diaz Bonilla jogou fora a conversão (a 4ª perdida pelos argentinos em 5 chutadas) e o placar acabou sendo cruel com os sul-americanos: Kings 31 x 30.


Pior que os argentinos na competição estão os japoneses, que já são alvo de críticas sobre sua permanência na liga. Os Sunwolves se afundaram como os piores do Super Rugby ao serem massacrados pelos Lions, melhor time da África do Sul, por 94 x 07. Foram nada menos que 14 tries para o time de Joanesburgo, com destaque para o hat-trick de Ruan Combrinck, 2 tries de Jaco Kriel e 2 tries de Kwagga Smith.

Os times australianos voltarão às disputas na semana que vem, ao passo que os neozelandeses somente após o fim do tour dos Lions.

 

Super Rugby logo

Super Rugby – Liga do Hemisfério Sul

Sharks 17 x 30 Bulls

Jaguares 30 x 31 Kings

Cheetahs 34 x 40 Stormers

Lions 94 x 07 Sunwolves

 

EquipeConferência*PaísCidadeJogosPontos
Grupo Australásia
CrusadersNeozelandesaNova ZelândiaChristchurch1563
HurricanesNeozelandesaNova ZelândiaWellington1558
ChiefsNeozelandesaNova ZelândiaHamilton1557
HighlandersNeozelandesaNova ZelândiaDunedin1551
BluesNeozelandesaNova ZelândiaAuckland1537
BrumbiesAustralianaAustráliaCanberra1534
ForceAustralianaAustráliaPerth1526
RedsAustralianaAustráliaBrisbane1521
WaratahsAustralianaAustráliaSydney1519
RebelsAustralianaAustráliaMelbourne1509
Grupo África do Sul
LionsÁfrica 2África do SulJoanesburgo1565
StormersÁfrica 1África do SulCidade do Cabo1543
SharksÁfrica 2África do SulDurban1542
JaguaresÁfrica 2ArgentinaBuenos Aires1533
KingsÁfrica 2África do SulPorto Elizabeth1528
CheetahsÁfrica 1África do SulBloemfontein1521
BullsÁfrica 1África do SulPretória1520
SunwolvesÁfrica 1JapãoTóquio1512
- Vitória = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota = 0 pontos;
– Vencer marcando 3 ou mais tries que o oponente = 1 ponto extra;
– Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

Classificam-se às quartas de final:
- o 1º colocado de cada uma das 4 conferências*;
- mais três equipes de melhor campanha no Grupo Australásia;
- mais a equipe de melhor campanha no Grupo África do Sul;

 

Próxima rodada

Dia 07/07 – Reds x Brumbies

Dia 07/07 – Force x Rebels

Dia 08/07 – Waratahs x Jaguares

Dia 08/07 – Bulls x Kings

Dia 08/07 – Stormers x Sunwolves

 

Foto: Kings x Jaguares – Super Rugby