Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – No último final de semana, o Japão parou para o encerramento de sua temporada doméstica, com a disputa da grande final do All Japan Rugby Championship, a Copa do Japão. E em vitória apertada no Principe Chichibu lotado, o Suntory Sungoliath fechou a temporada ganhando tudo que disputou, com a dobradinha de Top League e All Japan Championship. Vitória na final sobe o Panasonic Wild Knights, para terminar a temporada invicto.

 

Apenas Kosei Ono pontuou para os amarelos de Tóquio, cinco pênaltis chutados. Aos 16 minutos da segunda etapa, Daniel Heenan anotou um try para os azuis após abafar a saída de bola do scrumhalf Yutaka Nagare e mergulhar no ingoal, vitória momentânea do Panasonic por 10 a 9, mas como dito, ainda caberia mais dois dos cinco acertos de Ono para fechar a conta aos 25 minutos do segundo tempo. Placar Final: Sungoliath 15, Panasonic Wild Knights 10. Destaque na partida para duelo de lendas dos Wallabies, com George Smith, pelo Sungoliath, levando a melhor sobre David Pocock, do Wild Knights, comandado pelo técnico neozelandês multicampeão Robbie Deans.

- Continua depois da publicidade -

Sem mais rebaixamentos

Nesse fim de semana também foram jogadas as três repescagens da Top League, com os times classificados entre o 13º e o 15º lugares encarando os times classificados de 2º a 4º na segunda divisão. E os times da Top League prevaleceram, mantendo-se na elite. O Kintetsu Liners não teve problemas para aplicar 47 x 00 no Kyuden Voltex, ao passo que o Coca-Cola Red Sparks prevaleceu contra o Hino Red Dolphins, 32 x 22. Já o Toyota Industries Shuttles, mais ameaçado, se reergueu e venceu o bom Mitsubishi Sagamihara Dynaboars por 33 x 21.

 

Mais mudanças no rugby nipônico

Apesar da folga no calendário que sempre fomenta a JRFU, dois vícios perseguem o campeonato japonês, as mudanças de regulamento e as variações de público. A edição 2015-2016 conheceu as grandes multidões, muitos jogos tiveram públicos altos. O chamado mata-mata traz a chance de título para mais equipes e chama a atenção do torcedor ante ao mais justo por muitos: os pontos corridos.

 

A edição 2017-2018 trará uma tabela confusa para tentar dar mais tempo de preparação para o Sunwolves. Apesar de fazer sucesso fora das quatro linhas a franquia do Super Rugby novamente fará uma temporada bem menos badalada que as demais equipes. A JRFU acreditaria que diminuindo os jogos dos times no nacional sobraria tempo para o desenvolvimento dos Sunwolves nas próximas duas pré-temporadas.

 

Cada equipe da Top League fará 13 jogos. Estas 16 se dividirão em 2 grupos com 8 equipes. 7 jogos serão realizados dentro do grupo e mais 6 contra times do outro grupo. O All Japan, copa do Japão, será fundido e corresponderá a fase semifinal, onde primeiros e segundos colocados de cada grupo se enfrentarão.

 

Nem tudo é confusão! Os 3 piores da classificação geral enfrentarão os 3 melhores da reformulada segunda divisão, a Top Challenge. Esta agora contará com 8 equipes que jogarão em turno único e a fase de “mata-mata”, sendo que o primeiro estará promovido automaticamente para a primeira divisão da temporada seguinte.

 

Mais um japonês no Super Rugby?

O Panasonic Wild Knights seria o próximo time a ingressar no Super Rugby. Este é o mais novo rumor e a equipe realmente fará como casa o estádio de Kumagaya, subúrbio de Tóquio, que está sendo reformado para a Copa do Mundo de 2019. O plano seria uma estrutura 100% profissional para ser a 19ª franquia do Super Rugby em 2020.  Será?

 

japão logo novo copiar

All Japan Rugby Championship – Copa do Japão

Final

Suntory Sungoliath 15 x 10 Panasonic Wild Knights

 

Top 5 de campeões do All Japan Rugby Championship

1 – Kobelco Steelers – 9 títulos

2 – Kamaishi Seawaves – 8 títulos

3 – Suntory Sungoliath – 7 títulos

4 – Toshiba Brave Lupus – 6 títulos

5 – Panasonic Wild Knights – 5 títulos

 

Top League copy copy

Top League – Campeonato Japonês

Repescagens

Kintetsu Liners 47 x 00 Kyuden Voltex

Coca-Cola Red Sparks 32 x 22 Hino Red Dolphins

Toyota Industries Shuttles 33 x 21 Mitsubishi Sagamihara Dynaboars

 

Liners, Red Sparks e Shuttles permancerão na Top League em 2017-18

 

Top League 2017-18

Grupo A: Suntory Sungoliath, Kobelco Steelers, NTT Shining Arcs, Toyota Verblitz, Toshiba Brave Lupus, Kubota Spears, Kintetsu Liners e NTT-Docomo Red Hurricanes;

Grupo B: Yamaha Jubilo, Panasonic Wild Knights, Ricoh Black Rams, Canon Eagles, NEC Green Rockets, Munakata Sanix Blues, Coca-Cola Red Sparks e Toyota Industries Shuttles;

 

Top Challenge 2017-18 (nova 2ª divisão)

Grupo Único: Honda Heat, Mitsubishi Dynaboars, Hino Red Dolphins, Kyuden Voltex, Chubu Electric Power, Chugoku Electric Power, Kamaishi Seawaves e Mazda Blue Zoomers;

 

Escrito por: Leandro Vieira

Foto: JaponRugby.net