Tempo de leitura: 2 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Depois do Rio de Janeiro, as três próximas cidades que receberão os Jogos Olímpicos e, consequentemente, o melhor do seven-a-side mundial, serão Tóquio (Japão), Paris (França) e Los Angeles (Estados Unidos).

Em 2020, Tóquio será a grande sede dos Jogos Olímpicos e, na semana passada, o Comitê Olímpico Internacional confirmou que Paris e Los Angeles serão as sedes das edições de 2024 e 2028, ainda a confirmar quem receberá o evento em cada ano. Ao que tudo indica, Paris receberá a edição de 2024, já que o ano marcará 100 anos da última vez que a capital francesa recebeu os Jogos Olímpicos (aliás, 1924 foi a última vez que o Rugby XV foi esporte olímpico). Porém, somente em setembro saberemos com certeza a ordem das Olimpíadas francesa e americana.

O rugby sevens está garantido em todos esses eventos e nós já sabemos quais serão os estádios que receberão a bola oval. Confira!

- Continua depois da publicidade -

 

Tóquio 2020

Estádio: Tōkyō Sutajiamu – Ajinomoto Stadium

Capacidade: 50.000 lugares

Histórico: O Tōkyō Sutajiamu, mais conhecido como Ajinomoto Stadium (pelo nome comercial), é o principal estádio de futebol de Tóquio, casa dos clubes Tokyo FC. e Verdy Tokyo. O estádio não costuma receber o rugby, pois a casa do rugby japonês é o estádio Príncipe Chichibu, que já recebeu etapas da Série Mundial de Sevens e é a casa do Sunwolves, do Super Rugby. Porém, o Ajinomoto recebeu em 2017 o amistoso de Rugby XV entre Japão e Irlanda e foi escolhido para o Tóquio 2020 por abrigar mais torcedores, prometendo recorde para o rugby olímpico.

Paris 2024/2028

Estádio: Stade Jean-Bouin

Capacidade: 20.000 lugares

Histórico: O Stade Jean-Bouin é a casa do clube de rugby Stade Français, do Top 14, e é o atual palco do Paris Sevens, a etapa francesa da Série Mundial de Sevens. O estádio foi reconstruído em 2013 e recebeu as finais da Copa do Mundo Feminina de 2014. Um palco próprio do rugby na Cidade Luz.

Los Angeles 2028/2024

Estádio: South Bay Sports Park – StubHub Stadium

Capacidade: 30.000 lugares

Histórico: O estádio do time de futebol Los Angeles Galaxy, da Major League Soccer, está localizado no subúrbio de Carson e foi já palco da etapa dos Estados Unidos da Série Mundial de Sevens, entre 2004 e 2006, além de ter recebido já partidas da seleção de Rugby XV dos Estados Unidos (a última em 2014, contra o Japão). O StubHub Center (como é conhecido hoje o estádio comercialmente) não será um novato na nossa bola oval.

Foto de capa: Paris Sevens 2016 – World Rugby