Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEO – A terça-feira marcou o fim dos duelos entre os British and Irish Lions e os times neozelandeses do Super Rugby. E o resultado foi um empate de 31 x 31 com os Hurricanes, em Wellington, capital da Nova Zelândia, e que foi amargo para os Lions, pois os britânicos lideraram o placar da partida durante quase todo o tempo e cederam no fim o empate. No total, contra as oposições do Super Rugby, os Lions venceram 2 partidas (Crusaders e Chiefs), empataram 1 (Hurricanes) e perderam 2 (Blues e Highlanders). Agora, o foco é 100% nos All Blacks, com o segundo e decisivo jogo no próximo sábado, em Wellington.

Os visitante começaram fortes a partida, abrindo o marcador com penal aos 10′ de Dan Biggar. Os Hurricanes cometiam muitos erros de mãos e penais, não evoluindo seu jogo na primeira etapa. Coube aos britânicos se imporem e o primeiro try saiu por oportunismo e foi todo escocês. Greig Laidlaw interceptou passe neozelandês no campo de defesa aos 17′, disparou e serviu seu compatriota Tommy Seymour para correr para o try inaugural da partida.

A resposta dos ‘Canes saiu aos 27′, com os kiwis apostando no jogo de contato e sendo premiados com Gibbins rompendo a defesa vermelha no pick and go para reduzir o marcador com o primeiro try dos aurinegros. Porém, o período era favorável aos Lions na maior parte dos quesitos. Biggar chutou mais 2 penais, aos 22′ e aos 31′, e, aos 36′ saiu o segundo try, com Biggar chutando algo para Halfpenny atrapalhar a recepção de bola neozelandesa, sobrando para Henderson servir George North, que correu para o segundo try dos Leões. 23 x 07.

- Continua depois da publicidade -

Tudo mudou na volta dos vestiários, com os Hurricanes voltando com tudo e atropelando para seu segundo try logo aos 41’ com Laumape disparando na ponta, imparável. Os ‘Canes ainda somaram um penal aos 50′ com Jordie Barrett, mas os 10 pontos não abalaram imediatamente os britânicos, que seguiram trabalhando bem seus ataques. Aos 53′, Henderson teve seu try no pick and go anulado, sem conseguir apoiar a bola no in-goal. Porém, os vermelhos mantiveram a posse de bola no ataque e armaram uma rápida troca de passes até a ponta, com Seymour correndo para seu segundo try no jogo, abrindo 31 x 17.

O momento era dos Lions e, aos 62′, George North teve tudo para liquidar a disputa correndo na ponta para mais um try, porém o galês pisou na linha e novamente os Leões não tiveram seus 5 pontos. A resposta foi rápida e acabou tendo um impacto decisivo no jogo britânico. Aos 67′, os Hurricanes pressionaram e Wes Goosen recebeu livre na ponta após passe longo e disparou para reduzir o marcador para os neozelandeses.

O golpe foi sentido pelos Lions e o fim do jogo foi todo do time de Wellington. Aos 70’, a quebra de tackle de Laumape levou os ‘Canes mais adiante e Vaea Fifita rompeu na base do ruck para mergulhar para o try do empate neozelandês, quando os Lions jogavam com um homem a menos por amarelo para Henderson.

A pressão final dos Lions foi quase devastadora e Laumape quase rompeu para mais um try, mas o TMO não validou a ação, com um knock-on. Foi apenas no apagar das luzes que os Lions voltaram a ter a bola no ataque e já com o tempo esgotado Biggar arriscou o drop goal da vitória, que saiu curto demais. Fim de papo e 31 x 31 no Westpac Stadium, que agora aguarda por Lions e All Blacks no dia 1º de julho.

 

31versus copiar31

Hurricanes 31 x 31 British and Irish Lions, em Wellington

Árbitro: Romain Poite (França)

Hurricanes

Tries: Gibbins, Laumape, Goosen e Fifita

Conversões: J Barrett (4)

Penais: J Barrett (1)

15 Jordie Barrett, 14 Nehe Milner-Skudder, 13 Vince Aso, 12 Ngani Laumape, 11 Julian Savea, 10 Otere Black, 9 Te Toiroa Tahuriorangi, 8 Brad Shields (c), 7 Callum Gibbins, 6 Vaea Fifita, 5 Sam Lousi, 4 Mark Abbott, 3 Jeff To’omaga-Allen, 2 Ricky Riccitelli, 1 Ben May;

Suplentes: 16 Leni Apisai, 17 Chris Eves, 18 Mike Kainga, 19 James Blackwell, 20 Reed Prinsep, 21 Kemara Hauiti-Parapara, 22 Wes Goosen, 23 Cory Jane;

Lions

Tries: Seymour (2) e North

Conversões: Biggar (2)

Penais: Biggar (4)

15 Jack Nowell, 14 Tommy Seymour, 13 Jonathan Joseph, 12 Robbie Henshaw, 11 George North, 10 Dan Biggar, 9 Greig Laidlaw, 8 CJ Stander, 7 Justin Tipuric, 6 James Haskell, 5 Courtney Lawes, 4 Iain Henderson, 3 Dan Cole, 2 Rory Best (c), 1 Joe Marler;

Suplentes: 16 Kristian Dacey, 17 Allan Dell, 18 Tomas Francis, 19 Cory Hill, 20 George Kruis, 21 Gareth Davies, 22 Finn Russell, 23 Jared Payne;

Foto: Hurricanes