CAR

Tempo de leitura: 3 minutos

Madagascar, no XV masculino, e Cazaquistão, no XV feminino, falaram mais alto neste fim de semana. Os malgaxes conquistaram o título da 1ª Divisão B (2ª divisão) da Copa da África, ao derrotaram a poderosa Namíbia por épicos 57 x 54, diante de mais de 35 mil pessoas em Antananarivo. Na Ásia, o Cazaquistão conquistou novamente o título da Copa da Ásia Feminina de XV, derrotando o Japão na grande final.

 

Festa merecida

- Continua depois da publicidade -

Diante de mais um maravilhoso público de cerca de 35 mil pessoas, Madagascar conquistou em casa o título da 1ª Divisão B da Copa da África, a segunda divisão do continente, ganhando sua merecida promoção à elite africana de 2013. Os malgaxes fizeram um jogo épico contra a Namíbia, toda-poderosa do continente que foi rebaixada no ano passado por conta de W. O. Com um try no fim da partida, os Makis derrotaram os Welwitschias por inacreditáveis 57 x 54, para o delírio da fanática torcida presente. A partida foi insana, um verdadeiro “toma lá, dá cá” interminável, decidido nos instantes finais. Um título de grande importância para Madagascar, e uma derrota trágica para a Namíbia, que se vê agora obrigada a ser campeã da 1ª Divisão B em 2013 se quiser seguir na briga por uma vaga na Copa do Mundo de 2015. Será a 1ª Divisão A de 2014 que colocará a vaga africana no Mundial em disputa, o que significa que os Welwitchias não poderão mais perder em competições africanas até 2014.

Na outra partida do dia, o Senegal venceu Marrocos em outro jogo de tirar o fôlego, rebaixado o outrora forte adversário à 1ª Divisão C, o terceiro escalão do rugby africano. Recheados de atletas que atuam nas divisões inferiores da França, o Senegal venceu o Marrocos por 26 x 23. Com o descenso, o Marrocos foi eliminado da briga por uma vaga na Copa do Mundo de 2015.

 

Mantendo a tradição

Na Ásia, o Cazaquistão recebeu o principal torneio feminino de XV do continente, a ARFU Women’s Division I. E as donos da casa comprovaram sua superioridade na modalidade e conquistaram o título da competição, ao derrotarem na final as japonesas por 17 x 8.

Na decisão do 3º lugar, Hong Kong superou a decepcionante China por 27 x 3, rebaixando a nação-mãe à 2ª divisão do continente. Com o resultado, a China foi eliminada da disputa por uma vaga na Copa do Mundo Feminina de 2014. No ano que vem, o título da 1ª Divisão valerá vaga no Mundial Feminino de XV.

 

CARrwc 2015

1ª Divisão B da Copa da África – 2ª Divisão da África / Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2015 – em Antananarivo, Madagascar

 

Disputa pelo 3º lugar

Marrocos 23 x 26 Senegal

 

Final

Madagascar 57 x 54 Namíbia

 

Classificação final

1 – Madagascar – CAMPEÃO E PROMOVIDO À 1ª DIVISÃO A DE 2013

2 – Namíbia

3 – Senegal

4 – Marrocos – rebaixado à 1ª Divisão C de 2012

 

Fonte: Senegal Rugby

 

ARFU

ARFU Women’s Division I– 1ª Divisão Feminina da Ásia – em Almaty, Cazaquistão

Semifinais – dia 5 de julho

Cazaquistão 51 x 0 China

Hong Kong 17 x 41 Japão

 

Disputa pelo 3º lugar – dia 7 de julho

China 3 x 27 Hong Kong

 

Final – dia 7 de julho

Cazaquistão 17 x 8 Japão

 

Classificação final

1 – Cazaquistão – CAMPEÃO

2 – Japão

3 – Hong Kong

4 – China – rebaixada à ARFU Women’s Division II de 2013

 

Fonte: ARFU