Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Da sexta à terça-feira, a rodada da semana de natal do PRO12, a Liga Ítalo-Celta, foi completa e recheada de grandes clássicos, com dois dérbis irlandeses, dois dérbis galeses, a grande taça escocesa da Copa 1872 e o choque italiano da parte de baixo da tabela.

 

O saldo final? Liderança do Munster após 11 rodadas, isto é, metade exata da temporada regular.

- Continua depois da publicidade -

 

Leinster e Ulster falam mais alto nos clássicos irlandeses

O clássico que abriu a rodada na sexta-feira opôs o Ulster e o Connacht na Irlanda do Norte e se encerrou com importante vitória por 23 x 07 do time da casa. O primeiro tempo do Ulster foi convincente, abrindo 13 x 00 com try de Stuart McCloskey e penais de Paddy Jackson. O 20 x 00 veio logo, com Clive Ross, em jogada iniciada com Charles Piutau. O Connacht ainda reagiu com try de Jack Carty, mas foi só.

 

Na segunda-feira, o espetáculo se deu em Limerick, com o Munster recebendo o Leinster no superclássico nacional. E o Munster deixou verdadeira demonstração de força, defendendo com sucesso sua liderança na liga em confronto direto. O primeiro try foi do Leinster, com o sul-africano Zane Kirchner, aos 17′, mas logo Simon Zebo deu o troco para o Munster com o primeiro try vermelho. A vantagem dos donos da casa só foi obtida na última bola do primeiro tempo, com try precioso de Ronan O’Mahony, após 21 fases, abrindo 14 x 10. A porta se abriu no começo da segunda etapa, com o Red Army encontrando seu crucial terceiro try aos 50′, depois de muita pressão das 22 dos azuis, com Conor Murray chutando cruzado para O’Donnell cravar na meta. O impacto foi sentido e, aos 56′, o Munster liquidou a partida e garantiu seu bônus com um maul finalizado por CJ Stander, levando o Thomond Park ao delírio. A reação do Leinster veio somente no fim, sem tempo para a virada, com Richardt Strauss fazendo o try também em maul. 29 x 17.


 

Ospreys e Blues prevalecem nos clássicos galeses

A derrota do Leinster beneficiou os Ospreys, que assumiram a vice liderança no jogo isolado de terça-feira, quando bateram os Scarlets, em clássico de vizinhos do Sudoeste galês. Jogo duro e parelho em Swansea, com o time da casa garantindo a vitória no segundo tempo graças a um penal try em maul aos 53′. O primeiro tempo havia sido de leve vantagem ao lado de Llanelli, com 3 penais de Patchell levando os Scarlets ao intervalo na frente por 9 x 6. Mas, o penal try e outros 2 penais de Dan Biggar deram a vitória aos Ospreys por 19 x 09.

 

O outro dérbi galês, do Sudeste, opôs Cardiff Blues e Newport Gwent Dragons, em Cardiff, com vitória esperada do time mandante. 27 x 16 no marcador, com 3 tries para os azuis, de Shingler, Dacey e Navidi, enquanto Hewitt fez o try solitários dos visitantes.


 

Glasgow sai na frente na 1872 Scottish Cup

Jogando em Murrayfield, o Edinburgh teve dor de cabeça no primeiro clássico escocês da temporada, caindo em casa diante do Glasgow Warriors, que reafirmou sua superioridade com um 25 x 12 na segunda-feira. A avalanche dos Warriors começou na primeira bola, com Bulumakau cruzando o in-goal para o primeiro try do jogo, sem dificuldades. Os donos da casa reagiram pelos pés de Duncan Weir, mas, aos 33′, Josh Strauss fez o segundo try de Glasgow, em maul poderoso. Os Gunners seguiram com problemas de criação e só pontuaram no segundo tempo de novo com penais. Com isso, coube a Dunbar, aos 66′, matar o jogo para os visitantes com o terceiro try. 25 x 12 e fim de papo na primeira partida valendo a 1872 Scottish Cup (batizada em alusão ao ano do primeiro confronto entre as duas cidades no rugby).

 

Treviso deixa Zebre para trás na Bota

Na Itália, a sexta-feira antes do natal foi de dérbi nacional entre Treviso e Zebre no Vêneto, valendo a fuga do último lugar. E quem prevaleceu foi o time da casa. No primeiro tempo, a vantagem foi do Zebre, com try de Dries van Schalkwyk colocando os alvinegros na frente, contra 2 penais de Tommaso Allan. Em grande dia, Allan colocou o Treviso na frente com penal aos 52′ e try dele próprio aos 58′. Os 10 minutos finais foram quentes, com o Zebre buscando a reação, mas aos 75′, com Sperandio apanhando passe ruim de Canna para dar a vitória aos alviverdes. No fim, o time de Parma ainda fez seu segundo try, com Van Zyl, mas sem tempo de reação. Treviso 23 x 12, empurrando as Zebras para a lanterna.

 

guinness pro12

Guinness PRO12 2015-16 – Liga Ítalo Celta (Escócia, Gales, Irlanda e Itália)

Munster 29 x 17 Leinster

Edinburgh 12 x 25 Glasgow Warriors

Cardiff Blues 27 x 16 Dragons

Treviso 23 x 12 Zebre

Ulster 23 x 07 Connacht

Ospreys 19 x 09 Scarlets

 

ClubePaísCidadeJogosPontos
MunsterIrlandaLimerick/Cork2286
LeinsterIrlandaDublin2285
ScarletsGalesLlanelli2277
OspreysGalesSwansea2269
UlsterIrlandaBelfast2268
Glasgow WarriorsEscóciaGlasgow2258
Cardiff BluesGalesCardiff2253
ConnachtIrlandaGalway2244
EdinburghEscóciaEdimburgo2231
Benetton TrevisoItáliaTreviso2223
DragonsGalesNewport2223
ZebreItáliaParma2219
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;

- 1º ao 4º lugares - classificação às Semifinais e à Champions Cup;
- 5º, 6º e 7º lugares - classificação à Champions Cup;
- 8º e 9º lugares - Repescagem para a Champions Cup;

- Nota: ao menos uma equipe de cada país participará da Champions Cup. Assim, se um país não tiver nenhuma equipe entre os 7 primeiros do PRO12, o melhor time desse país ganhará vaga na Champions Cup e o 7º colocado irá para a Repescagem;

 

Foto: ©INPHO/Gary Carr