Tempo de leitura: 2 minutos

O Nacional de Clubes da Argentina passará por mudanças na próxima temporada e passará a contar com equipes uruguaias. A informação foi dada ao site Referí pelo presidente da União de Rugby do Uruguai, Sebastián Piñeyrúa.

 

De acordo com o novo modelo, o Nacional de Clubes da Argentina passaria a contar com duas divisões. No Nacional de Clube A, o atual modelo seria mantido, com 16 clubes, sendo 7 da URBA (Buenos Aires) e 9 das ligas do Interior. Uma segunda divisão nacional, o Nacional de Clubes B, seria criada com também 16 clubes, sendo outros 7 da URBA, 7 do Interior e 2 do Uruguai.

- Continua depois da publicidade -

 

Abaixo do Nacional de Clubes B estaria o Torneio do Interior, para as equipes das ligas do Interior, e as divisões inferiores da URBA, para os clubes de Buenos Aires. O Torneio do Interior também passaria a contar com pelo menos mais 2 clubes uruguaios. Com a remodelação, a URBA passaria a ter 14 clubes disputando as competições nacionais, o que tornaria também necessária uma remodelação no sistema de competições da entidade de Buenos Aires.

 

Com isso, com o acordo junto da União Argentina de Rugby, a União de Rugby do Uruguai conquistaria para seus clubes mais um caminho para o desenvolvimento do rugby no país, não restringindo os progressos apenas à seleção nacional.

 

Modelo para 2017:

Nacional de Clubes: 7 clubes de Buenos Aires + 9 clubes do Interior
Nacional de Clubes B (2ª divisão): 7 clubes de Buenos Aires + 7 clubes do Interior + 2 clubes do Uruguai
Torneio do Interior A (3ª divisão): 15 ou 16 clubes do Interior + 0 ou 1 clube do Uruguai
Torneio do Interior B (4ª divisão): 15 ou 16 clubes do Interior + 0 ou 1 clube do Uruguai