Tempo de leitura: 6 minutos

O seu feriado de 1º de maio será de gala, com rugby de primeira qualidade na TV no sábado, dia 2. Ao vivo, às 13h00, os Canais ESPN mostram a grande final da inaugural Champions Cup, a repaginada Copa Europeia de Rugby, que substituiu nesta temporada a velha Heineken Cup. O nome é diferente, mas o prestígio idêntico: vale o lugar mais alto do rugby europeu de clubes. E, pela sétima vez na história, desde a criação da Heineken Cup em 1995-96, o título do Velho Continente será decidido por dois times do mesmo país. Ironicamente, no ano da Copa do Mundo de Rugby na Inglaterra, o templo do rugby inglês, Twickenham, que receberá a final do Mundial, terá sua primeira final do ano decidida entre dois clubes franceses: os gigante e ricos Toulon e Clermont.
 
Será a segunda vez na história que os dois clubes se enfrentam na decisão europeia, sendo que a última vez faz pouco tempo e está fresca na memória de todos. Foi em 2013, quando o Toulon conquistou seu primeiro título continental, em Dublin (Irlanda). O Toulou, aliás, voltou a ser campeão no ano passado, batendo os ingleses do Saracens em final jogada em Cardiff (Gales) e poderá em 2015 se tornar o primeiro time da história a conquistar três vezes consecutivas a Copa Europeia. Das sete finais entre times do mesmo país, esta será a quinta entre franceses e a hegemonia dos clubes do Top 14 desanimou o público inglês. Apenas 50 mil ingressos foram vendidos até o momento deste artigo, dos mais de 80 mil à venda, o que levou à discussão dos organizadores de abaixarem os ingressos a preços populares, quase gratuitos, o que gera insatisfação de quem já comprou a preços elevados.
 
Em campo, a expectativa é enorme, sobretudo do lado do Clermont, que jamais conquistou o título, acumulando apenas um vice, em 2013. Seria a grande glória dos amarelos, que têm a má fama de “amarelarem” em finais. No Campeonato Francês, o Clermont chegou em sua história a acumular dez vice-campeonatos consecutivos até quebrar a sina e vencer o título do Top 14 em 2010. Já o Toulon é o time a ser batido na Europa, com um elenco galático e vencedor. Nome a nome, é difícil não afirmar que o Toulon é superior, mas quando contrapomos posição a posição há equilíbrio, e a forma do Clermont, jogando melhor na Champions Cup, é inspiradora, a ponto do presidente do Toulon, Mourad Boudjelal, espertamente, jogar o favoritismo para o rival.
 
Os dois times são constelações, com jogadores de 11 países diferentes possivelmente em campo. E tem dos cinco finalistas ao prêmio de melhor jogador da temporada europeia estarão em campo: pelo Toulon, o terceira linha inglês Steffon Armitage, sempre uma máquina, enquanto pelo Clermont o oitavo neozelandês Fritz Lee, que promete grande embate com Armitage, e o fullback inglês Nick Abendanon, que fará um duelo de outro mundo com o galês Halfpenny, no qual o estilo agressivo de Abendanon contrastará como o jogo de chutes mais recuado do galês. Pensando nas linhas, os dois times têm gênios, mas a fase dos Auvergnats é melhor, com a dupla fijiana Nakaitaci e Nalaga arrebentando nas pontas e jogando em simbiose com os centros Fofana – sempre decisivo – e, provavelmente, Jonathan Davies. Do outro lado, Bastareaud, chegando à sua incrível quinta final europeia seguida, será o contraponto de força do Toulon no centro, ao lado de Matt Giteau, não muito móvel, mas inteligente e habilidoso. Nas pontas, o Toulon tem o mito Habana, decisivo, e Drew Mitchell ou Delon Armitage. Nos 3/4s, com controvérsia, é possível dar alguma vantagem ao Clermont, pela maior agressividade e mobilidade de seus nomes.
 
Nas parelhas criativas, os dois times não vivem mar de rosas. Afinal, Tillous-Borde e Michalak, se confirmados pelo Toulon, não são unânimes, ao passo que Brock James, apesar do partidaço contra o Saracens, costuma oscilar, enquanto Morgan Parra teve retornar à equipe, sedento por ganhar o duelo contra Tillous-Border pela camisa 9 da França, mas ainda não em perfeita condição física.
 
No pack, o Toulon goza da experiência de três lendas que deverão se aposentar ao final da temporada: os segundas linhas Bakkies Botha e Ali Williams e o pilar e capitão Carl Hayman, que jogará ao lado do ótimo hooker Guirado e de Chiocci ou Castrogiovanni. De frente com eles no scrum, o Clermont tem Kayser, com a 2, o móvel Debaty e o forte Zirakashvilli, prometendo uma grande batalha. Nos laterais, com números semelhantes, duelam com a camisa amarela contra os veteranos o canadense Cudmore e Vahaamahina. Mas, a grande atenção está na terceira linha, uma vez que os dois times sofreram no setor em suas semifinais. O Toulon parece melhor, com Armitage, apesar de críticas recebidas, faz uma grande temporada ao lado de Chris Masoe, Fernández Lobbe e Juan Smith, garantindo que um desses craques fique no banco. Os Vulcões contrapõem-se com Chouly, Bardy e Bonnaire, que terão muito a provar nesse sábado. Como esperado, 50%-50% e fortes emoções aguardadas.
 
Quer mais? O árbitro será Nigel Owens, sempre imperdível.
 
Escoceses e ingleses em colisão na final da Challenge Cup
Antes da grande final da Champions Cup, Londres ainda viverá uma sexta-feira de feriado agitada, com a final da Challenge Cup, a segunda copa do continente, no Stoop, estádio vizinho a Twickenham, casa do Harlequins, com mais de 14 mil lugares. O duelo valendo o título opõe os escoceses do Edinburgh, que buscar virar o primeiro time escocês campeão de uma das copa europeias de clubes, e os ingleses do Gloucester, campeões do torneio em 2006 (vencendo o London Irish em final emocionante no mesmo Stoop, por 36 x 34, na prorrogação).
 
O Edinburgh ainda tem o objetivo de chegar à Champions Cup via PRO12, no qual vem subindo e ocupa o sétimo lugar. Além disso, o time da capital da Escócia tem a pressão da rivalidade regional sobre suas costas, uma vez que o Glasgow Warriors faz grande campanha na liga, lidera o certame, e pode se tornar o primeiro escocês campeão do PRO12. Com isso, a orgulhosa Edimburgo, que sempre se orgulhou em ser a capital escocesa do rugby, deposita grandes expectativas na final da Challenge Cup. Na semifinal diante do Dragons, os Gunners mostraram um rugby envolvente, liderados pelo jovem e promissor scrum-half Hidalgo-Clyne, que já é esperança dos torcedores escoceses para o Mundial. Se bem servidos, Visser, Cuthbert e Fife podem causar estragos na linha inglesa, enquanto no pack o Edinburgh mostrou poderia não perdendo nenhum lateral na semifinal e atingindo 95,2% de sucesso nos rucks.
 
Do lado inglês, o Gloucester de fato não briga por mais nada na Premiership inglesa, já eliminado das semifinais e praticamente fora da briga pela Champions Cup. Os Cherry and Whites são orgulhosos de sua história e seus torcedores irão encher Londres para empurrarem o time do West Country ao segundo título da Challenge Cup, que passou a ser o foco da temporada. Os vermelhos se impuseram sobre o dividido, mas excelente, Exeter Chiefs na semifinal e chegam com moral à decisão, com o ironicamente escocês Greig Laidlaw prometendo um duelo de scrum-halves inesquecível com Hidalgo-Clyne. O desempenho do Gloucester no pack foi ainda melhor que o dos Gunners, com quatro scrums roubados e 98% nos rucks. Apenas nos rucks o Glos’ sofreu contra os Chiefs, mas nada que preocupe o torcedor inglês.
 
Outro jogo de alto nível do feriado, mas sem transmissão para o Brasil.
 
challenge cup eprc copy copy

Rugby Challenge Cup – Copa Desafio Europeu
Final – dia 1º de maio
GloucesterversusEdinburgh
15h45 – Gloucester (Inglaterra) x Edinburgh (Escócia), em Londres

 

- Continua depois da publicidade -

champions cup logo

Rugby Champions Cup 2014-15 – Copa Europeia de Rugby

Final – dia 02 de maio
Toulon copyversusclermont copy copy
13h00 – Toulon (França) x Clermont (França), em Twickenham, Londres
 
*Horários de Brasília
 
Lista de campeões da Copa Europeia (Heineken Cup 1995-2014; Champions Cup 2015 – ):
1 – Toulouse (França) – 4 títulos
2 – Leinster (Irlanda) – 3 títulos
3 – Leicester Tigers (Inglaterra) – 2 títulos
Munster (Irlanda) – 2 títulos
Toulon (França) – 2 títulos
Wasps (Inglaterra) – 2 títulos
7 – Bath (Inglaterra) – 1 título
Brive (França) – 1 título
Northampton Saints (Inglaterra) – 1 título
Ulster (Irlanda) – 1 título
 
Lista de títulos da Copa Europeia por país:
1 – França – 8 títulos (incluindo 2015)
2 – Inglaterra – 6 títulos
Irlanda – 6 títulos
 
Lista de campeões da Copa Desafio Europeu (Challenge Cup):
1 – Harlequins (Inglaterra) – 3 títulos
2 – Clermont (França) – 2 títulos
Northampton Saints (Inglaterra) – 2 títulos
Sale Sharks (Inglaterra) – 2 títulos
5 – Bath (Inglaterra) – 1 título
Biarritz (França) – 1 título
Bourgoin (França) – 1 título
Cardiff Blues (Gales) – 1 título
Colomiers (França) – 1 título
Gloucester (Inglaterra) – 1 título
Leinster (Irlanda) – 1 título
Pau (França) – 1 título
Wasps (Inglaterra) – 1 título
 
Lista de títulos da Copa Desafio Europeu por país:
1 – Inglaterra – 10 títulos
2 – França – 6 títulos
3 – Irlanda – 1 título
Gales – 1 título

2 COMENTÁRIOS