Tempo de leitura: 4 minutos

Os amistosos internacionais se encerraram no sábado passado, mas os jogos entre seleções nacionais não acabaram. Isso porque os confrontos válidos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019 vão seguir também nesse sábado, dia 30, com 4 partidas pela frente, 2 na Oceania e 2 na África.

Em Samoa, a seleção da casa receberá a Alemanha para o primeiro de dois confrontos entre os dois países valendo vaga na Copa do Mundo para o vencedor. Jogando em casa, Samoa tem tudo para adiantar a classificação a seu sétimo Mundial seguido, apesar de viver um momento delicado. Depois das derrotas samoanas para Fiji e Tonga, o Primeiro Ministro de Samoa criticou pesadamente a seleção do país, dizendo que os jogadores deveriam abandonar a seleção caso sejam derrotados pela Alemanha. O técnico Titimaea Tafua terá um elenco de força máxima, recheado de nomes que atuam no PRO12 – como o centro Rey Lee-Lo (do Cardiff) -, na Inglaterra – como o hooker Motu Matu’u (Gloucester), o pilar Logovi’i Mulipola (Leicester), o segunda linha TJ Ioane (Sale), o abertura Tusi Pisi (Bristol), os pontas Senoti Senoti (Newcastle) e Alofa Alofa (Harlequins), o centro Alapati Leiua (Bristol) o fullback Ahsee Tuala (Northampton) – e na França – como o segunda linha Joe Tekori (Toulouse), o pilar Paul Alo-Emile (Stade Français), o asa Piula Faʻasalele (Toulouse) e o ponta Paul Perez (Toulouse).

Os alemães somente seguem na briga por um lugar no Mundial por conta das exclusões de Romênia, Espanha e Bélgica por uso de atletas irregulares nas Eliminatórias, em torneio que a Alemanha acabou em último lugar dentro de campo. O rugby alemão ainda não superou a crise envolvendo sua federação e Hans Wilde, dono do principal clube do país, o Heidelberger RK, o que tirou atletas importantes da seleções nos últimos compromissos. Apesar dos atritos, o técnico da Seleção Alemã, o uruguaio Pablo Lemoine, contou com força máxima contra Portugal neste mês, em jogo que os alemães venceram sem convencer.

- Continua depois da publicidade -

Samoa e Alemanha duelaram somente uma vez na história apenas e o confronto é especialmente interessante para o público samoano pois Samoa foi colônia da Alemanha entre 1900 e 1914, quando, durante a Primeira Guerra Mundial, as ilhas foram ocupadas pela Nova Zelândia, passando para o controle britânico-neozelandês. O jogo se volta será em solo alemão no dia 14 de julho. As duas partidas poderão ser assistidas ao vivo no Facebook da Copa do Mundo.

Também na Oceania, as Ilhas Cook farão em casa o primeiro de dois confrontos contra Hong Kong, valendo vaga na Repescagem Mundial. O duelo opõe o vencedor da Copa da Oceania – torneio para as demais seleções do continente, abaixo de Fiji, Samoa e Tonga – e o campeão do Campeonato Asiático. O detalhe do embate é o fato das Ilhas Cook terem conseguido a vaga somente por conta da desqualificação do Taiti, que venceu as Ilhas Cook, mas foi punido por uso de atletas irregulares. O favoritismo é todo de Hong Kong, mas as Ilhas Cook  – que são território neozelandês – usarão atletas nascidos e criados na Nova Zelândia, criando expectativa para o embate.

Já a Copa da África terá duas partidas. Atuando pela primeira vez fora de casa, a favorita e líder invicta Namíbia visitará o ascendente Marrocos, que fez já dois duelos apertados com Zimbábue – empate – e Quênia – derrota no lance final. Enquanto isso, justamente Quênia e Zimbábue – os dois principais concorrentes da Namíbia -duelarão no Quênia em jogo crucial e decisivo para os dois lados, sem favoritos no papel. Os Sables zimbabuanos têm mais a provar e jogam sob a pressão de terem empatado na estreia, mas os Simbas quenianos vivem um ambiente turbulento entre atletas e federação e não convenceram na estreia, apesar da vitória.

 

*Horários de Brasília

Sexta-feira, dia 29 de junho

versus copiar

23h10 – Samoa x Alemanha, em Apia – World Rugby TV  AO VIVO

Histórico: 1 jogo e 1 vitória de Samoa, 54 x 09 em 1989;

 

Sábado, dia 30 de junho

versus copiar

10h00 – Quênia x Zimbábue, em Nairóbi

Histórico: 18 jogos, 11 vitórias do Zimbábue e 7 vitórias do Quênia. Último jogo: Zimbábue 22 x 41 Quênia, em 2017 (Copa da África);

 

versus copiarnamibia logo copy copy copy

12h00 – Marrocos x Namíbia, em Casablanca

Histórico: 7 jogos, 4 vitórias da Namíbia, 2 vitórias do Marrocos e 1 empate. Último jogo: Marrocos 08 x 27 Namíbia, em 2006 (Copa da África);

 

cook islands copyversus copiarhong kong rfu logo

22h00 – Ilhas Cook x Hong Kong, em Avarua – World Rugby TV  AO VIVO

Histórico: Nunca se enfrentaram;