Tempo de leitura: 10 minutos

  kick

O PRO12 é cada vez mais escocês. O Glasgow Warriors conquistou no sábado uma importante vitória sobre o Ospreys, disparando na liderança da competição e jogando o time galês para o perigoso quinto lugar. Enquanto isso, os irlandeses se aproveitaram da derrota dos Ospreys e ganharam posições.

 

- Continua depois da publicidade -

Glasgow dispara na ponta do PRO12

Glasgow recebeu o confronto entre Warriors e Ospreys, valendo a liderança do PRO12, com as duas equipes desfalcadas pelo Six Nations. Foi um duelo duro, com os escoceses prevalecendo na primeira etapa. Com try de Pat MacArthur, os Warriors abriram 10 x 6 na primeira etapa, mas permitiram a reação galesa no segundo tempo. Com try de Tom Grabham, os Ospreys empataram a disputa e e viraram o placar aos 60′ com penal de Sam Davies. Os escoceses pressionaram no fim e arrancaram dois preciosos penais que Peter Horne não desperdiçou, garantindo a 5 minutos do fim a vitória de Glasgow. 19 x 16.

No próximo sábado, as duas equipes têm grandes desafios, com o Ospreys recebendo o Leinster e o Glasgow visitando o Munster.

 

Irlandeses na cola de Glasgow

A vice-liderança é dividida entre Ulster e Munster. O Ulster conseguiu uma crucial vitória na Escócia sobre o Edinburgh, em jogo sofrido na segunda etapa. O primeiro tempo foi de mais oportunidades, com os escoceses saindo na frente, com try de Phil Burleigh e 3 penais de Heathcote. Ruan Pienaar fez todos os pontos do Ulster no primeiro tempo, com um try, uma conversão e um penal. Os norte-irlandeses contra-golpearam no segundo tempo e, com try de Darren Cave, se puseram um vantagem, assegurando a vitória no aperto por 20 x 17.

Já o Munster perdeu a chance do segundo lugar isolado empatando fora de casa com o Scarlets em 25 x 25. Os galeses lideraram o placar por boa parte do tempo, abrindo 12 x 6 no primeiro tempo e ampliando o placar na segunda etapa com try de Hadleigh Parkes. Contudo, os irlandeses reagiram e precisaram de três tries para chegarem ao empate. Hanrahan, no apagar das luzes, fez o try crucial.

O quarto lugar é do Leinster, que fez o suficiente para vencer o Zebre com ponto-bônus. Jogando em casa, no entanto, os irlandeses vacilaram na primeira etapa e permitiram que os italianos largassem na frente com 8 x 3. Mas, com quatro tries no segundo tempo, o Leinster fechou sua vitória por 29 x 8.

 

Inferno para Cardiff

Em situação oposta, o Cardiff Blues vê sua situação deteriorar a cada rodada. O time da capital galesa foi atropelado pelo fraco Benetton Treviso por 40 x 24, em partida de 5 tries para os italianos. O fullback neozelandês Jayden Hayward foi o nome do jogo para Treviso, fazendo 20 pontos.

Enquanto isso, outro galês, o Dragons, também saía derrotado. Em casa, o time de Newport caiu diante do Connacht por 30 x 25, fazendo o time irlandês seguir bem na luta por um lugar na Champions Cup. Foi um jogo emocionante, de três tries para cada um, com Mick Kearney fazendo o try da vitória do Connacht aos 75′ e Hallam Amos respondendo aos 80′ para o Dragons conquistar ao menos o bônus defensivo.

 

guinness pro12

Guinness PRO12 – Liga de Escócia, Gales, Irlanda e Itália

Leinster 29 x 9 Zebre, em Dublin

Edinburgh 17 x 20 Ulster, em Edimburgo

Benetton Treviso 40 x 24 Cardiff Blues, em Treviso

Scarlets 25 x 25 Munster, em Llanelli

Glasgow Warriors 19 x 16 Ospreys, em Glasgow

Dragons 25 x 30 Connacht, em Newport