Tempo de leitura: 6 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Dizem que a França é o pior lugar do mundo para se jogar fora de casa e, pelo menos nessa rodada, a escrita se confirmou com os mandantes vencendo todos os jogos. O Clermont (1º) tomou um susto, mas saiu de campo com a vitória diante de um valente Lyon (11º) enquanto o La Rochelle (3º) vacilou e foi atropelado pelo novo vice-líder Bordeaux (2º) que se beneficiou da derrota do Montpellier (4º) para o fraco Stade Français (10º). O Toulon (5º) perde a chance de se distanciar do pelotão do meio sendo batido pelo Castres (6º) que empurrou o Toulouse (8º), superado pelo Bayonne (13º), para fora da zona de classificação com o Racing (7º), que venceu o Grenoble (14º), também se aproximando. Na luta contra o rebaixamento o Brive (9º) bateu o Pau (12º).

 

Clermont vence no ultimo minuto

- Continua depois da publicidade -

O líder da competição quase foi surpreendido em casa pelo Lyon, vencendo por 16 a 13, graças a um drop-goal do scrum-half Morgan Parra depois do apito da sirene. As equipes empataram em tries com o segunda linha Arthur Iturria anotando para os amarelos e o scrum-half Baptiste Amédée Couilloud respondendo para os visitantes. O Lyon, apesar da inferioridade técnica, controlou boa parte da partida e só não saiu de campo com a vitória porque optou por chutar para a lateral boa parte dos penais, que se convertidos teriam virado o jogo. O Clermont viaja para enfrentar a Section Paloise, que costuma complicar as coisas quando joga em casa, o Lyon volta para casa enfrentar o Castres.

 

Espetáculo em Bordeaux

A equipe da terra dos vinhos fez sua melhor partida em muitos anos batendo em casa o La Rochelle por 26 a 0, assumindo a segunda colocação e deixando os atlânticos com um 0 no placar pela primeira vez na temporada. No duelo entre dois dos melhores ataques da competição os donos da casa levaram a melhor colocando a bola no chão com os pilares Sébastien Taofifénua e Jean Poux e dominando defensivamente os adversários.

 

A vitória leva o Bordeaux para a segunda colocação, além da confiança que vem de bater um dos melhores times da competição, a equipe agora sai de casa para enfrentar o Toulon. A derrota, que já era esperada pois o Bordeaux é sempre muito competitivo em casa, surpreende pela facilidade com que o La Rochelle foi dominado, o time tenta se recuperar em casa contra o Racing.

 

Castres no top 6

A equipe do Castres se beneficiou da temporada de amistosos de novembro, com equipes sem suas maiores estrelas, vencendo três dos últimos quatro jogos, a vítima da vez foi o Toulon que viajou para ser derrotado por 34 a 17. O Castres dominou em praticamente todos os setores anotando quatro tries, com o centro Robert Ebersohn (duas vezes), o fullback Geoffrey Palis e o pilar reserva Tudo Stroe, para conquistar o ponto bônus ofensivo, o Toulon marcou o try de honra com o hooker reserva Jean Charles Orioli. O Castres tenta manter o bom momento fora de casa contra o Lyon, enquanto o Toulon tenta reencontrar o caminho das vitória em casa contra um empolgado Bordeaux.

 

Bayonne realiza terceiro milagre

Ao bater o Toulouse, em casa, por 16 a 13 o Bayonne agora exibe três vitórias no campeonato, contra as três equipe mais ricas da competição, Clermont, Toulon e Toulouse. A forte chuva que caia no País Basco atrapalhou ambas as equipes que fizeram uma das piores partidas do campeonato, com muitos erros em todos os setores, principalmente nos forwards. Na final os times empataram em tries, com o ponta Julien Jane anotando para os donos da casa e o oitavo Gillian Galan respondendo para os visitantes.

 

A vitória confirma que o Bayonne tem potencial para bater qualquer time, mas a equipe precisa somar pontos contra os rivais diretos tendo a oportunidade na próxima rodada em Paris contra o Stade Français. Com a derrota o Toulouse deixa a zona de classificação e precisa desesperadamente de uma vitória em casa contra o Brive na próxima rodada.

 

Stade Français respira aliviado

Primeira equipe fora da zona de rebaixamento o Stade Français entrou em campo em Paris muito pressionada conquistando, mesmo não jogando bem, uma importante, vitória por 21 a 15 diante do Montpellier. A superioridade dos parisienses nos rucks e nos scrum garantiu muitos penais para a equipe de Paris, que anotou todos os seus pontos em conversões do abertura Jules Plisson. O excesso de infrações anulou os esforços do ataque dos visitantes, que mesmo colocando a bola no chão duas vezes, com o segundo centro Joe Tomane e o ponta Timoci Nagusa, saiu de campo derrotado.

 

A vitória distância o Stade Français da zona da degola, com a equipe ainda jogando um rugby muito abaixo do esperado, o time continua em casa para enfrentar o Bayonne, um adversário direto na luta contra o descenso. O Montpellier mostra que ainda possui deficiências importantes e que podem custar a equipe pontos importantes, o time continua na estrada para enfrentar o Grenoble.

 

Racing sua muito para vencer

O Racing precisou se esforçar muito para bater em Paris o ultimo colocado Grenoble por 29 a 24, em uma partida muito agradável de ver, com sete tries no total. O Racing saiu vitorioso anotando quatro tries, com o asa Yannick Nyanga, o hooker Dimitri Szarzewski, o segunda linha François van der Merwe e o segundo centro Henry Chavancy contra apenas três dos visitantes com asa Fabien Alexandre, o pilar reserva Laurent Bouchet e o segundo centro Christopher Farrell.

 

O Racing sofre um susto, mas mostra que a equipe sabe jogar de maneira pragmática e vencer os jogos mesmo em dias ruins. Os parisienses viajam para enfrentar o La Rochelle. O ponto bônus trás pouco alívio para o Grenoble, que se afunda cada vez mais na zona de rebaixamento, a equipe volta para os Alpes enfrentar o Montpellier.

 

Brive vence duelo decisivo

O Brive bate em casa o Pau por 38 a 25, em um jogo de duas equipes muito próximas na tabela e que coloca agora os donos da casa na luta por uma vaga nas finais e empurra os visitantes mais próximos da zona de rebaixamento. A partida foi muito bem jogada, com ambas as equipes se lançando ao ataque e anotando sete tries no total, o Brive pós a bola no chão com o ponta Benjamin Lapeyre, o centro Seremaia Burotu, o abertura Nicolás Bezy e o centro reserva Takudzwa Ngwenya enquanto os visitantes anotaram com o scrum-half Thibault Daubagna, o pilar reserva Christopher King e o centro reserva Marvin Lestremau.  A vitória mantém o Brive na luta por uma vaga no Top 6, a equipe agora viaja para enfrentar o Toulouse enquanto a Section Paloise volta para casa enfrentar o Clermont.

 

Colomiers segue na liderança da Pro D2

Na segunda divisão do Campeonato Francês a liderança segue nas mãos do Colomiers, com vitória por 15 x 12 sobre o Béziers. Nos demais jogos, destaques para a vitória do Oyonnax sobre seu rival Bourgoin e para as derrotas de Biarritz e Perpignan, que cada vez mais se concentram na briga da parte de baixo da tabela.


 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês 2016-17

Castres 34 x 17 Toulon

Racing 29 x 24 Grenoble

Brive 38 x 25 Pau

Clermont 16 x 13 Lyon

Bordeaux 26 x 00 La Rochelle

Stade Français 21 x 17 Montpellier

Bayonne 16 x 13 Toulouse

 

ClubeCidadeJogosPontos
La RochelleLa Rochelle2685
ClermontClermont-Ferrand2678
MontpellierMontpellier2676
ToulonToulon2669
CastresCastres2663
Racing Paris2662
Stade FrançaisParis2659
BriveBrive2658
PauPau2657
Lyon Lyon2655
Bordeaux-BèglesBordeaux2654
ToulouseToulouse2653
GrenobleGrenoble2638
BayonneBayonne2630
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação às Quartas de final e à Champions Cup;
- 7º lugar = classificação à Repescagem para a Champions Cup;
- 13º e 14º lugares = Rebaixamento

 

prod2

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês 2016-17

Agen 23 x 06 Perpignan

Vannes 22 x 25 Carcassonne

Mont de Marsan 16 x 10 Angoulême

Narbonne 31 x 16 Dax

Montauban 23 x 06 Albi

Bourgoin 23 x 26 Oyonnax

Colomiers 15 x 12 Béziers

Aurillac 31 x 20 Biarritz

 

ClubeCidadeJogosPontos
OyonnaxOyonnax3090
AgenAgen3087
MontaubanMontauban3086
Mont-de-MarsanMont-de-Marsan3083
BiarritzBiarritz3081
PerpignanPerpignan3079
ColomiersColomiers3078
AurillacAurillac3070
CarcassonneCarcassonne3064
BéziersBéziers3063
VannesVannes3061
NarbonneNarbonne3061
AngoulêmeSoyaux-Angoulême3061
DaxDax3059
AlbiAlbi3057
BourgoinBourgoin-Jallieu3017
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;
- 1º lugar: promoção ao Top 14
- 2º ao 5º lugares: mata-mata de promoção ao Top 14
- 15º e 16º lugares: rebaixamento

 

Escrito por: Diego Gutierrez

Foto: LNR.fr