Tempo de leitura: 7 minutos

kumuls xiii

Depois da disputa das semifinais da NRL, o rugby league internacional teve como atração no domingo o jogo anual entre a seleção da Papua Nova Guiné – único país onde o rugby league é considerado o esporte nacional – e o Austrália Prime Minister XIII, a seleção australiana composta apenas por atletas dos clubes que não avançaram ao mata-mata da NRL. O jogo deste ano foi realizado na cidade de Kokopo, na ilha da Nova Bretanha, famoso por seus vulcões e pelas centenas de tribos sem contato. Foi diante de uma apaixonada torcida local que os craques da NRL triunfaram por 50 x 10, com tries de Jaryyd Hayne (2), James Tamou, Brent Tate, David Shillington, Aiden Sezer, Kevin Gordon e Josh Morris. Do lado dos Kumuls – a seleção papuásia – o destaque ficou com a estreia na seleção do astro ascendente James Segeyaro.

Os Kumuls se preparam para a disputa da Copa do Mundo de Rugby League, que começa no dia 26 de outubro, na Inglaterra. A Papua Nova Guiné caiu no Grupo B, onde enfrenarão Nova Zelândia, França e Samoa. No Grupo A estão Austrália, Inglaterra, Fiji e Irlanda, sendo que os três primeiros dos grupos A e B avançarão às quartas-de-final. As outras duas vagas nas quartas-de-final serão dos campeões dos grupos C e D, que contam com apenas 3 equipes cada, em tese mais fracas que os time dos grupos A e B. No Grupo C estão Escócia, Tonga e Itália e no Grupo D País de Gales, Ilhas Cook e Estados Unidos.

- Continua depois da publicidade -

 

Amistoso de rugby league

Papua Nova Guiné 10 x 50 Austrália Prime Minister XIII, em Kokopo

 

Finlândia vence e embola sexta divisão da FIRA-AER

No rugby union de XV, além do Rugby Championship, apenas mais uma partida foi jogada: a Finlândia superou a Grécia pela 2ª Divisão D – a sexta divisão – do Europeu de Nações. 35 x 20, embolando por completo a competição, que teve seu segundo turno aberto com a vitória finlandesa.

1fira-aer

2ª Divisão D do Europeu de Nações – 6ª divisão da FIRA-AER

Finlândia 35 x 20 Grécia, em Turku

 

Amistoso

Finlândia “A” 17 x 24 Estônia, em Turku