Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Os dias 4 e 5 de fevereiro, sábado e domingo que vem, serão de retorno no Rugby League australiano, com o Auckland Nines, na Nova Zelândia, marcando o início oficial das competições da temporada.

 

Enquanto a NRL só terá início propriamente em março, o mês de fevereiro é de importantes eventos de pré temporada. Nesse fim de semana, o estádio de Eden Park, o maior de Auckland, principal cidade da Nova Zelândia, receberá todos os 16 clubes da liga (os 15 times australiano e os Warriors, única equipe neozelandesa da liga) para o mais importante torneio de nine-a-side do mundo.

- Continua depois da publicidade -

 

As equipes jogarão o torneio todo ao longo de dois dias. No sábado, será disputa a fase de grupos, com 4 grupos com 4 equipes cada, sendo que os dois primeiros avançarão às quartas de final, a serem disputadas no domingo. Será a oportunidade de conferir como estão as equipes na preparação para a temporada, com South Sydney Rabbitohs (2014), North Queensland Cowboys (2015) e Parramatta Eels (2016) tendo já sentido o sabor do título desde a criação do torneio. Para completar a festa, as seleções femininas de Austrália e Nova Zelândia ainda irão se enfrentar em três jogos, um no sábado e dois no domingo, pela terceira edição da série (tanto em 2015 como em 2016 o título foi das Kiwi Ferns neozelandesas).

 

Não haverá transmissão do torneio para o Brasil.

 

Como é o Nines?

O nines está para o rugby league assim como o sevens está para o union. Trata-se da principal modalidade reduzida do rugby league, sendo disputado com quase as mesmas regras que o rugby league de 13 atletas. No nines, contudo, são 9 atletas de cada lado, que se enfrentam em 2 tempos de 9 minutos. As principais diferenças de regras são:

– 5 fases para cada set, ao invés de 6;

– Bônus-try, valendo 5 pontos, caso o try seja marcado na zona de bônus, que corresponde ao espaço abaixo das traves. No rugby league, vale lembrar, o try vale somente 4 pontos.

 

Na sequência…

Os eventos da pré temporada seguirão nas semanas seguintes ainda, com o All Stars Match rolando no dia 10, em Newcastle, na Austrália, em partida entre a seleção aborígene, os Indigenous All Stars, enfrentando o combinado World All Stars, formado por atletas com cidadanias de outros países que atuam na NRL, e o Mundial de Clubes, que acontecerá no dia 19, na Inglaterra, envolvendo o atual campeão da NRL, o Cronulla Sharks, e o campeão da Super League inglesa de 2016, o Wigan Warriors. No dia 2 de março será dado o kickoff para a NRL.

 

Auckland Nines copy

NRL Auckland Nines 2017 – em Auckland, Nova Zelândia

Grupo “Hunua”: North Queensland Cowboys, Sydney Roosters, Canberra Raiders e South Sydney Rabbitohs

Grupo “Rangitoto”: Newcastle Knights, Melbourne Storm, Wests Tigers e Brisbane Broncos

Grupo “Waiheke”: Cronulla Sharks, Gold Coast Titans, Penrith Panthers e Canterbury Bulldogs

Grupo “Piha”: New Zealand Warriors, Parramatta Eels, Manly Sea Eagles e St. George Illawarra Dragons