Tempo de leitura: 2 minutos

Com a divulgação do seu calendário 2017, a CBRu revelou como será o caminho das seleções brasileiras no ano que vem. Vamos passar a limpo:

 

Seleção de XV com grandes desafios em fevereiro, março, maio e junho!

- Continua depois da publicidade -

O calendário do Americas Rugby Championship já é conhecido, com a segunda edição da grande competição das Américas de 3 de fevereiro a 4 de março (clique aqui para conferir a tabela).

 

Depois dele, os Tupis terão uma folga até maio, quando voltarão a campo para as três partidas do Campeonato Sul-Americano, que terá valor redobrado. Brasil, Uruguai, Chile e Paraguai jogarão partidas que valerão também como parte das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019. O melhor entre os quatro países irá encarar o perdedor de Estados Unidos contra Canadá, valendo uma vaga no Mundial. O Sul-Americano deverá ocorrer nas três últimas semanas de maio e, na sequência, os Tupis irão encarar os amistosos internacionais de junho.

 

A grande novidade é a inclusão no calendário da CBRu de partidas contra Portugal, Bélgica e Ilhas Cook em solo brasileiro (locais a definir). O jogo contra as Ilhas Cook já era conhecido, mas Portugal e Bélgica são novidade.

 

O Brasil jogou já duas vezes contra Portugal (atual 25º no Ranking Mundial), em 2013, em Barueri, e em 2016, em Coimbra (Portugal). Esse será o terceiro confronto entre os dois países, com duas vitórias para os Lobos portugueses até o momento.

 

A Bélgica, atualmente disputando o “Six Nations B”, jamais enfrentou o Brasil e ocupa hoje o 26º lugar do Ranking.

 

Novidade para o XV também é uma segunda seleção brasileira, um “Brasil XV”, que deverá fazer uma gira pela Argentina no início do ano, testando atletas.

 

Feminino ainda esperando definições da Sudamérica Rugby

O calendário da seleção feminina também já era quase todo conhecido, já que as brasileiras irão disputar todas as seis etapas da Série Mundial de Sevens Feminina 2016-17 (sendo que a primeira etapa, em Dubai, já ocorreu agora em dezembro).

 

A definição maior que resta para as Tupis é a data do Sul-Americano Feminino. O torneio deverá ocorrer em fevereiro, mas também não tem ainda local certo.

 

Circuito Sul-Americano Juvenil de Sevens?

No calendário da CBRu também aparece a inclusão de um Circuito Sul-Americano Juvenil de Sevens, ainda a ser anunciado e ter maiores definições. Com Buenos Aires recebendo em 2018 os Jogos Olímpicos da Juventude (a Olimpíada sub 20), que terão rugby sevens, a Sudamérica Rugby deverá viabilizar alguma competição para a modalidade.

 

A seleção juvenil de XV também deverá ter um calendário maior, com duas ou três viagens sendo estudadas para a Argentina, além do Sul-Americano M19, que ocorrerá no segundo semestre.

 

Foto: Tárlis Schneider/Agência [Acurácia] Fotojornalismo

3 COMENTÁRIOS