Bath e Wasps duelando em 2017. Foto:: David Rogers/Getty Images

Tempo de leitura: 3 minutos

A Premiership inglesa fechará acordo milionário que promete mudar a cara do rugby de clubes do país.

O grupo de investimentos CVC Capital Partners ofereceu comprar 35% da Premiership Rugby (a liga que organiza a Gallagher Premiership e outros torneios profissionais ingleses, como a nova Premiership Cup e o Premiership Sevens) por 230 milhões de libras (cerca de 1,1 bilhão de reais), com cada um dos 13 clubes donos da Premiership (os 12 clubes que disputam hoje o campeonato e o London Irish, rebaixado na temporada passada, mas que segue como um dos shareholders da liga) ganhando 18 milhões de libras na assinatura do contrato, que deverá ocorrer nos próximos dias.

Entre 2005 e 2012, a CVC controlou a Formula 1 e vendeu sua parte sua parte no controle da competição em 2017 e buscava desde então um novo investimento esportivo.

- Continua depois da publicidade -

No último ano, os clubes da Premiership viveram crise financeira, com apenas Exeter Chiefs e Bristol Bears operando no azul. Todos os demais acumulam perdas e a entrada da CVC na liga reverteria o cenário.

 

Novos formatos?

A Premiership ainda vem sendo sacudida pelo debate sobre o sistema de rebaixamento. Hoje, 1 clube é todo ano rebaixado e a disputa contra o rebaixamento nunca esteve tão acirrada como em 2018-19, com apenas 4 pontos separando o 6º colocado do 12º (último) colocado da competição.

Com tamanha imprevisibilidade, donos de clubes já começaram a levantar a possibilidade de se expandir a liga para 13 ou 14 clubes, para evitar que haja rebaixamento ao final da atual temporada. A possibilidade de não haver rebaixamento na Premiership, tornando-a uma competição fechada, já foi afastada pela liga, mas a expansão voltou à mesa.

Nigel Melville, CEO da RFU (a federação inglesa), já deixou claro que não aprova mudanças no regulamento com a competição em andamento e deixou claro que a entidade não vê chances de mudança para a atual temporada.

 

O problema da segunda divisão

Diferentemente do que ocorre na França, onde a liga (LNR) organiza tanto a primeira divisão (Top 14) como a segunda divisão profissional (Pro D2), na Inglaterra a liga apenas cuida da primeira divisão. A segunda divisão, o Championship, é organizado pela RFU e vive no limite do profissionalismo, com a maior parte dos clubes não atendendo aos requisitos mínimos de promoção à Premiership. Trata-se de um abismo imenso, muito diferente do que ocorre na França, onde a segunda divisão tem um profissionalismo muito maior.

Nas últimas 15 temporadas, apenas 15 clubes diferentes estiveram na Premiership (sendo que 1 deles, o London Welsh, foi à falência e está no amadorismo e outro, o Leeds/Yorkshire Carnegie está hoje seriamente ameaçado de cair da 2ª para a 3ª divisão).  Na França, nas últimas 15 temporadas, 25 clubes diferentes frequentaram o Top 14.

Uma alternativa que vem sendo proposta para ajudar a elevar o nível de mais clubes ingleses é a criação de uma segunda divisão que mescle os melhores clubes do atual Championship com equipes B dos clubes da Premiership (que hoje disputam o Premiership Shield, torneio de times B considerado por muitos equivalente ou até melhor que o Championship).

Com isso, para um clube novo ser promovido, seria necessário ele superar times B dos clubes da Premiership, o que poderia forçar a evolução dos clubes, bem como trazer mais receitas para a competição.

Hoje, o Championship tem uma média de público de apenas de cerca de 1500 torcedores, com somente 3 clubes superando a média de 2 mil torcedores (London Irish, Bedford Blues e Coventry), enquanto a Pro D2 francesa supera a média de 5 mil torcedores por partida.

 

Premiership retorna ao Watch ESPN nesse fim de ano

A Gallagher Premiership retorna nesse fim de semana ao Watch ESPN e com direito a um grande clássico: Wasps e Bath. Jogo domingo, dia 23, às 12h55, ao vivo.

 

Tabela atual

 ClubeCidadeJogosPontos
exeterExeter ChiefsExeter2286
Saracens logoSaracensLondres2278
GloucesterGloucester2268
Northampton SaintsNorthampton SaintsNorthampton2256
Harlequins copy copyHarlequinsLondres2256
Bath rugby badge copyBathBath2256
Sale Sharks copySale SharksSalford (Manchester)2255
WaspsCoventry2251
Bristol BearsBristol2251
Worcester WarriorsWorcester WarriorsWorcester2246
Leicester Tigers copyLeicester TigersLeicester2241
Newcastle FalconsNewcastle2231
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;
- 1º a 4º lugares = classificação às Semifinais e à Champions Cup;
- 5º e 6º lugares = classificação à Champions Cup;
- 12º lugar = rebaixamento