fiji toquio 201

Tempo de leitura: 3 minutos

fiji toquio 201

O melhor do sevens mundial em pleno feriadão de Páscoa! Nesse fim de semana, a Série Mundial de Sevens afunila e chega à decisiva sétima etapa, a penúltima da temporada, em Tóquio, no Japão. O estádio Príncipe Chichibu, na capital da Terra do Sol Nascente, com capacidade para 27 mil torcedores, será o palco de um torneio que promete muito. África do Sul, Fiji e Nova Zelândia estão separados por somente 3 pontos na luta pelo título e cada torneio agora é fundamental. Enquanto isso, Austrália e Inglaterra jogam intensamente pela quarta colocação, que garante um lugar nos Rio 2016, sendo hoje separados por apenas 6 pontos.

Fiji e Nova Zelândia terão mais dificuldades na primeira fase. Fiji terá pela frente a desesperada, que precisa fazer bonito para seguir sonhando com os Jogos Olímpicos (no caso iinglês,  para classificar a Grã-Bretanha ao Rio 2016). Os fijianos chegam credenciados peloa ttítulos em Las Vegas e Hong Kong e são favoritos novamente, contando com a boa forma dos artilheiros Kolinisau, Kunatani e Rawaca. Gales, de campanha pífia e Hong Kong,  convidado da etapa, dificilmente atrapalharão.  Já os All Blacks farão um confronto de alto nível com a Austrália,  que busca se consolidar na quarta posição do circuito e ir ao Rio. Os aussies fazem temporada sólida e podem atrapalhar os kiwis. A Escócia,  de boa temporada, e Portugal,  que reencontra a Nova Zelândia após quase derrota-la na etapa passada. Com a exceção de Joe Webber, os neozelandeses não estão se destacando no circuito e a nova geração que chegou para esta temporada tem que se provar vencedora e não tão dependente da liderança de Mikkelson e DJ Forbes.

- Continua depois da publicidade -

A África do Sul, por sua vez, tem pela frente um grupo relativamente fácil, mas que conta com o perigoso time dos Estados Unidos, de Zach Test e Carlin Isles, que evoluiu demais nas últimas etapas. Os sul-africanos precisam reencontrar o caminho das vitórias pois, após acumularem vitórias seguidas no ano passado, não conquistaram nenhuma etapa em 2015 e estão vendo sua vantagem ser reduzida a cada torneio. Senatla, Branco Du Preez, Cecil Afrika, Kwagga Smith e companhia formam um dos times mais temível, mas que ficou devendo recentemente. Canadá, que campanha decepcionante, e Quênia, que conta com a volta do veterano Humphrey Kayange, completam o grupo.

Por fim, Samoa, Argentina e França disputam ponto a ponto a classificação, com vantagem para samoanos e argentinos pela forma recente. A Argentina faz uma temporada bem sólida e ocupa o sexto lugar geral, ao passo que Samoa começou mal, mas cresceu em Hong Kong e voltou a figurar na fase semifinal. O implacável Samoa Toloa já vem ganhando nome no circuito e pouco a pouco a equipe azul vem evoluindo. Já a França é uma roleta russa, que vem decepcionando, apesar das boas atuações de Bouhraoua e Vakatawa. A França parece carecer de espírito vencedor, mas o grupo poderá ajudar os Bleus a provarem o contrário. O Japão completa a chave e, apesar do apoio da torcida, é o pior time da chave. Para os nipônicos, praticamente rebaixados no circuito, o torneio de Tóquio é a chance de fazer uma figura boa diante de seu torcedor e alcançar seu melhor resultado.

O torneio terá transmissão do BandSports no domingo, em VT, a partir das 15h00, com a exibição das finas.

 

tokyo sevens logosevens world series copy

Hong Kong Sevens – 6ª etapa da Série Mundial de Sevens 2014-15 – em Hong Kong, China

Grupo A: Fiji, Inglaterra, País de Gales e Hong Kong

Grupo B: Nova Zelândia, Austrália, Escócia e Portugal

Grupo C:  África do Sul, Estados Unidos, Canada e Quênia

Grupo D:  Samoa, Argentina, França e Japão

 

Sexta-feira, dia 3 de abril / Sábado, dia 4 de abril

Das 22h00 às 08h30

Fiji x Gales

Inglaterra x Hong Kong

Nova Zelândia x Escócia

Austrália x Portugal

África do Sul x Canadá

Estados Unidos x Quênia

Samoa x França

Argentina x Japão

Fiji x Hong Kong

Inglaterra x Gales

Nova Zelândia x Portugal

Austrália x Escócia

África do Sul x Quênia

Estados Unidos x Canadá

Samoa x Japão

Argentina x França

Fiji x Inglaterra

Gales x Hong Kong

Nova Zelândia x Austrália

Escócia x Portugal

África do Sul x Estados Unidos

Canadá x Quênia

Samoa x Argentina

França x Japão

 

Sábado, dia 4 de abril / Domingo, dia 5 de abril

Das 21h52 às 06h30

Finais