Tempo de leitura: 11 minutos

munster cardiff 2013

Enquanto as seleções de Irlanda Gales, Escócia e Itália se focavam nos amistosos internacionais, o RaboDirect PRO12 voltou às disputas após duas semanas de interrupção. Mesmo com times desfalcados pelas seleções, a maior parte dos favoritos venceu na 8ª rodada, com o Munster seguindo firme na liderança da liga. Entre os ponteiros, apenas o Glasgow Warriors, pesadamente desfalcados pela seleção escocesa, foi derrotado, caindo em casa perante o Dragons.

 

- Continua depois da publicidade -

Munster e Ulster vencem com facilidade

Os gigantes irlandeses Munster e Ulster tiveram vida tranquila com boas vitórias sobre Cardiff Blues e Edinburgh, repespectivamente.

O Munster visitou o Cardiff Blues e venceu o irregular oponente por excelentes 31 x 10. Os irlandeses dominaram todo o primeiro tempo, abrindo incontornáveis 24 x 3 com direito a 3 tries, marcados por Felix Jones, aos 17′, Damien Varley, aos 24′, e James Cronin, aos 31′. O try do ponto-bônus saiu logo no começo da segunda etapa, com Andrew Conway, aos 43′, praticamente garantindo o triunfo. O Munster ainda deu uma chance do Cardiff esboçar uma reação, após Stander receber cartão amarelo. Com mais espaço, os Blues fizeram o try de honra logo na sequência, com Kristian Dacey, mas foi só. O Munster administrou a vitória e voltou para casa com 5 pontos na bagagem.

O Ulster foi ainda melhor, atropelando o Edinburgh por 41 x 17 em Belfast. Os escoceses começaram assustando com try de Cornell du Preez aos 15′. Mas, rapidamente os White Knights passaram a controlar as ações e os tries foram se somando. Gilroy, aos 28′, Marshall, aos 33′, Diack, aos 61′, Gilroy, outra vez, aos 64′, e McKinney, aos 66′ (os três últimos quando os esocceses tinham 14 homens em campo), garantiram a vitória.

 

Ospreys, Scarlets e Dragons trazem vitórias para o rugby galês

A despeito da derrota do Cardiff Blues, o final de semana foi excelente para os times de Gales, com Ospreys, Scarlets e Dragons obtendo suas vitórias.

Os Ospreys receberam o ascendente time italiano do Zebre que, apesar de ocupar a vice-lanterna da liga e estar cheio de desfalques, mostrou muita evolução e quase produziu uma surpresa em Swansea. Foi um jogo extremamente parelho, com os galeses abrindo o placar com 2 penais chutados por Matthew Morgan. Porém, aos 12′, Dries van Schalkwyk armou o contra-ataque e Filippo Cristiano anotou o primeiro try italiano do jogo. Morgan e Buso trocaram penais e os Ospreys foram para o intervalo com vantagem de 13 x 12. O alívio veio no começo da segunda etapa, com os tries de Tyler Ardron e Duncan Jones para os galeses, em apagão do time visitante. Mas, as zebras ainda reagiram, com Vunisa fazendo o segundo try aos 61′. Mas, o próprio Vunisa recebeu cartão amarelo pouco depois e Morgan deu números finais ao jogo: 30 x 20 para os Ospreys.

Os Scarlets, por sua vez, não sofreram menos. O time de Llanelli visitou o Connacht e quase saiu da Irlanda  com derrota. Vitória por 24 x 21, graças aos tries em sequência de Frazier Climo, aos 38′, Kirby Myhill, aos 47′, e Gareth Davies, aos 52′. Healy, aos 56′, e Harris-Wright, aos 67′, fizeram os tries da reação do Connacht que, no entanto, não somou os últimos 3 pontos do empate.

Por sua vez, os Dragons venceram fora de casa o Glasgow Warriors e seguem bem na briga por um lugar no mata-mata. Apesar das ausência, os Warriors pareciam levar vantagem quando, logo a 1′, Pat Leach recebeu amarelo por tackle perigoso e deixou os galeses com 14 homens, o que foi imediatamente aproveitado por Matawalu, que somou o primeiro try escocês aos 2′. Tovey, porém, colocou em vantagem os Dragons com 2 penais logo no sequência. 6 x 5. Aos 33′, Tovey, destaque do jogo, encontrou o espaço para fazer o primeiro try dos visitantes. Pyrgos reduziu com penal no seguno tempo, mas Harries, aos 57′, praticamente matou o jogo fazendo o terceiro try dos galeses. Mesmo com mais 2 cartões amarelos, os Dragons seguraram qualquer reação dos Warriors e fecharam o placar com drop goal de Tovey, aos 76′. 23 x 8, placar final.

 

Leinster vence jogo que ninguém viu

No domingo, lamentavelmente no mesmo horário de Irlanda x Nova Zelândia – depondo contra a organização do PRO12 – os irlandeses do Leinster enfrentaram na Itália o Benetton Treviso e arrancaram um dura vitória por 21 x 20. O jogo foi emocionante e definido favoravelmente aos irlandeses apenas no finzinho. O Leinster começou o jogo com tudo, fazendo 2 tries em sequência, com o veterano ponta australiano Lote Tuqiri, aos 13′, e com o centro Noel Reid, mas deixou o Treviso reagir. Aos 28′, Nitoglia fez o primeiro try alviverde e, no segundo tempo, veio a virada, com try de Esposito, aos 61′. Eram 20 x 18 para os italianos, mas a alegria teve prazo de validade. Aos 75′, Gopperth arrematou o penal da vitória para o Leinster. Em duelo de Leões, os de Dublin superaram os do Vêneto. Leinster em teceiro na classificação.

 

pro 12

RaboDirect Pro12 – Liga de Irlanda, País de Gales, Escócia e Itália

Ulster 41 x 17 Edinburgh, em Belfast

Glasgow Warriors 8 x 23 Dragons, em Glasgow

Ospreys 30 x 20 Zebre, em Swansea

Connacht 21 x 24 Scarlets, em Galway

Cardiff Blues 10 x 31 Munster, em Cardiff

Benetton Treviso 20 x 21 Leinster, em Treviso